sábado, 28 de fevereiro de 2009

Arquitectura - Projecto "Casa no Gerês" distinguido nos EUA e em Israel


O projecto "Casa no Gerês", da autoria dos arquitectos Graça Correia e Roberto Ragazzi, recebeu novas distinções nos EUA e em Israel, que sucedem a diversos outros prémios conquistados a nível internacional.

"Casa no Gerês" recebeu da parte do International Design Award (IDA), em Los Angeles, a distinção de melhor trabalho na área de categoria residencial, tendo sido também distinguido em Israel, com o prémio da publicação "Architecture of Israel Quarterly", na categoria de melhor projecto do ano.

Todos os projectos vencedores de prémios do IDA, nos EUA, serão incluídos no "2008 International Design Award Art Book", a ser distribuído pelas livrarias de museus de todo o país.

No que concerne ao prémio da publicação "Architecture of Israel Quarterly", "Casa no Gerês" integra a capa do número 76 da revista israelita responsável pela distinção à dupla de arquitectos.

Graça Correia afirmou a "enorme satisfação" por estas novas distinções a "Casa no Gerês", um projecto cujas maiores dificuldades passaram pelo "demorado licenciamento para a sua construção". "Um terço da casa não se encontra assente no solo devido à especificidade do local", sublinha.
A arquitecta destaca que as menções elogiosas referentes à "Casa no Gerês" são "um incentivo" para novos projectos.

"Trabalho não tem faltado - afirma - o que por vezes não se cumpre é a construção de alguns projectos", cenário visto como "muito negativo".
A arquitectura, remata, "não se pode ficar somente por projectos".

No passado, "Casa no Gerês" venceu o Prémio Enor Portugal de Arquitectura em 2007, bem como a Medalha de Ouro na categoria de habitação unifamiliar na Bienal de Miami Beach, EUA, em 2007 também, entre outras distinções.

in www.publico

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Pin Up


Uma pin-up é uma modelo cujas imagens sensuais produzidas em grande escala exercem um forte atrativo na cultura pop.
Destinadas à exibição informal, as pin-ups constituem-se num tipo leve de erotismo. As mulheres consideradas pin-ups são geralmente modelos e actrizes.

Histórico

Uma Pin-up também pode se referir a desenhos, pinturas e outras ilustrações feitas por imitação a estas fotos. O termo foi documentado pela primeira vez em inglês em 1941; contudo, o seu uso pode remontar pelo menos até a década de 1890. As imagens “pin up” podiam ser recortadas de revistas, jornais, cartões postais, cromo-litografias e assim por diante.
Tais fotos apareciam freqüentemente em calendários, os quais eram produzidos para serem pendurados (em inglês, pin up) de alguma forma. Posteriormente, posters de “pin-up girls” começaram a ser produzidos em massa.

Muitas “pin ups” eram fotografias de celebridades consideradas sex symbols.
Betty Grable foi uma das mais populares dentre as primeiras “pin-ups”.
Um dos seus posters tornou-se onipresente nos armários dos soldados norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial.
Outras pin-ups eram trabalhos artísticos, frequentemente representando versões idealizadas do que alguns imaginavam ser a representação de uma mulher particularmente atraente.
Um exemplo antigo do último tipo foi a Gibson girl (garota de Gibson), desenhada por Charles Dana Gibson.
O género também deu origem a vários artistas especializados, tais como Gil Elvgren, Alberto Vargas, George Petty e Art Frahm.

A expressão “cheesecake” é sinónimo de “foto pin-up”.
O mais antigo uso documentado neste sentido é de 1934, antecipando-se a “pin-up”, embora anedotas afirmem que a expressão estava em uso na gíria pelo menos 20 anos antes, originalmente na frase (dita sobre uma bela mulher) “better than cheesecake” (algo como um verdadeiro pitéu).

Hoje em dia, os homens também podem ser considerados “pin ups” e existem equivalentes masculinos de modelos e actores atraentes como Brad Pitt.
O termo equivalente, nesta acepção, é “beefcake”.

Actualmente, ilustradores (a saber, Rion Vernon), têm explorado pin-ups de modo mais radical.
Vernon, criador do termo "pinup toons", fundiu a clássica garota pin-up com os reinos da HQ e da caricatura.


Outros tipos de pin-ups
Em HQs, uma pin-up é simplesmente uma arte que ocupa uma página inteira, costumeiramente sem diálogo, que exibe um personagem ou grupo de personagens, ou um acontecimento significativo, publicado numa edição regular ou especial e que não foi pensada para tornar-se um poster.

Em publicações profissionais para fãs de filmes e séries de televisão, uma pin-up pode representar uma fotografia dos actores ou actrizes do filme, mas pode também exibir cenas específicas especialmente fotografadas para fins de divulgação (os chamados stills).


Pin-ups famosas

Anos 1910 e 1920
Theda Bara
Vilma Bánky
Belle Bennett
Clara Bow
Mary Brian
Louise Brooks
Camille Clifford
Betty Compson
Joan Crawford
Bebe Daniels
Marion Davies
Billie Dove
Ruth Etting
Greta Garbo
Barbara Kent
Bessie Love
Barbara La Marr
Colleen Moore
Mae Murray
Nita Naldi
Alla Nazimova
Pola Negri
Anita Page
Mary Pickford
Gloria Swanson
Lilyan Tashman
Olive Thomas
Alice White


Anos 1930
Annabella
Josephine Baker
Joan Blondell
Virginia Bruce
Marlene Dietrich
Dolores del Rio
Jean Harlow
Sonja Henie
Ruby Keeler
Gypsy Rose Lee
Carole Lombard
Myrna Loy
Sally Rand
Ginger Rogers
Barbara Stanwyck
Thelma Todd
Lupe Velez
Mae West
Toby Wing


Anos 1940

Lauren Bacall
Diana Barrymore
Ingrid Bergman
Vivian Blaine
Jeanne Crain
Linda Darnell
Yvonne De Carlo
Lisa Fonssagrives
Ava Gardner
Judy Garland
Betty Grable
Kathryn Grayson
Jane Greer
Anne Gwynne
Susan Hayward
Rita Hayworth
June Haver
Lena Horne
Candy Jones
Olga San Juan
Veronica Lake
Carole Landis
Hedy Lamarr
Dorothy Lamour
Joan Leslie
Viveca Lindfors
Marilyn Maxwell
Marie McDonald
Ann Miller
Carmen Miranda
Maria Montez
Frances Rafferty
Ella Raines
Donna Reed
Jane Russell
Ann Sheridan
Alexis Smith
Gene Tierney
Lana Turner
Esther Williams
Shelley Winters



Anos 1950

Pier Angeli
Carroll Baker
Brigitte Bardot
Eartha Kitt
Candy Barr
Cyd Charisse
Mara Corday
Hazel Court
Dagmar
Dorothy Dandridge
Sandra Dee
Faith Domergue
Diana Dors
Anita Ekberg
Gloria Grahame
Allison Hayes
Joi Lansing
Gina Lollobrigida
Sophia Loren
Jayne Mansfield
Irish McCalla
Marilyn Monroe
Cleo Moore
Kim Novak
Maila Nurmi
Bettie Page
Suzy Parker
Barbara Payton
Barbara Rush
Lili St. Cyr
Gia Scala
Tempest Storm
Märta Torén
Mamie Van Doren
June Wilkinson


Anos 1970

Julie Newmar
Catherine Bach
Adrienne Barbeau
Barbi Benton
Jacqueline Bissett
Lynda Carter
Susan Dey
Farrah Fawcett
Goldie Hawn
Marilu Henner
Lauren Hutton
Kate Jackson
Cheryl Ladd
Peggy Lipton
Olivia Newton-John
Jaclyn Smith
Bernadette Stanis
Suzanne Somers
Cheryl Tiegs


Anos 1980
Christina Applegate
Justine Bateman
Bobbie Brown
Christie Brinkley
Phoebe Cates
Belinda Carlisle
Barbara Crampton
Sheena Easton
Samantha Fox
Diane Franklin
Monique Gabrielle
Linda Hamilton
Daryl Hannah
Susanna Hoffs
Joan Jett
Tawny Kitaen
Heather Locklear
Monique Evans
Jamie Lee Curtis
Kelly LeBrock
Madonna
Brooke Shields
Heather Thomas
Lea Thompson
Jeana Tomasino
Linnea Quigley
Molly Ringwald
Elisabeth Shue


Anos 2000
Christina Aguilera
Bernie Dexter
Carmen Electra
Rihanna Fenty
Beyoncé Knowles
Eva Longoria
Katy Perry
Pitty
Nicole Scherzinger
Dita Von Teese

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Direcção Nacional pede ao Ministério Público para ignorar auto


A direcção nacional da PSP comunicou ontem que serão devolvidos os livros apreendidos na segunda-feira em Braga, na Feira do Livro em Saldo, por a capa reproduzir uma fotografia do quadro ‘A Origem da Vida’, do pintor francês Gustave Courbet, que mostra o sexo de uma mulher.

"Tendo-se verificado que o livro reproduz uma obra de arte e não havendo fundamento para a respectiva apreensão, foi determinado o envio de uma comunicação ao Ministério Público, para considerar sem efeito o respectivo auto", explica a direcção nacional da PSP.

Na sequência de queixas que denunciavam a existência de uma obra pornográfica à venda na Feira do Livro em Saldo, agentes da PSP de Braga procederam à apreensão cautelar de vários exemplares. O
auto da ocorrência foi remetido ao Ministério Público.

O subintendente Henriques Almeida, da PSP de Braga, disse ontem que a apreensão se deu "não por censura, mas para evitar desacatos", pois os livros estavam a atrair a curiosidade de crianças presentes, o que incomodou os pais.

Antes da comunicação da direcção nacional da PSP, o livreiro António Lopes garantiu que iria recorrer aos tribunais e enviar exposições ao Presidente da República e aos grupos parlamentares.

Lusa

in www.correiomanha.pt

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Bubbly - Colbie Caillat


I've been awake for a while now
you've got me feelin like a child now
cause every time i see your bubbly face
i get the tinglies in a silly place

It starts in my toes
makes me crinkle my nose
where ever it goes i always know
that you make me smile
please stay for a while now
just take your time
where ever you go

The rain is fallin on my window pane
but we are hidin in a safer place
under the covers stayin safe and warm
you give me feelins that i adore

It starts in my toes
makes me crinkle my nose
where ever it goes
i always know
that you make me smile
please stay for a while now
just take your time
where ever you go

What am i gonna say
when you make me feel this way
I just........mmmmmmmmmmm

It starts in my toes
makes me crinkle my nose
where ever it goes
i always know
that you make me smile
please stay for a while now
just take your time
where ever you go

I've been asleep for a while now
You tucked me in just like a child now
Cause every time you hold me in your arms
Im comfortable enough to feel your warmth

It starts in my soul
And I lose all control
When you kiss my nose
The feelin shows
Cause you make me smile
Baby just take your time
Holdin me tight

Where ever, where ever, where ever you go
Where ever, where ever, where ever you go.....

Colbie Caillat - Bubbly

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Colbie Caillat


Colbie Caillat
Informação geral:

Nome completo - Colbie Marie Caillat
Data de nascimento - 28 de Maio de 1985 (23 anos)
Origem - Newbury Park, Califórnia
País - Estados Unidos
Gêneros - Pop, Folk-pop, Acústica, Surf pop
Período em actividade - 2007 — presente
Editora - Universal music
Sítio oficial - http://www.colbiecaillat.com/

Colbie Caillat (Newbury Park, Califórnia, em 28 de Maio de 1985), é uma jovem cantora californiana de 23 anos de idade, filha do produtor musical Ken Caillat, que canta e compõe canções desde a adolescência.
O álbum Coco que marca a estréia da cantora e compositora traz um pop que ora lembra artistas como Dido e Norah Jones e ora o estilo acústico popularizado por Jack Johnson.
Colbie traz canções com tonalidade pop, suaves, calmas e quase acústicas. Colbie não esperou um convite para entrar nos tops musicais dos Estados Unidos.

Sem contrato com grandes editoras, a cantora californiana começou a fazer sucesso com a cara, a coragem e a força do MySpace.

Colbie colocou algumas músicas no site, entre elas "Bubbly", que se tornou uma das mais ouvidas.
É esse single encabeça o álbum "Coco" e chegou à quinta posição do ranking da revista "Billboard".
Antes de se tornar um grande hit, música esteve disponível temporariamente de forma gratuita no iTunes.
A música Midnight Bottle está presente na banda sonora da novela das sete, Três Irmãs, como tema da personagem de Cláudia Abreu, a Dora.
Assim, a música já começou a tocar nas rádios brasileiras.
A música Midnight Bottle também está presente na novela portuguesa Flor do Mar, como tema das personagens Pedro (Pedro Teixeira) e Maria Inês (Sara Barradas)

A artista começou a cantar profissionalmente aos 11 anos.
Ela declara-se fã de Lauryn Hill e Fleetwood Mac.
Colbie disse numa entrevista com a Revista Capricho, que quando o seu empresário lhe perguntou onde ela queria tocar na tourné internacional, o primeiro lugar que ela falou foi o Brasil.
O seu primeiro espectáculo aconteceu em São Paulo, dia 15 de Outubro de 2008 às 21h30no Credicard Hall.


Álbuns
(2007) Coco
Certificado (RIAA) Data
1x Ouro 1/10/07 link
1x Platina 12/11/07 link

Singles
Ano Título EUA RU CAN ALE NZ SUI SUE AUS HOL BRA UWC Álbum
2007 "Feelings Show" (single Promocional) 107 – – 51 – – – – – – Coco
"Bubbly" 5 72 2 10 6 11 6 1 5 1 3
"Mistletoe" (single natalino) 75 – 56 – – – – – – – Single digital
2008 "Realize" 20 – 37 – – – – – – – – Coco
"The Little Things" 107 – – – 51 – – – 23 –
"Midnight Bottle" – – – – – – – – 22 13 –
"Battle" [1] – – – – – – – – – – –

Participações2008 - "Três Irmãs(globo)"
2008 - "Dreams Collide"
2008 - "Kiss the Girl"
2008 - "Out Of My Mind" [WalMart Soundcheck (Live)]
2008 - "Lucky" (com Jason Mraz)
2008 - "You" (com Schiller)
2008 - "Breathe" (com Taylor Swift)
2008 - "Hoy me Voy"(com Juanes)

in www.wikipedia.pt

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Esquerda critica inacção dos anteriores Governos -


Foi uma oposição dividida que debateu hoje o projecto de lei do PS sobre o regime de aplicação da educação sexual das escolas. Os partidos mais à esquerda criticaram a inacção dos anteriores Governos para fazer chegar este conteúdo a todos os alunos, à direita questionou-se mais a oportunidade política do agendamento.

O projecto de lei do PS foi aprovado (com votos a favor do PSD e três abstenções) e será discutido na especialidade em conjunto com um projecto do PCP sobre o mesmo assunto, que foi viabilizado pelos socialistas.

Na bancada do PS, que chumbou uma iniciativa semelhante do Bloco de Esquerda, a deputada independente Matilde Sousa Franco tinha anunciado o seu voto contra o projecto socialista, mas uma queda no Parlamento impediu-a de estar presente na sala na altura das votações.

O PSD começou por questionar a oportunidade política de agendar o projecto de lei sobre educação sexual nas escolas, tendo em conta que a iniciativa plasma as conclusões de um grupo de trabalho liderado por Daniel Sampaio, entregues há 17 meses.
O deputado Pedro Duarte considerou ainda “pouco razoável” uma carga horária de 12 horas igual para todos os ciclos.

Miguel Tiago, do PCP, criticou a aparente contradição dos socialistas que defendem a educação sexual como prioridade e a política de saúde do Governo.
“É uma postura de duas caras: uma cara de frontal apoio à Educação Sexual nas escolas e a outra de incumprimento ou até de boicote à lei [em vigor]”, afirmou. Na mesma linha, a deputada de Os Verdes Heloísa Apolónia sustentou que a actual lei é suficiente e desafiou o PS a comprometer-se verdadeiramente com a educação sexual.

As dúvidas também surgiram da bancada do BE.
“Caminhamos para mais uma legislação com boas intenções ou faz-se mais uma alteração para que tudo fique na mesma?”, questionou Ana Drago.

Apesar de manifestar vontade em participar no debate na especialidade, o CDS assumiu que preferia ver o Parlamento debater outros temas no universo da educação, criticando o PS por usar a figura do agendamento potestativo [que fixa um tema em exclusivo para a sessão do dia] para discutir a educação sexual nas escolas.
O líder parlamentar, Diogo Feio, salientou que o CDS irá defender o papel das famílias e que combaterá qualquer tentativa de “orientar” o conteúdo transmitido aos alunos.

Em resposta, o deputado do PS Pedro Nuno Santos, primeiro subscritor do projecto de lei, criticou o CDS por “nunca querer falar” de educação sexual nas escolas e os anteriores governos de “direita” por terem destruído o que tinha sido feito nesta matéria. E quis dissipar dúvidas: “Há trabalho no terreno, a educação sexual deve chegar a todas as escolas e alunos. Este é o compromisso do PS”.

in www.publico.pt

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Opiário - Fernando Pessoa (Álvaro de Campos )



É antes do ópio que a minh'alma é doente.
Sentir a vida convalesce e estiola
E eu vou buscar ao ópio que consola
Um Oriente ao oriente do Oriente.

Esta vida de bordo há-de matar-me.
São dias só de febre na cabeça
E, por mais que procure até que adoeça,
já não encontro a mola pra adaptar-me.

Em paradoxo e incompetência astral
Eu vivo a vincos de ouro a minha vida,
Onda onde o pundonor é uma descida
E os próprios gozos gânglios do meu mal.

É por um mecanismo de desastres,
Uma engrenagem com volantes falsos
Que passo entre visões de cadafalsos
Num jardim onde há flores no ar, sem hastes.

Vou cambaleando através do lavor
Duma vida-interior de renda e laca.
Tenho a impressão de ter em casa a faca
Com que foi degolado o Precursor.

Ando expiando um crime numa mala,
Que um avô meu cometeu por requinte.
Tenho os nervos na forca, vinte a vinte,
E caí no ópio como numa vala.

Ao toque adormecido da morfina
Perco-me em transparências latejantes
E numa noite cheia de brilhantes,
Ergue-se a lua como a minha Sina.

Eu, que fui sempre um mau estudante, agora
Não faço mais que ver o navio ir
Pelo canal de Suez a conduzir
A minha vida, cânfora na aurora.

Perdi os dias que já aproveitara.
Trabalhei para ter só o cansaço
Que é hoje em mim uma espécie de braço
Que ao meu pescoço me sufoca e ampara.

E fui criança como toda a gente.
Nasci numa província portuguesa
E tenho conhecido gente inglesa
Que diz que eu sei inglês perfeitamente.

Gostava de ter poemas e novelas
Publicados por Plon e no Mercure,
Mas é impossível que esta vida dure.
Se nesta viagem nem houve procelas!

A vida a bordo é uma coisa triste,
Embora a gente se divirta às vezes.
Falo com alemães, suecos e ingleses
E a minha mágoa de viver persiste.

Eu acho que não vale a pena ter
Ido ao Oriente e visto a índia e a China.
A terra é semelhante e pequenina.
E há só uma maneira de viver.

Por isso eu tomo ópio. É um remédio
Sou um convalescente do Momento.
Moro no rés-do-chão do pensamento
E ver passar a Vida faz-me tédio.

Fumo. Canso. Ah uma terra aonde, enfim,
Muito a leste não fosse o oeste já!
Pra que fui visitar a Índia que há
Se não há Índia senão a alma em mim?

Sou desgraçado por meu morgadio.
Os ciganos roubaram minha Sorte.
Talvez nem mesmo encontre ao pé da morte
Um lugar que me abrigue do meu frio.

Eu fingi que estudei engenharia.
Vivi na Escócia. Visitei a Irlanda.
Meu coração é uma avòzinha que anda
Pedindo esmola às portas da Alegria.

Não chegues a Port-Said, navio de ferro!
Volta à direita, nem eu sei para onde.
Passo os dias no smokink-room com o conde -
Um escroc francês, conde de fim de enterro.

Volto à Europa descontente, e em sortes
De vir a ser um poeta sonambólico.
Eu sou monárquico mas não católico
E gostava de ser as coisas fortes.

Gostava de ter crenças e dinheiro,
Ser vária gente insípida que vi.
Hoje, afinal, não sou senão, aqui,
Num navio qualquer um passageiro.

Não tenho personalidade alguma.
É mais notado que eu esse criado
De bordo que tem um belo modo alçado
De laird escocês há dias em jejum.

Não posso estar em parte alguma.
A minha Pátria é onde não estou.
Sou doente e fraco.
O comissário de bordo é velhaco.
Viu-me co'a sueca... e o resto ele adivinha.

Um dia faço escândalo cá a bordo,
Só para dar que falar de mim aos mais.
Não posso com a vida, e acho fatais
As iras com que às vezes me debordo.

Levo o dia a fumar, a beber coisas,
Drogas americanas que entontecem,
E eu já tão bêbado sem nada! Dessem
Melhor cérebro aos meus nervos como rosas.

Escrevo estas linhas. Parece impossível
Que mesmo ao ter talento eu mal o sinta!
O facto é que esta vida é uma quinta
Onde se aborrece uma alma sensível.

Os ingleses são feitos pra existir.
Não há gente como esta pra estar feita
Com a Tranqüilidade. A gente deita
Um vintém e sai um deles a sorrir.

Pertenço a um gênero de portugueses
Que depois de estar a Índia descoberta
Ficaram sem trabalho. A morte é certa.
Tenho pensado nisto muitas vezes.

Leve o diabo a vida e a gente tê-la!
Nem leio o livro à minha cabeceira.
Enoja-me o Oriente. É uma esteira
Que a gente enrola e deixa de ser bela.

Caio no ópio por força. Lá querer
Que eu leve a limpo uma vida destas
Não se pode exigir. Almas honestas
Com horas pra dormir e pra comer,

Que um raio as parta! E isto afinal é inveja.
Porque estes nervos são a minha morte.
Não haver um navio que me transporte
Para onde nada queira que o não veja!

Ora! Eu cansava-me o mesmo modo.
Qu'ria outro ópio mais forte pra ir de ali
Para sonhos que dessem cabo de mim
E pregassem comigo nalgum lodo.

Febre! Se isto que tenho não é febre,
Não sei como é que se tem febre e sente.
O fato essencial é que estou doente.
Está corrida, amigos, esta lebre.

Veio a noite. Tocou já a primeira
Corneta, pra vestir para o jantar.
Vida social por cima! Isso! E marchar
Até que a gente saia pla coleira!

Porque isto acaba mal e há-de haver
(Olá!) sangue e um revólver lá pró fim
Deste desassossego que há em mim
E não há forma de se resolver.

E quem me olhar, há-de-me achar banal,
A mim e à minha vida... Ora! um rapaz...
O meu próprio monóculo me faz
Pertencer a um tipo universal.

Ah quanta alma viverá, que ande metida
Assim como eu na Linha, e como eu mística!
Quantos sob a casaca característica
Não terão como eu o horror à vida?

Se ao menos eu por fora fosse tão
Interessante como sou por dentro!
Vou no Maelstrom, cada vez mais pró centro.
Não fazer nada é a minha perdição.

Um inútil. Mas é tão justo sê-lo!
Pudesse a gente desprezar os outros
E, ainda que co'os cotovelos rotos,
Ser herói, doido, amaldiçoado ou belo!

Tenho vontade de levar as mãos
À boca e morder nelas fundo e a mal.
Era uma ocupação original
E distraía os outros, os tais sãos.

O absurdo, como uma flor da tal Índia
Que não vim encontrar na Índia, nasce
No meu cérebro farto de cansar-se.
A minha vida mude-a Deus ou finde-a ...

Deixe-me estar aqui, nesta cadeira,
Até virem meter-me no caixão.
Nasci pra mandarim de condição,
Mas falta-me o sossego, o chá e a esteira.

Ah que bom que era ir daqui de caída
Pra cova por um alçapão de estouro!
A vida sabe-me a tabaco louro.
Nunca fiz mais do que fumar a vida.

E afinal o que quero é fé, é calma,
E não ter estas sensações confusas.
Deus que acabe com isto! Abra as eclusas —
E basta de comédias na minh'alma!

(No Canal de Suez, a bordo)

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Rosa Branca- Mariza


Composição: José de Jesus Guimarães / Resende Dias

De Rosa ao peito na roda
Eu bailei com quem calhou
Tantas voltas dei bailando
Que a rosa se desfolhou

Quem tem, quem tem
Amor a seu jeito
Colha a rosa branca
Ponha a rosa ao peito

Ó roseira, roseirinha
Roseira do meu jardim
Se de rosas gostas tanto
Porque não gostas de mim?

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Love Actually


Love Actually (versão portuguesa Simplesmente Amor (Brasil) ou O Amor Acontece (Portugal)) é um filme de Inglaterra e dos Estados Unidos.


Resumo
O novo Primeiro-Ministro da Inglaterra (Hugh Grant) recentemente eleito, apaixona-se por uma funcionária do seu gabinete, Natalie (Martine McCutcheon).

Numa tentativa de sarar o mal de amor do o seu coração, um escritor (Colin Firth) parte em viagem para o sul da França para acabar de escrever o seu livro e acaba por se apaixonar por Aurélia (Lúcia Moniz).

Karen (Emma Thompson) desconfia que Harry (Alan Rickman), o seu marido, está traindo-a com uma colega de trabalho.

Juliet (Keira Knightley), que se casou recentemente, desconfia dos olhares e intenções de Mark (Andrew Lincoln), o melhor amigo do seu marido, que dificilmente a esquece.

Sam (Thomas Sangster) um jovem tímido tem por objetivo chamar à atenção da menina mais popular e bonita da escola.

Sarah (Laura Linney) finalmente tem a chance de sair com Karl (Rodrigo Santoro), por quem mantém uma paixão silenciosa, com medo de não ser correspondida.

Billy Mack (Bill Nighy) procura retomar a sua carreira como estrela de rock, lançando um sucesso na época de Natal.


Elenco
Hugh Grant (Primeiro-Ministro)
Colin Firth (Jamie Bennett)
Lúcia Moniz (Aurélia)
Laura Linney (Sarah)
Emma Thompson (Karen)
Liam Neeson (Daniel)
Alan Rickman (Harry)
Keira Knightley (Juliet)
Rodrigo Santoro (Karl)
Claudia Schiffer (Carol)
Rowan Atkinson (Rufus)
Bill Nighy (Billy Mack)
Kris Marshall (Colin Frissell)
Andrew Lincoln (Mark)
Thomas Sangster (Sam)
Heike Makatsch (Mia)
Martin Freeman (John)
Denise Richards (Carla)
Elisha Cuthbert (Rapariga)
Joanna Page (Just Judy)
Chiwetel Ejiofor (Peter)
Nina Sosanya (Annie)
Martine McCutcheon (Natalie)
Lulu Popplewell (Daisy)
Sienna Guillory (Namorada de Jamie)
Gregor Fisher (Joe)
Rory MacGregor (Engenheiro)
Carla Vasconcelos (Sophia Barros)
Shannon Elizabeth (Harriet)

Ficha Técnica
Título Original: Love Actually

Tempo de Duração: 134 minutos
Classificação etária: Não recomendada para menores de 16 anos
Ano de Lançamento (Inglaterra): 2003
Site Oficial: http://www.loveactually.com/
Estúdio: Universal Pictures / Working Title Films / DNA Films
Distribuição: Universal Pictures / UIP
Direcção: Richard Curtis
Argumento: Richard Curtis
Produção: Tim Bevan, Eric Fellner e Duncan Kenworthy
Música: Craig Armstrong
Fotografia: Michael Coulter
Desenho de Produção: Jim Clay
Direcção de Arte: Rod McLean e Justin Warburton-Brown
Guarda-Roupa: Joanna Johnston
Edição: Nick Moore

in www.wikipedia.pt

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Novo livro de Pestana Ramos - Brasil: historiador nega existência da Escola de Sagres


A escola de navegação de Sagres jamais existiu, sendo apenas um mito construído pelo fervor nacionalista da historiografia portuguesa do período romântico do século XIX. A tese é do historiador brasileiro Fábio Pestana Ramos, no seu mais recente livro "Por Mares Nunca Dante Navegados", resultado de dois anos de investigação em diversas bibliotecas de Portugal e do Brasil.

"Não há prova factual, como vestígios arqueológicos ou documentos originais, que possam comprovar a existência de uma escola em Sagres", afirmou à agência Lusa o historiador, neto de portugueses da Ilha da Madeira.

Pestana Ramos salientou que as citações sobre a escola de Sagres, supostamente criada pelo Infante D. Henrique para desenvolver tecnologias náuticas, são baseadas apenas numa fonte inglesa.
"Na verdade, as citações são baseadas num único mapa de um pirata inglês que registou algumas construções em Sagres na época, nada referente à existência de uma escola de navegação", disse.

No século XIX, o historiador português Oliveira Martins teria utilizado a existência de Sagres "na construção romântica de uma identidade portuguesa que incluía o amplo domínio de tecnologias náuticas".
"De facto, existiu apenas a introdução de algumas disciplinas náuticas na Universidade de Lisboa pelo Infante D. Henrique", afirmou o historiador.

Tese já defendida
A tese da inexistência de Sagres já foi defendida também pelo historiador brasileiro Thomaz Marcondes de Souza, em 1953, e pelo português Luís de Albuquerque, em 1990.

O livro do historiador brasileiro, ainda sem previsão de lançamento em Portugal, aborda a aventura das navegações, a motivação dos portugueses ao embarcar, a difícil vida nas travessias e a chegada em África, Índia e no Brasil.

Tempestades, calmarias e naufrágios criavam um inferno a bordo, com uma luta desesperada pela sobrevivência, enquanto o desembarque em terras desconhecidas também representava grande perigo.

O historiador salientou que era comum a utilização de crianças nos navios, dada a falta de mão-de-obra adulta, inclusive para os trabalhos mais pesados.

Como eram sinal de mau agouro, as mulheres viajavam disfarçadas de homens, o que não evitava a ocorrência de violações, muitas vezes colectivas.
"Uma mulher a bordo era sempre um foco de tensão, motivo de grande transtorno, no meio de uma tripulação maioritariamente masculina, talvez por isso era considerada símbolo de azar", afirmou.

As mulheres violadas colectivamente por um grupo de marujos eram consideradas culpadas pelo crime de incitação e encarceradas em prostíbulos, logo após o desembarque no Brasil.
"Por essa razão, muitas mulheres violadas colectivamente preferiam não denunciar o facto para não correr o risco de passar o resto da vida trancada num prostíbulo", afirmou.

A maioria dos embarcados satisfazia os seus desejos sexuais com outros homens, em relações consumadas pela força ou pela hierarquia, que obrigava os mais humildes a satisfazer as vontades dos superiores.

Brasil longe da imagem de paraíso

O historiador sustenta a tese de que, ao contrário da historiografia tradicional, o Brasil não era visto como o "paraíso, terra de oportunidades" pelos portugueses. "O Brasil era considerado um inferno, um purgatório, para onde eram enviados os excluídos da sociedade portuguesa, como prostitutas, ciganos e servos que fugiam da vida servil", afirma.

A visão de um Brasil paradisíaco também faz parte da construção histórica de uma identidade brasileira, num processo semelhante ao que representou o mito da Escola de Sagres para Portugal.

Por ser considerado um verdadeiro purgatório, os portugueses nascidos no Brasil sofriam grande preconceito ao regressar a Portugal, principalmente nos séculos XVI e XVII.
"Eram chamados de 'reinol', uma espécie de cidadão de segunda linha, coisa que não acontecia com os portugueses que nasciam em África, por exemplo", comparou.

Muitos marinheiros conseguiam sobreviver aos naufrágios e passavam a viver entre os nativos, no início da colonização brasileira, apesar das doenças tropicais ou do bicho-de-pé, um das maiores preocupações dos portugueses.

Descoberta de Pedro Álvares Cabral contestada

O historiador também contesta a tese de que o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral, em 1500, a partir de análise de documentos da época. "Na minha opinião existe uma grande possibilidade de o Brasil ter sido descoberto por Bartolomeu Dias ou por outro navegador português, entre 1488 a 1497", afirmou.

"Esse foi um período de intenso descortinar de novas rotas marítimas, que não podiam ser reveladas para não cair nas mãos dos ingleses ou dos espanhóis", concluiu.

in www.publico.pt

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Sexta Feira 13


Uma Sexta Feira 13 ou seja, uma Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar.

O número 13 é considerado de má sorte.
Na numerologia o número 12 é considerado um número de coisas completas como 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou os 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular.
A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerada um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) temos o mais azarado dos dias.

Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no facto de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.

Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas provavelmente por suicídio.

Antes disso, porém, existem versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses.
Daí veio a superstição de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira).
Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa.
Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demónio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

Eventos históricos
Alguns incidentes ocorridos nessa data:

13 de Dezembro de 1968: O governo militar do Brasil decreta o AI-5, que, entre outras coisas, suspendeu direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no Brasil e dava poderes aos militares de fechar o Congresso.

