sábado, 6 de junho de 2009

Objectos e peças encontrados


As autoridades brasileiras anunciaram este sábado a descoberta de corpos de ocupantes do Airbus da Air France que desapareceu na madrugada de segunda-feira. Segundo a Aeronáutica brasileira, foram ainda resgatados objectos e peças do avião da Air France.

Após cinco dias de buscas sem sucesso, o Comando da Aeronáutica informou os primeiros resultados concretos do Airbus A330, que caiu no oceano Atlântico na noite do último domingo. 'Às 8h14 deste sábado (12h14 hora de Lisboa), tivemos a confirmação do resgate de peças e corpos que pertenciam ao voo da Air France', afirmou o Coronel Jorge Amaral, vice-chefe do Centro de comunicação da Aeronáutica.

A visualização foi feita graças ao bom tempo a 69,5 km do ponto onde houve a última comunicação co o Airbus A330 (a cerca de 900km de Fernando de Noronha). 'Os avistamentos foram feitos durante a semana, mas não poderíamos falar antes da confirmação, o que aconteceu hoje ', afirmou o militar.

De acordo com o site da Globo foram encontrados dois corpos de homens, além de uma mala de couro com um bilhete da Air France e uma mochila com um computador portátil. Foi ainda encontrada um banco azul com número de série 237011038331-0, que a aeronáutica brasileira vai confirmar junto da Air France se corresponde à aeronave.

Entretanto, na base da aeronáutica de Fernando de Noronha já foi preparada uma estrutura para receber os corpos, sendo que a análise e os testes de compatibilidade com as amostras de ADN recolhidas hoje junto dos familiares das vítimas será feita no Instituto de Medicina Legal do Reciife.

AIRBUS EMITIU 24 SINAIS DE ANOMALIA

O Airbus A-330 emitiu 24 sinais de anomalia nos sistemas durante os quatro minutos, antes de sair da zona de localização do radar do Rio de Janeiro. Investigadores franceses revelam ainda que no dia do acidente as condições meteorológicas não eram “particularmente excepcionais” que levem a crer que essa terá sido essa a causa do incidente.

As autoridades brasileiras reconheceram entretanto que se perdeu a provável localização dos destroços do avião, depois de ontem ter sido revelado que afinal os objectos encontrados pelos navios da marinha mercante não eram do aparelho da Air France.


SENSORES DE VELOCIDADE TROCADOS

A Air France enviou ontem uma informação aos seus pilotos, dizendo que a companhia está a trocar os instrumentos que ajudam a medir a velocidade de voo em todos os aviões da Airbus.

Entretanto foi ontem confirmado pelas autoridades francesas que o avião seguia a uma velocidade incorrecta (menos velocidade que aquela que os velocímetros indicavam). Um dos alertas emitidos pelo aparelho indicava ainda que o piloto-automático não estava a funcionar.

in www.correiomanha.pt

Sem comentários: