domingo, 31 de maio de 2009

Manifestação: Professores voltaram aos protestos em Lisboa- 80 mil chumbam política da ministra




Cerca de 80 mil professores, metade da classe docente, de todo o País, manifestaram-se ontem em Lisboa.
Durante duas horas, a avenida da Liberdade, entre o Marquês de Pombal e os Restauradores, voltou a encher-se de docentes, insatisfeitos com as políticas educativas.
Carlos Azedo é professor de Educação Física há 25 anos e foi de bicicleta para o protesto. "Estou a dar o exemplo aos alunos, é uma forma de reduzir emissões de CO2", explicou.
O docente de Serpa exige o "regresso da democracia directa à gestão escolar", mostrando-se contra a introdução da figura do director de escola.
Do Norte do País viajou Dora Faria, educadora-de-infância numa escola privada em Vila Nova de Famalicão. Concorda com a avaliação de desempenho, "mas não desta forma".
A docente lamentou que, nos concursos, os colegas do ensino público, "só com um mês de aulas, passem logo à frente dos do privado".
Nem os mais de 30 graus que se fizeram sentir na capital demoveram os professores de desfilar com cartazes, bandeiras e estandartes. À frente, seguiram os representantes das várias estruturas que integram a Plataforma Sindical.
Nos Restauradores, o discurso de Mário Nogueira foi aclamado pelos milhares de professores. O porta-voz da Plataforma Sindical e secretário-geral da Fenprof considerou a manifestação "grandiosa" e uma "lição de dignidade para quem há-de levar com mais lições." Sobre o Governo de José Sócrates, o dirigente sindical disse ser difícil dialogar. "Não que a maioria absoluta não seja democrática, mas com alguns governos, nomeadamente o socialista, o diálogo não é possível". Sobre a demissão da ministra, que tem sido exigida pelos professores, afirmou: "Quem se aguentou quatro anos aguenta-se mais três meses."

"É UM MODELO REPROVÁVEL" (Mário Nogueira, Porta-voz da Plataforma Sindical)

Correio da Manhã – Esta manifestação prova todo o descontentamento dos professores?

Mário Nogueira – Quando toda a gente pensava que era um momento de cansaço e de desgaste, quem olha vê que os professores não deixaram de acreditar que têm razão. Mais nenhuma classe profissional deste País mete 50 mil trabalhadores na rua.

– Um protesto a uma semana das eleições é positivo?

– 0s portugueses querem que os partidos assumam compromissos. É uma altura propícia para que digam o que pretendem fazer para a Educação.

– Aceita a substituição dos conselhos executivos por directores?

– É um modelo reprovável. Passam a prevalecer os interesses políticos e administrativos pela forma como têm sido escolhidos os directores.

CANDIDATA PROFESSORA FOI SAUDADA

Ilda Figueiredo, candidata da CDU às Europeias, também participou na manifestação dos professores e considerou que a defesa da Escola pública é essencial na "educação de qualidade das crianças e jovens do País".
Ilda Figueiredo manifestou o apoio da CDU à causa dos professores e afirmou que os profissionais precisam de estar motivados e de ser respeitados para que possam "exercer cabalmente a sua actividade".
Questionada pelo CM sobre se a sua presença não poderia ser entendida como uma partidarização da manifestação, a candidata comunista explicou que, "apesar de não estar a exercer, sou professora".

Na manifestação de ontem, não foram apenas os professores sindicalizados a marcar presença. Henrique Faria, professor de Educação Visual numa escola de Braga, disse ser um "desalinhado" por não integrar sindicatos.
Sobre a actualidade nas escolas, o professor de 41 anos queixou-se da "falta de autoridade" e pediu "maior responsabilização por parte dos pais". Apesar de ter entregue os objectivos individuais, obrigatórios, o professor, que dá aulas há 15 anos, mostrou-se "saturado" com o modelo e a burocracia.

Queixas partilhadas por Nuno Cardoso, professor do 1º ciclo em Odivelas. "O modelo tem muitas ambiguidades, prejudica os alunos."
O docente, de 32 anos, e com cinco de profissão critica a introdução da prova de aferição à entrada da carreira. "É uma resposta negativa à capacidade do Ensino Superior em formar professores", afirmou ao CM.
O receio de ser penalizado levou-o a entregar os objectivos individuais para a avaliação de desempenho. "Não há democracia, porque o Ministério não negoceia as propostas." É no 1º Ciclo que as crianças mais precisam de atenção. "O actual modelo não nos dá tempo para nos dedicarmos aos alunos."

QUATRO ANOS DE "DITADURA DA INTIMIDAÇÃO"

Nos Restauradores, os 80 mil docentes aprovaram uma moção em que alertam os candidatos a deputados para a urgência de uma "mudança radical na política educativa". No documento é criticada a "imagem socialmente negativa" criada em torno da classe nos últimos anos. "O Governo fez da maioria absoluta uma arma de arremesso contra a Escola Pública e contra os professores, transformou a maioria absoluta na ditadura da incompetência, arrogância e intimidação."

MINISTRA GARANTE QUE NÃO VAI RECUAR

Enquanto em Lisboa metade da classe docente protestava contra as políticas do Governo socialista, em Vila do Conde a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, entregava diplomas a alunos de um Centro de Novas Oportunidades. Sobre a manifestação, a ministra referiu que "os professores têm o direito a manifestar a sua insatisfação e o Governo tem o dever de prosseguir com as políticas públicas em defesa das escolas públicas".

DEPOIMENTOS

"POUCO TEMPO PARA DEDICAR ÀS CRIANÇAS" (Manuela Nunes, 1.º Ciclo, Almancil, Loulé)

"Gostava de ver mudado o actual modelo de avaliação porque obriga a fazer demasiados relatórios e deixa pouco tempo para nos dedicarmos às crianças. Apesar de ser professora titular, não concordo com a divisão por categorias."

"MODELO FAZ UMA PSEUDO-AVALIAÇÃO" (Maria João, 2.º Ciclo, Inglês/Alemão, Figueira da Foz)

"Concordo com a avaliação, mas não com este modelo de pseudo-avaliação. Gostaria de ser avaliada por alguém com capacidades para o fazer. Não entreguei os meus objectivos pessoais nem concordo com a divisão da carreira."

"SITUAÇÃO DESCEU DEMASIADO BAIXO" (José Lucas, 2.º Ciclo, História/Português, Coimbra)

"Não falho uma manifestação porque a situação do ensino já desceu demasiado baixo e o balanço é trágico. As escolas têm tarefas que não têm nada que ver com o ensino. Professores, alunos e escolas estão divididos."

"AMBIENTE DE POUCA EXIGÊNCIA COM ALUNOS" (Sérgio Valente, 2.º Ciclo, Matemática, Almada)

"Estou contra o actual modelo de avaliação e contra o estatuto da carreira de docente. O Ministério da Educação fomenta um ambiente de pouca exigência para com os alunos. É algo que gostaria de mudar."

NOTAS

SILÊNCIO: BOCA TAPADA

Na manifestação, algumas professoras ‘taparam’ a boca com autocolantes com a imagem da ministra e do primeiro-ministro, José Sócrates, em protesto contra as políticas na Educação.

PAULO PORTAS: ACUSA MINISTRA

Paulo Portas (CDS-PP) disse que a prioridade na Educação deve ser repor a "autoridade dos professores" nas escolas e acusou a ministra de querer "virar o País inteiro" contra os docentes.

FRANCISCO LOUÇÃ: CONTRA A PREPOTÊNCIA

Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda, apoiou os professores que se manifestaram em Lisboa e afirmou estar contra a "prepotência do absolutismo do Ministério da Educação".

Edgar Nascimento / Valter Anacleto

in www.correiomanha.pt

Nota - estive presente nesta manifestação

sábado, 30 de maio de 2009

Crash (2004) - Colisão (PT)




Crash (br: Crash - no limite – pt: Colisão) é um filme norte-americano e alemão de 2004, do género drama, dirigido por Paul Haggis.

Estreou no Festival de Cinema de Toronto em setembro de 2004 e foi lançado internacionalmente em 2005.
O filme fala de preconceito em vários segmentos e trata sobre tensões raciais e sociais em Los Angeles.



Sinopse
O filme é ambientado em Los Angeles e mostra vários personagens que acabam se aproximando através de eventos aparentemente sem ligação a não ser o facto de terem sempre automóveis envolvidos, mas que, no final, interferem um no outro.
A maioria dos personagens retratados neste filme são, de alguma maneira, prejudicados pela sua etnia ou nível social e acabam envolvidos em conflitos que os forçam a examinar os seus próprios preconceitos.

Elenco
Sandra Bullock .... Jean Cabot
Don Cheadle .... detetive Graham Waters
Matt Dillon .... oficial John Ryan
Chris "Ludacris" Bridges .... Anthony
Brendan Fraser .... Rick Cabot
Michael Pena .... Daniel
Jennifer Esposito .... Ria
Tony Danza .... Fred
Thandie Newton .... Christine Thayer
Daniel Dae Kim .... Park
Terrence Howard .... Cameron
Ryan Phillippe .... oficial Hanson



Jean Cabot (Sandra Bullock) é a rica e mimada esposa de um promotor,numa cidade do sul da Califórnia.
O seu carro de luxo é roubado por dois assaltantes negros.
O roubo culmina num acidente que acaba por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um policia veterano que é racista, um detetive negro e o seu irmão ladrão de automóveis, um bem-sucedido director de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e a sua filha.


Principais prémios e indicações

Oscar 2006 (EUA)

Prémios:

Óscar para Filme
Óscar para Roteiro Original
Óscar para Edição

Indicações:

Melhor Realizador
Melhor Actor secundário (Matt Dillon)
Melhor Canção Original (In the Deep).
Globo de Ouro 2006 (EUA)

Indicado nas categorias de Melhor Actor secundário (Matt Dillon) e Melhor Roteiro.
BAFTA 2006 (Reino Unido)

Prémios:

Melhor Actriz secundária(Thandie Newton)
Melhor Roteiro Original.
Indicações:

Melhor Filme
Melhor Realizador
Melhor Actor Secundário (Don Cheadle e Matt Dillon)
Melhor Fotografia
Melhor Edição
Melhor Som.
Prémio David di Donatello 2006 (Itália)

Venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Independent Spirit Awards 2006 (EUA)

Venceu nas categorias Melhor Filme de Estreia e de Melhor Actor Secundário (Matt Dillon).
Prêmio Edgar 2006 (EUA)

Venceu na categoria de Melhor Roteiro Cinematográfico.
Festival de Cinema de Deauville 2006 (França)

Recebeu o Grande Prémio Especial.

Curiosidades

Último filme a ganhar o Oscar de melhor filme sem ter sido indicado ao Globo de Ouro de melhor filme drama / comédia ou musical desde The Sting (1973).
Não é só nesse filme que Ludacris e Terrence Howard brigam, no filme Ritmo de um sonho eles também brigam.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Terminou o sonho de Michelle - PORTUGUESA CAI DIANTE REZAI (6-7 E 2-6) NA 3.ª RONDA DE ROLAND GARROS


Objectivamente, o sonho da portuguesa Michelle Brito continuar a surpreender em Paris terminou.
Diante da gaulesa Arvane Rezai, actual 57.ª jogadora mundial, a jovem lusa não foi capaz de superar a ansiedade em determinados momentos, nomeadamente no decorrer do "tie break" do primeiro "set" e perdeu 6-7(3) e 2-6. Depois da réplica oferecida em todo o parcial inaugural, no segundo, a tenista radicada nos Estados Unidos começou por vacilar.
Devido ao desaire anterior (logo de entrada) e, mais tarde, por óbvias dificuldades físicas, próprias de quem disputou 6 jogos num curto período. E quase todos com duração longa ou não fosse Michelle especialista em batalhas épicas...

Mas, se é verdade que este duelo com Rezai podia ter tido um final bem diferente, é justo realçar que Michelle fez uma grande prova na capital francesa. E se ultrapassar a fase de qualificação já teria sido um resultado interessante para quem tem somente 16 anos e, basicamente, não compete em terra batida, os dois triunfos no quadro principal foram... notáveis, com destaque para o segundo, conseguido diante da chinesa Jie Zheng, "apenas" a 15.ª jogadora WTA.

Michelle, depois de algumas exibições preocupantes, recuperou o ânimo e mostrou - aos portugueses e ao mundo - que tem mesmo potencial de campeã. Se vai conseguir chegar ao topo do ténis internacional é algo que ninguém pode assegurar, mas talento, raça, disponibilidade atlética, coragem e vontade para o conseguir não lhe faltam.
Agora, a missão não será fácil. É preciso continuar a evoluir, a sofrer dentro do campo e (muito importante) encontrar maneira de melhorar o seu crónico problema com o serviço.

Quem ambiciona chegar longe neste competitivo mundo do ténis não pode ter momentos de tanta debilidade a servir. E se Michelle consegue vitórias impressionantes mesmo a oferecer pontos atrás de pontos às adversárias, imagine-se o que poderá suceder se, por exemplo, só falhar metade das vezes...

Para já, Michelle confirmou que é uma tenista "a sério" e não apenas um produto de "marketing". Quem joga assim (e sendo tão jovem) só o faz porque, de facto, tem potencial acima da média.

Registe-se ainda que, para além dos 220 pontos para o "ranking" - que lhe vão valer a entrada no "top-100" - e do prémio de 40.600 euros, Michelle sai de França com um recorde: nunca um português tinha chegado tão longe numa etapa de um Grand Slam. E também nenhum havia estado no "court" principal num dos quatro principais torneios mundiais. É evidente que também ganhou alguns "inimigos".
Os franceses - e Rezai em particular - não gostaram de a ver gemer tanto. Efectivamente, pode não ser agradável escutar toda aquela gritaria, mas só quem não a conhece é que pode imaginar que tal seria um estratagema para irritar a adversária. Alguém se aborrece com a russa Maria Sharapova por berrar tanto ou mais? Mas, como Michelle já admitiu publicamente, nem todos gostam dela. Nós, os portugueses, gostamos...

in www.record.pt

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Mafalda Veiga


Mafalda Veiga (Lisboa, 24 de Dezembro de 1965) é uma cantora portuguesa.Índice

Biografia
Viveu no Alentejo até 1974, ano em que se muda para Espanha, onde escreve sua primeira canção, Velho, em 1983.
No ano seguinte regressa a Portugal e entra para a Faculdade de Letras em Lisboa, para o curso de Línguas e Literaturas Modernas, ao mesmo tempo que alcança o triunfo no Festival da Canção da cidade de Silves com a canção "Velho".

Em 1987 dá início a sua carreira discográfica com o álbum "Pássaros do Sul", produzido por Manuel Faria (membro do grupo Trovante), que incluiu singles como “Planície” e “Restolho”. Um ano depois, Mafalda reapareceu com o álbum “Cantar”, contando com a mesma produção.

Nos quatro anos seguintes, Mafalda Veiga cantou um pouco por todo o país, tendo sido convidada em 1991 para participar nos derradeiros espectáculos dos Trovante, em Sagres e nos Coliseus de Lisboa e Porto.

Em 1992 regressou aos estúdios para gravar “Nada se Repete”, novamente produzido por Manuel Faria e co-produzido por Amândio Bastos, contando com a participação especial de Luís Represas que, para além da autoria de uma letra, gravou em dueto o tema “Fragilidade”.
Mafalda Veiga apresentou este disco em dois espectáculos no Teatro São Luiz, em Lisboa.

Em 1993 e 1994, além de realizar concertos por todo o país, esteve também por duas vezes em Cabo Verde, e em Macau no Teatro D. Pedro V.

Em 1996, surge o álbum “A Cor da Fogueira”, com uma nova musicalidade e produção a cargo de José Sarmento, do qual o maior sucesso foi a canção “O Lume”.

Em 1999 é editado “Tatuagem”, marcando a entrada da cantora no selo Popular, da Valentim de Carvalho. A produção ficou a cargo de Manuel Paulo Felgueiras, membro do grupo Ala dos Namorados.
Deste álbum, destacam-se os temas “Tatuagens”, em dueto com Jorge Palma, "Cada Lugar Teu", "Um Pouco de Céu", "Uma Noite Para Comemorar" e ainda os temas “No Rasto do Sol” e "Gente Perdida", que viriam alguns anos depois a fazer parte de bandas sonoras de novelas da Rede Globo.

Mafalda Veiga apresentou “Tatuagem” em três concertos esgotados no grande auditório do CCB e no Rivoli do Porto. Destes concertos resultou o álbum “Mafalda Veiga ao Vivo”, disco de platina.

A 10 de Dezembro de 1999 nasce seu filho Tomás, fruto do seu casamento com o engenheiro António Cordovil.

O ano de 2000 terminou com a composição de quatro temas originais para a novela “Olhos de Água”, transmitida pela TVI.

Em 2002, o tema “No Rasto do Sol” é escolhido para integrar a banda sonora de uma novela da Rede Globo, intitulada Sabor da Paixão. Em Janeiro de 2003, Mafalda é convidada a deslocar-se ao Rio de Janeiro para participar em dois episódios da novela, interpretando ao vivo algumas das suas canções.

Em Março de 2003 surge o sétimo disco da carreira de Mafalda Veiga, “Na Alma e Na Pele”. Este trabalho conta com a produção do ex-baixista dos Silence 4, Rui Costa. O álbum é constituido por onze canções originais onde se destacam o single de apresentação, “Uma Gota”, e o tema “Cúmplices” dedicado ao Clube de Fãs e conta também com uma faixa interactiva. Neste ano foram realizados espectáculos por todo o país que culminaram com dois concertos esgotados no Coliseu dos Recreios em Lisboa.

No âmbito das Festas da Cidade para o Euro 2004, Mafalda teve, finalmente, o prazer e a honra de fazer a primeira parte do concerto de Suzanne Vega - lugar com que sonhara mas que fora ocupado em 1991 pela sublime Pilar Homem de Melo - tendo sido muito calorosamente recebida pelas mais de quinze mil pessoas que assistiram ao seu concerto e cantaram com ela a maior parte das suas canções.

O ano de 2003 termina com a edição do DVD, do segundo concerto realizado no Coliseu dos Recreios de Lisboa, a 5 de Outubro de 2003.
Também em Dezembro, a Quasi Edições lança o primeiro Songbook de Mafalda Veiga, reunindo as letras e cifras de 16 canções escolhidas de cada um dos seus discos.

Em Junho de 2004, a TV Globo voltou a integrar uma canção de Mafalda Veiga (“Gente perdida”, do disco “Tatuagem” ) na banda sonora de uma nova novela, Senhora do Destino.

Em 2005, é editado também pela Quasi Edições, o seu primeiro conto infantil “O carocho pirilampo que tinha medo de voar”, integrado na colecção “Tempo dos mais novos”, feita em parceria com o Jornal de Notícias.

No dia20 de Outubro de 2005, Mafalda Veiga recebe o Prémio Carreira Prestígio da Rádio Central FM de Leiria.

Em 2006, Mafalda Veiga se afastou um pouco dos palcos, dedicando-se essencialmente à composição e preparação do seu próximo disco de originais.

Em 2008 foi publicado pela editora Valentim de Carvalho o álbum Chão.

Discografia
1987 - Pássaros do Sul
1990 - Cantar
1992 - Nada se Repete
1996 - A Cor da Fogueira
1999 - Tatuagem
2000 - Ao Vivo
2003 - Na Alma e na Pele,
2004 - Coliseu, 5 de Outubro de 2003 (DVD)
2006 - Lado a lado, com João Pedro Pais
2008 - Chão

in www.wikipedia.pt

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Bolo de Noz



Ingredientes -Nozes
Ovos
Margarina
Farinha
Açúcar~

Preparação1.Comece por untar muito bem a forma que pode ser redonda ou de chaminé, com margarina, polvilhe com farinha.
2.Pique as nozes na máquina e reserve.
3.Bata muito bem o açúcar com as gemas.
4.Adicione as nozes picadas, a farinha e o fermento.
5.Bata as claras em castelo bem firme, e envolva no preparado anterior, sem bater.
6.Deite a mistura dentro da forma, que vai ao forno a cozer em forno pré aquecido a 160º durante 30 minutos. Antes de retirar o bolo verifique com um palito se o bolo está cozido

terça-feira, 26 de maio de 2009

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Ténis - Michelle e Machado na segunda ronda de Roland Garros


Dia histórico para Portugal em Roland Garros. Michelle Brito e Rui Machado asseguraram, esta segunda-feira, a passagem à segunda ronda em Roland Garros, ao eliminarem a britânica Melanie South e o belga Krostof Vliegen respectivamente.
Foi uma recuperação fantástica, a que Michelle Brito conseguiu no court 14 do torneio francês. Depois de ser cilindrada no primeiro 'set', perdendo por 0-6, Michelle Brito reagiu e venceu os dois ‘sets' seguintes, o segundo por 7-6 e o terceiro por 7-5.
Melanie South, 121.ª do Mundo, já chegou a estar este ano no top-100 - 99.ª -, estreando-se, tal como Michelle, no quadro principal de um Grand Slam. A tenista portuguesa, de 16 anos, vai agora defrontar a chinesa Jie Zehung, 15..ª cabeça-de-série e número 15 do Mundo, que derrotou a francesa Stephanie Cohen-Aloro por 6-1 e 6-2, em 62 minutos.

Vindo também do qualifying, Rui Machado bateu hoje o belga Kiftt Vilkern por 3 sets a dois (6-2/6-4/4-6/2-6/6-3).
O português começou imparável ao vencer os dois primeiros sets, depois deixou-se surpreender pelo belga que igualou. No ultimo set, Machado foi superior fechou o encontro e fez história no mais importante torneio de terra batido do mundo.

D.B.

domingo, 24 de maio de 2009

Salazarismo e Cultura Popular (1933-1958) - Daniel Melo



Daniel Melo

A política cultural do Estado Novo tinha subjacente a vontade de transformar a cultura do povo. A sua intervenção fez-se sentir sobretudo nas Casas do Povo, nos ranchos folclóricos, no artesanato, nos museus etnográficos, na literatura popular e nas marchas populares (criadas em Lisboa mas depois disseminadas por todo o país, incluindo as colónias).
O autor procura demonstrar que o salazarismo promoveu um modelo ruralista, tradicionalista e nacionalista de cultura popular, com o duplo objectivo de se legitimar e de estabelecer um consenso em torno do universo de valores que, na sua óptica, enformavam a identidade portuguesa.
Apesar disso, o associativismo popular livre resistiu ao programa autoritário do regime, tal como o comprova o estudo de caso da Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio.
Este trabalho obteve o Prémio de História Contemporânea «Victor de Sá», atribuído pela Universidade do Minho em 1998.
O seu autor é actualmente investigador associado sénior do ICS-UL.

sábado, 23 de maio de 2009

No comboio descendente - Fernando Pessoa


No comboio descendente
Vinha tudo à gargalhada.
Uns por verem rir os outros
E outros sem ser por nada
No comboio descendente
De Queluz à Cruz Quebrada...

No comboio descendente
Vinham todos à janela
Uns calados para os outros
E outros a dar-lhes trela
No comboio descendente
De Cruz Quebrada a Palmela...

No comboio descendente
Mas que grande reinação!
Uns dormnindo, outros com sono,
E outros nem sim nem não
No comboio descendente
De Palmela a Portimão

sexta-feira, 22 de maio de 2009

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Bacalhau com Natas


Bacalhau com Natas

Ingredientes:

600 g de bacalhau
2 cebolas médias
30 g de farinha
30 g de manteiga
1,5 dl de leite
0,25 dl de Natas
1 folha de louro
sal
pimenta
cravinho
1/2 kg de batata

Confecção:
Corta-se o bacalhau e coloca-se num recipiente com água de véspera, tendo o cuidado de lhe mudar a água várias vezes.
Retira-se o bacalhau e leva-se a cozer em água limpa, após o que se desfia.
Cortam-se as cebolas em rodelas finas e as batatas em palitos os mais finos possíveis, fritando-as à parte num tacho.
Leva-se ao lume a manteiga, a que se junta a farinha, mexendo bem. Adiciona-se o leite, previamente fervido, lentamente, mexendo sempre, e deixa-se cozer, continuando a mexer com uma colher de pau. Por fim, tempera-se com sal e pimenta e juntam-se as natas para culinária Parmalat quando adquirir uma consistência muito cremosa.
Leva-se o azeite ao lume numa frigideira, juntando de seguida a cebola e deixa-se refogar. Assim que começar a alourar, junta-se o bacalhau desfiado para que refogue um pouco.
Num tabuleiro de ir ao forno untado com manteiga deita-se este preparado, pondo uma camada de batatas por cima.
Cobre-se tudo com o creme de natas e leva-se ao forno para ganhar um pouco de cor.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Slumdog Millionaire


Quem Quer Ser um Milionário? (no Brasil) Quem Quer Ser Bilionário? (em Portugal) (título original: Slumdog Millionaire) é um filme britânico lançado em 2008, baseado no livro Q and A, lançado em 2005, do escritor Vikas Swarup.

O filme foi dirigido por Danny Boyle e escrito por Simon Beaufoy, tendo como atores principais Dev Patel e Freida Pinto.
O filme foi lançado em 12 de dezembro de 2008, pela Fox Searchlight e Warner Bros, e foi vencedor de oito Oscars, sete BAFTA's e quatro Globos de Ouro.



História

Jamal Malik (Dev Patel) tem 18 anos de idade, vem de uma família das favelas de Mumbai, Índia, e está prestes a experimentar um dos dias mais importantes de sua vida.
Visto por toda a população indiana, Jamal está a apenas uma pergunta de conquistar o prémio de 20 milhões de rupias na versão indiana do programa televisivo "Who Wants To Be A Millionaire?". No entanto, no auge do programa, a polícia prende o jovem Jamal por suspeita de fraude.
Numa tentativa de provar a sua inocência, Jamal conta a história da sua vida nas ruas e as aventuras com o seu irmão, e também a história do seu amor perdido, Latika. As perguntas mais importantes são: "O que faz um rapaz sem interesse no dinheiro num concurso televisivo? E como é que ele sabe todas as respostas?"

Elenco
Dev Patel como Jamal Malik
Freida Pinto como Latika
Madhur Mittal como Salim
Anil Kapoor como Prem Kumar
Irffan Khan como inspetor da polícia
Ayush Mahesh Khedekar como Jamal criança
Tanay Chheda como Jamal jovem
Rubiana Ali como Latika criança
Tanvi Ganesh Lonkar como Latika jovem
Azharuddin Mohammed Ismail como Salim criança
Ashutosh Lobo Gajiwala como Salim jovem
Saurabh Shukla como Srinivas
Mahesh Manjrekar como Javed/Raja
Ankur Vikal como Maman
Raj Zutshi como produtor do show

Prémios
81º Academy Awards (Oscar 2009)

Melhor Filme
Melhor Direção - Danny Boyle
Melhor Roteiro Adaptado - Simon Beaufoy
Melhor Fotografia - Anthony Dod Mantle
Melhor Edição - Chris Dickens
Melhor Trilha Sonora Original - A.R. Rahman
Melhor Canção Original - Jai Ho
Melhor Mixagem de Som - Resul Pookutty, Richard Pryke, Ian Tapp
62º British Academy Film Awards (BAFTA 2009)

Melhor Filme
Melhor Filme Britânico (indicado)
Melhor Direcção – Danny Boyle
Melhor Argumento Adaptado – Simon Beaufoy
Melhor Actor – Dev Patel (indicado)
Melhor Actriz Coadjuvante - Freida Pinto (indicado)
Melhor Trilha Sonora - A.R. Rahman
Melhor Fotografia - Anthony Dod Mantle
Melhor Edição - Chris Dickens
Melhor Figurino - Mark Digby, Michelle Day (indicado)
Melhor Som - Glenn Freemantle, Resul Pookutty, Richard Pryke, Tom Sayers, Ian Tapp
66º Golden Globe Awards (Globo de Ouro 2009)

Melhor Filme Dramático
Melhor Direção - Danny Boyle
Melhor Argumento Adaptado - Simon Beaufoy
Melhor Trilha Sonora Original - A. R. Rahman
20º Producers Guild of America Awards (Sindicato dos Produtores 2009)

Melhor Filme
61º Directors Guild of America Awards (Sindicato dos Diretores 2009)

Melhor Direcção - Danny Boyle (indicado)
15º Screen Actors Guild Awards (Sindicato dos Atores 2009)

Melhor Elenco
Melhor Actor Coadjuvante - Dev Patel (indicado)
61º Writers Guild of America Awards (Sindicato dos Argumentistas 2008)

Melhor Argumento Adaptado - Simon Beaufoy (indicado)

Bilheteiras
Slumdog Millionaire estreiou nos Estados Unidos da América em 12 de novembro de 2008, fazendo $360.018 em 10 salas.
Expandiu o seu circuito em 26 de dezembro de 2008 para 614 salas, fazendo neste fim de semana, $4.301.870. Desde que foi lançado, já fez nos Estados Unidos da América $137.690.857 e no restante do mundo $152.835.361 somando $290.526.218, um valor extremamente alto para um filme cujos custos estimados foram de $15 milhões [1].


Bilheteira em Portugal
Tendo estreado em Portugal a 5 de Fevereiro de 2009, «Quem Quer Ser Bilionário» foi o filme mais visto na semana de 19 a 25 de Fevereiro nas salas de cinema portuguesas[2], com 61.112 espectadores, somando 269.608 espectadores após seis semanas em cartaz, segundo o Instituto do Cinema e Audivisual.

in www.wikipedia.pt

terça-feira, 19 de maio de 2009

Dias 30 e 31 no Porto - Baile popular, feira da ladra e circo em Serralves



Este ano, o Serralves em Festa faz parte de uma celebração ainda maior: os 20 anos da Fundação e os dez anos do Museu de Arte Contemporânea.

O duplo aniversário será assinalado com a primeira grande exposição daquilo que Serralves tem vindo a coleccionar durante estes dez anos e define-se como o ponto alto da 6ª edição da festa de arte contemporânea: a "coincidência temporal" entre os dois momentos - o acervo irá ocupar a área expositiva completa do museu a partir de 29 de Maio e o festival instala-se no fim-de-semana de 30 e 31 - é a "grande novidade" do evento que enche todas as artérias de Serralves com mais de 80 actividades, cerca de 400 artistas e 200 momentos de apresentação em 40 horas non-stop, disse ontem João Fernandes, director do Museu de Serralves.
Esta concordância não deixa de ser um passo estratégico da instituição, no sentido de reforçar um dos objectivos centrais do Serralves em Festa: apagar a barreira entre a cultura de massas e a cultura de elite. "Ver a exposição no contexto de uma festa significa que queremos pôr o nosso património à disposição do maior número possível de públicos", afirmou António Gomes de Pinho, presidente da fundação. Os visitantes poderão ver obras de cerca de 200 artistas, portugueses e estrangeiros (à volta de metade daqueles que são representados por Serralves), de "várias gerações" e de diferentes "contextos culturais", apontou João Fernandes.

A realização, no sábado, de um "grande baile popular" é outro dos novos instrumentos da direcção de Serralves para conquistar um público mais diversificado. Segundo João Fernandes, "trata-se de uma iniciativa eminentemente popular de congregação de toda a população da Área Metropolitana do Porto".
O director do museu não quis fazer estimativas do público deste ano, pois acaba sempre por "ultrapassar o previsto". Mas não deixou de dizer que espera que o número de visitantes da edição passada (80 mil) cresça.