Curiosidades
Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de Paraskavedekatriaphobia ou parascavedecatriafobia, ou ainda frigatriscaidecafobia.
O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu numa sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilómetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.
A queda do avião que levava a equipa uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao filme Alive de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).
Entre as pessoas que morreram nesta data estão o rapper Tupac Shakur, o "Rei do Swing" Benny Goodman e o piloto da Nascar Tony Roper, que havia batido o seu camião no dia anterior .
Já entre os nascidos neste dia estão o actor Steve Buscemi, o ex-ditador Fidel Castro, o diretor de Quarteto Fantástico Tim Story e as gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Sexta_Feira_13"

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Rapariga tinha 16 anos e diagnóstico foi feito aos 14 -Morreu segunda vítima de doença das “vacas loucas” em Portugal



Uma rapariga com 16 anos infectada com Encefalopatia Espongiforme Bovina (BSE) morreu hoje em Portugal, informou a Direcção-Geral da Saúde, em comunicado.
Esta é a segunda vítima no país da “doença das vacas loucas” mas, segundo a DGS, não há registo de mais infectados.

A vítima tinha 14 anos quando lhe foi diagnosticada, em Fevereiro de 2007, uma possível variante de Creutzfeldt-Jakob.
Durante estes dois anos a rapariga foi acompanhada por médicos e enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde e por técnicos da Segurança Social.
A primeira vítima foi um adolescente do sexo masculino.
O rapaz de 14 anos morreu em Julho de 2007 em Famalicão e a doença foi confirmada na autópsia.

No comunicado, assinado pelo director-geral Francisco George, a DGS diz também que “relativamente a este caso estão a ser observadas todas as normas nacionais e europeias previstas para estas situações” mas a identidade da vítima não será revelada nem serão dados mais pormenores “de forma a proteger a família enlutada”.

A variante clássica da doença de Creutzfeldt-Jakob - não relacionada com a BSE e com o consumo de carne bovina - afecta, em média, 10 a 15 portugueses por ano, mas o primeiro caso de contágio da variante mais agressiva da doença foi registado há cerca de quatro anos.
Segundo dados da Direcção-Geral de Saúde, entre 2000 e 2006 foram notificados cerca de 50 casos da variante clássica da doença de Creutzfeldt-Jakob em Portugal, entre os 14 e os 75 anos.

A BSE é uma doença neurodegenerativa que afecta o gado.
Descoberta nos anos 80, pensa-se que tem como agente patogénico uma proteína especial, chamada prião, e que é transmissível ao homem, contagiando-o com uma doença semelhante, uma variante da doença de Creutzfeldt-Jakob.
Este tipo de encefalopatia espongiforme caracteriza-se pela degeneração esponjosa do cérebro.
O diagnóstico só pode ser confirmado cientificamente após a morte do paciente, com recurso a uma autópsia e a exames ao tecido cerebral.

in www.publico.pt

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

PSP vai comunicar agressão ao Ministério Público -Professor agredido por tio de aluno



Um professor de inglês da Escola Básica 2,3 Dr. Francisco Sanches, em Braga, foi agredido por um tio de um aluno, tendo sofrido vários ferimentos e recebido assistência médica.
A agressão vai ser comunicada pela PSP ao Ministério Público.


Segundo fonte da PSP, Luís Pires foi insultado e esmurrado pelo tio de um aluno do 5ºano, tendo sofrido diversas feridas contusas e sangrado abundantemente.
O professor teve de ser transportado à urgência do Hospital de S. Marcos, onde os médicos verificaram que o argredido não tinha nenhum osso partido e lhe deram alta por volta das 21h00 do mesmo dia.

Fonte do estabelecimento de ensino revelou que a criança vai ser alvo de um processo disciplinar. O caso deve também ser analisado pela Direcção Regional de Educação do Norte (DREN).

Na origem da agressão terá estado o recado escrito pelo professor na caderneta escolar do aluno, de que este estava a fazer barulho com os pés durante um teste, incomodando os colegas, não tendo parado mesmo depois de repreendido.

in www.publico.pt

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Óbito foi às 19h10, anunciou ministro - Morreu Eluana Englaro


Eluana Englaro, a mulher italiana de 38 anos há dois anos em estado vegetativo persistente, morreu segunda-feira, às 19h10 (hora de Lisboa), anunciou o ministro da Saúde Maurizio Sacconi aos senadores italianos.
Não era alimentada há quatro dias, seguindo a ordem judicial para desligar os meios que a mantinham presa à vida.

Os pais de Eluana não estavam presentes na clínica.
O pai Reppino Englano, que foi imediatamente avisado por telefone pelos médicos da clínica, encontrava-se noutra cidade, para amanhã participar num protesto.
“ Sim, deixou-nos. Mas não quero dizer nada, quero estar só”, disse o pai de Eluana ao ser contactado pelos jornalistas. Segundo a edição on-line jornal "La Repubblica", estava muito emocionado.
A confirmação da morte de Eluana foi anunciada às 20h27 pela presidente da clínica, Inês Domenicali.

“Que o Senhor perdoe a quem a fez chegar a este ponto”, comentou o ministro da Saúde do Vaticano, o cardeal Javier Lozano Barragan.

Centenas de pessoas vão reunir-se esta noite frente da Clínica onde, há vários dias, se encontravam cerca de 200 militantes do movimento “Pela vida”, numa vigília de oração.

A notícia da morte de Eluana suscitou reacções imediatas dos políticos italianos. O primeiro-ministro Sílvio Berlusconi exprimiu “a sua dor profunda” e um “grande arrependimento”, por não ter sido possível salvar a vida de Eluana.

“Este é um caso de eutanásia que não está previsto na lei. É visto como um sucesso na clínica La Quiete mas deveria chamar-se morte”, disse o presidente do senado Maurizio Gasparri.

A polémica começou em Novembro, quando, depois de um processo que se arrastava há dezanos, o tribunal decidiu autorizar a suspensão de alimentação da doente, para que pudesse morrer.
Ao tomar conhecimento da decisão judicial, Sílvio Berlusconi apressou a aprovação de um decreto de lei, na sexta-feira passada, que proibisse a suspensão da alimentação de pessoas em coma.

A aprovação do decreto chegou três dias depois de, em respeito pela decisão judicial favorável à morte por eutanásia, ter sido suspensa a alimentação de Eluana Englaro.

Embora a lei tenha sido alterada, a morte de Eluana Englaro deu-se em conformidade com os prazos da decisão judicial.


in www.publico.pt

domingo, 8 de fevereiro de 2009

UM DUQUE VITORIANO NA NOVA-IORQUE CONTEMPORÂNEA - Kate and Leopold


Ele, Leopold, é o 3º Duque de Albany, celibatário famoso e objecto de desejo do mulherio de uma muito aristocrática Nova Iorque.
Fácil, torna-se, então perceber que a época do dito cavalheiro é outra. Em boa verdade, decorre o ano da graça de 1876 e acaba de ser inaugurada a famosa ponte de Brooklyn.
Ela, Kate, vive na moderna e cosmopolita Nova Iorque, mulher de carreira e, inevitavelmente, sem parceiro sentimental no momento.
Kate é uma executiva de topo, mulher dos nossos dias. Corre, afundado em habitual “stress”, o ano de 2001.
Para terminar a breve apresentação das figuras da trama, resta apenas acrescentar que ele, Leopold, é Hugh Jackman, o Wolverine de «X – Men»; e que ela, Kate, é Meg Ryan, a ... Meg Ryan de sempre.
Mas que fazem juntos no mesmo filme personalidades separadas no tempo por, nada mais nada menos, um século?
É o que James Mangold – realizador – nos procura fazer entender e demonstrar ainda, depois de justificada a ligação, que não existem barreiras culturais motivadas por épocas diferentes capazes de contrariar o surgimento do amor.

O ex-namorado de Kate é um cientista que através de um estranho fenómeno natural viaja até à época de Leopold.
Contra a vontade daquele, Leopold persegue-o e dá por consumada a sua queda no ano de 2001.
É a partir das referidas premissas que James Mangold acaba por construir esta interessante comédia romântica que cumpre bem o seu papel de entretenimento fácil mas divertido.
Um filme despretensioso que procura não assentar unicamente nas habituais convenções do género. A par da originalidade das épocas diferentes dos elementos que compõem o par romântico, existem ainda alguns pormenores de composição das personagens que merecem ser realçados.
É que, em «Kate & Leopold», o homem passa por ser o factor mais em termos de romantismo e é um cavalheiro muito delicado enquanto a mulher assume a frieza cínica de alguém com um inegável controlo profissional, mas angustiada e só na vida privada.
Provavelmente por motivo das suas próprias escolhas e modo de vida.

«Kate & Leopold» possui nos comportamentos cómicos resultantes no choque cultural de um Duque do século passado confrontado com a ascensão de sexo feminino na sociedade actual e uma incompreensível, aos seus olhos, menor gentileza de trato social o factor mais positivo e conseguido da sua condição de comédia.
Destaques ainda para os efeitos visuais na excelente reconstituíção da Nova Iorque vitoriana como fundo para a recriação da ponte de Brooklyn no seu esplendor original.
Hugh Jackman mostra-se extremamente convincente não apenas como vendedor de margarina (a descobrir este divertido pormenor no filme) como também no seu novel papel de romântico e sedutor; Meg Ryan, apesar do peso dos anos, continua bem no seu incontornável papel de namoradinha da América.
Ah, antes de terminar, um detalhe de importância vital numa dúvida que fica: terá Leopold, com a sua visita aos tempos de hoje, surripiado os planos para a invenção do elevador?

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Choose Love - Rita Redshoes



I choose to hide
But I look for you all the time
I choose to run
But I'm begging for you to come
I wanna break
But I know that you can take
I stay a while
To be sure that you're by my side
Oh, oh

Don't look at me, just look inside
'Cause I can go through
Tell me, are you goin' tired
Of what I don't do
I wanna see, I wanna fight
'Cause I don't feel scared
Honey, if you care

I choose to find
Things that you left behind
I choose to stare
But I can take you anywhere
I wanna stay
But my soul leaves you anyway
Can close the door
And love, could you give me more

Don't look at me, just look inside
'Cause I can go through
Tell me, are you goin' tired
Of what I don't do
I wanna see, I wanna fight
'Cause I don't feel scared
Honey, if you care

Choose love, choose love, love
Choose love, choose love, oh

Don't wanna hear, I wanna fight
'Cause this time I won't be wrong
And I can waste this precious time
Asking where do I belong
So let me know your love is real
'Cause this time you won't control
Tell me please, what do you feel
Do I have to save your soul

Choose love, choose love, love
Choose love, choose love
Choose love, choose love, love
Choose love, choose love
Choose love, choose love, love
Choose love, choose love
Choose love, choose love, love
Choose love, choose love
Choose love, choose love, love
Choose love, choose love
Choose love, choose love, love
Choose love, choose love

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

No primeiro dia do evento - Metallica confirmados no Optimus Alive!






Tal como o CM adiantou na passada semana, os Metallica são os cabeças de cartaz festival Optimus Alive!, a realizar dias 9, 10 e 11 no Passeio Marítimo de Algés.
A banda de James Hetfield actuará no primeiro dia do evento, confirnou ontem a organização do evenro em conferência de imprensa.
Na ocasião, Álvaro Covões, da empresa Everything is New, organizadora do festival anunciou ainda a Dave Matthews Band, para o último dia do Optimus Alive!

Na sua terceira edição, o festival volta a ter por palco o Passeio Marítimo de Algés, apesar da intenção da Administração do Porto de Lisboa (APL) ali construir a sua sede.
Porém, segundo Isaltino de Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, houve 'bom senso' por parte da APL, tanto mais que o festival é um dos pontos altos das celebrações dos 250 anos do concelho fundado pelo Marquês de Pombal.
Para a edição de 2010, o autarca prometeu 'fazer tudo para manter o festival em Oeiras', salientando que o evento 'traz benefícios indirectos à economia do concelho'.

Os bilhetes já se encontram à venda, ao preço de 50 euros para cada um dos dias e 90 euros o passe para os três dias.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Taça da Liga: Sporting volta a ser finalista após vitória nas "meias" sobre FC Porto


O Sporting garantiu um lugar na final da Taça da Liga depois de derrotar, em Alvalade, o FC Porto, por 4-1.
A formação leonina repete assim a presença no jogo decisivo, depois de na temporada transacta ter disputado (e perdido) a final daquela prova com o Vitória de Setúbal.

Dois golos de Romagnoli, ambos na cobrança de grandes penalidades (35' e 48'), e dois de Derlei (65' e 81') asseguraram o triunfo e o apuramento da equipa orientada por Paulo Bento, que viu a equipa sofrer o primeiro golo da partida nos minutos iniciais do encontro.

Tarik Sektioui (9') foi o autor do golo dos "dragões" insuficiente para passar esta ronda.
O adversário do Sporting será encontrado esta quarta-feira, na partida que opõe o Benfica e o Vitória de Guimarães, que jogam a segunda meia-final no estádio da Luz, em Lisboa.

A final da Taça da Liga está agendada para 22 de Março.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Crise: Governo apresentou medidas de incentivo ao emprego para 2009 -Estágios reciclam cursos sem saída


O Governo está a ultimar com as universidades a criação de estágios dedicados aos licenciados sem trabalho, de áreas de formação críticas, sem oferta no mercado.
A iniciativa faz parte do pacote de medidas de incentivo ao emprego para 2009 ontem divulgadas pelo ministro do Trabalho, Vieira da Silva.

"A taxa de retenção de estagiários é muito elevada", funcionando como porta de entrada no mercado laboral em início de carreira, sustentou o ministro. Por isso, além dos estágios profissionais com bolsas mensais que variam entre os 629 e os 838 euros (destinados a jovens até aos 35 anos com Ensino Secundário completo ou licenciatura), o Executivo está a preparar estágios específicos para licenciados sem emprego na área de formação. "
Num estágio de um ano, pretendemos usar os primeiros meses como forma de reconversão de uma área para outra", resumiu Fernando Medina, secretário de Estado do Emprego. As universidades estão a traçar o perfil dos cursos com maior ou menor empregabilidade na região.

Além desta medida, o Governo vai ainda incentivar estágios de qualificação e emprego para pessoas com mais de 35 anos, com a duração de nove meses, em entidades privadas e autarquias, bem como os contratos de inserção para desempregados a receber subsídio de desemprego e que desempenhem "tarefas socialmente necessárias" em instituições de solidariedade social.
O vencimento mensal pode, nestes casos, chegar aos 1509 euros e deverá abranger cerca de trinta mil beneficiários.

400 GABINETES DE APOIO

O Governo vai criar 400 novas unidades de apoio aos desempregados, essencialmente concentradas no Norte, Centro e Região de Lisboa e sediadas em instituições sociais, autarquias, associações empresariais e sindicatos.
Segundo o secretário d e Estado , Fernando Medina, "os gabinetes não vão substituir os centros de emprego".
"A situação actual exige uma maior capilaridade dos serviços públicos junto dos cidadãos.
" Para promover a reintegração dos desempregados de longa duração no mercado de trabalho, o Executivo vai ainda prestar um acompanhamento reforçado dos que estão a quatro meses de cessar o subsídio de desemprego, desenvolvendo meios para a sua ocupação, através de estágios, formação e incentivo à procura de trabalho. E prevê a sinalização dos casos mais vulneráveis.

SAIBA MAIS

PORTAL ON-LINE

Toda a informação e fichas de candidatura aos programas de apoio ao emprego estão no portal www.emprego2009.gov.pt.

67 900 desempregados tinham, no 3.º trimestre de 2008, formação superior (mestrados, pós-graduações, licenciaturas e bacharelatos).

26 200 dessas pessoas sem trabalho e com formação superior estavam numa situação de desemprego de longa duração no final do 3.º trimestre de 2008.

POPULAÇÃO JOVEM

O maior número de desempregados concentra-se entre os 25 e 44 anos (quase 228 mil). A maioria tem apenas quatro anos de escolaridade (102 mil) ou o 9.º ano (105 mil).

Diana Ramos

in www.correiomanha.pt

Just Like Heaven


Just Like Heaven
Enquanto estiveres aí (PT)/E se fosse verdade... (BR)

Direção
Mark Waters

Elenco
Reese Witherspoon
Mark Ruffalo
Donal Logue
Jon Heder
Dina Spybey
Ivana Milicevic
Roteiro/Guião Marc Levy (livro)
Peter Tolan
Leslie Dixon


Just Like Heaven (E se fosse verdade... no Brasil e Enquanto estiveres aí em Portugal) é um filme norte-americano do género comédia romântica lançado nos Estados Unidos e Canadá no dia 16 de Setembro de 2005.
Filmado em San Francisco, é actuado por Reese Witherspoon, Mark Ruffalo e Jon Heder. É baseado no livro Et si c'était vrai de Marc Levy.
Bollywood lançou o filme I See You com uma história similar.

Sinopse
Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
Quando David (Mark Ruffalo) alugou seu fantástico apartamento em São Francisco, a última coisa que esperava, ou queria, era dividi-lo com alguém.

Ele só estava a começar a arrumar sua nova casa quando uma jovem bonita e decididamente controladora, chamada Elizabeth (Reese Witherspoon), aparece de repente e insiste que o apartamento é dela.

David imagina que houve um enorme mal entendido... até Elizabeth desaparecer tão misteriosamente como surgiu.

Mudar a fechadura não detém Elizabeth, que começa a aparecer e desaparecer num passe de magia, na maior parte do tempo para reprovar os hábitos de David dentro do apartamento dela.

Convencido de que é um fantasma, ele tenta ajudar Elizabeth a atravessar para o "outro lado". Mas apesar de Elizabeth descobrir que tem uma qualidade etérea, a de atravessar as paredes, ela também está convencida de que ainda está viva e de que não vai fazer "travessia" nenhuma.

Enquanto Elizabeth e David procuram a verdade sobre quem ela é e como ela chegou à sua condição actual, sua relação vai-se tornando em amor.
Mas resta pouco tempo antes que seus planos para um futuro juntos desapareçam.

Por fim, ela acorda de um coma profundo e não reconhece David. Ele se entristece e vai-se embora.
No final, eles encontram-se no jardim (no terraço do apartamento) e, num toque de mãos, Elizabeth recorda-se de todos os momentos que passaram juntos antes e beijam-se.

in www.wikipedia.pt

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Fonzie


Origem Lisboa
País Portugal
Período 1996 até os dias atuais

Género(s) Punk Rock


Integrantes
Hugo Maia
David Rose
João Marques
Carlos Teixeira

Ex-integrantes

Página oficial
Fonzie Time

Fonzie é uma banda portuguesa, formada em 1996, cujo estilo musical é o punk-rock, tiveram inspirações vindas de Punk Rock, Hardrock 80's, Heavy Rock, sendo uma das bandas pioneiras do desenvolvimento do punk em Portugal.
Embora desconhecidos pela grande maioria da população do país, são bastante conhecidos entre os jovens que possuem bandas de garagem, sendo visíveis as suas influências.

Curiosidade: o baixista dos Fonzie, Carlos, tem também um projecto paralelo com a banda da qual é guitarrista, chamada Angry Odd Kids.


Membros

João Marques (bateria)
David Marques (guitarra)
Hugo Maia (voz e guitarra)
Carlos Teixeira (baixo)

Discografia

Demos
Bring me up - 1997

EPs
The Melo Pot - 1998

Álbuns de estúdio
The Melo Pot - 1998
Built to rock - 2001
Wake up call - 2003
Shout It Out - 2007

Singles
Shout It Out - 2007
Crashin' Down - 2007
Say Hello - 2004
Gotta Get Way - 2004
I Miss Ya - 2002
Drive My Vespa to the movies - 2002
Rock my heart - 2002

in www.wikipedia.pt