A programação deste ano segue a mesma estrutura - cruzamento de música, performance, dança, teatro, circo, cinema, oficinas e exposições orientadas -, mas apresenta "highlights muito importantes", considera António Gomes de Pinho.
Um dos destaques desta edição é a estreia em Portugal do Circo da Tunísia, com um espectáculo que evoca a identidade de uma população migrante através de um jogo de acrobacias cantadas.
Na música, o Serralves em Festa terá como cabeça de cartaz os já anunciados A Certain Ratio, o primeiro grupo que gravou para a Factory Records e que explorou a aliança entre as tonalidades funk, dance e latino sob o signo do pós-punk. Os ingleses são responsáveis pela festa de encerramento, marcada também pela presença do experimentalista Dan Deacon e dos DJ's Metro Area.
O folk frágil de laivos psicadélicos da singer-songwritter americana Josephine Foster e a homenagem da Orquestra Jazz de Matosinhos ao trompetista Thad Jones e ao baterista Mel Lewis são algumas das novidades musicais do festival.

Na área das artes performativas, o Serralves em Festa aposta em trazer três coreografias da Companhia Instável e a nova criação de Joana Providência, Bichos, uma interpretação das narrativas de Miguel Torga em formato de teatro de rua. Já as propostas de cinema irão privilegiar as experiências dos novos criadores do Porto. No âmbito do concurso de projectos artísticos, Manuela São Simão e Joana Mateus irão montar uma orquestra, a Maj Hora FM, em que a dinâmica do som está a cargo de cem rádios. Este ano, o evento recebe também uma feira da ladra alternativa.

in www.publico.pt

domingo, 17 de maio de 2009

Princes of the Universe -Queen



Composição: Freddie Mercury

Here we are. Born to be kings
We're the princes of the universe
Here we belong. Fighting to survive
In a world with the darkest powers
And here we are. We're the princes of the universe
Here we belong. Fighting for survival
We've come to be the rulers of your world
I am immortal. I have inside me blood of kings
I have no rival. No man can be my equal
Take me to the future of your world
Born to be kings. Princes of the universe
Fighting and free. Got your world in my hand
I'm here for your love and I'll make my stand
We were born to be princes of the universe
No man could understand. My power is in my own hand
Ooh. Ooh. Ooh. Ooh. People talk about you
People say you've had your day
I'm a man that will go far
Fly the moon and reach for the stars
With my sword and head held high
Got to pass the test first time - yeah
I know that people talk about me I hear it every day
But I can prove you wrong cos I'm right first time
Yeah. Yeah. Alright. Watch this man fly
Bring on the girls
Here we are. Born to be kings.
We're the princes of the universe.
Here we belong. Born to be kings.
Princes of the universe. Fighting and free.
Got the world in my hands. I'm here for your love
And I'll make my stand
We were born to be princes of the universe

sábado, 16 de maio de 2009

Bolo de Cenoura



Ingredientes:
300g cenoura
1 chávena mal cheia de óleo
2 chávenas de açúcar
2 chávenas mal cheias de farinha
4 ovos

Cobertura:


8 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de margarina

Confecção:

Bater as cenouras cruas, as gemas, o óleo e o açúcar no misturador eléctrico (liquidificador), retirar e misturar a farinha com um garfo. Misturar, posteriormente, as claras batidas em castelo (também com um garfo).
Levar a forno quente e em forma bem untada.

Preparação da Cobertura: Levar ao lume o açúcar juntamente com a margarina.
Depois de derretidos, juntar o leite e o chocolate.
Cobrir o bolo ou utilizar como recheio.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades - Luís Vaz de Camões


Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já foi coberto de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Torneio de Roland-Garros



O Torneio de Roland-Garros (Internationaux de France, French Open ou Aberto da França) é um torneio de ténis realizado em Paris, em França.
O seu nome é uma homenagem a Roland Garros, jogador de ténis francês e pioneiro da aviação .


Com o Open da Austrália, o Torneio de Wimbledon e o US Open, o torneio de Roland Garros compõe os quatro torneios do Grand Slam de ténis.
É disputado em campo de terra batida, em melhor de 5 sets para os homens e 3 sets para as damas. Em 1968, o torneio de Roland Garros foi o primeiro torneio do Grand Slam a ser "aberto", permitindo a participação tanto de amadores como de profissionais.

O campeonato foi disputado no Stade français em 1925 e 1927, no Racing club de France em 1926, e tem sido realizado no estádio de Roland-Garros desde 1928.
Antes de 1925, o torneio dos homens era reservado exclusivamente aos membros de clubes franceses de ténis, assim como o das damas antes de 1920.

Esta superfície, lenta, e a ausência de tie-break no último set podem levar a partidas com duração de várias horas e com pontuações bastante elevadas, como o da partida entre os franceses Fabrice Santoro e Arnaud Clément, disputada no dia 25 de maio de 2004, que durou 6 horas e 22 minutos, com um resultado de 16/14 no 5º set.



Finais simples masculinas

Ano Campeão Vice-campeão Resultado
1925 René Lacoste Jean Borotra 7-5 6-1 6-4
1926 Henri Cochet René Lacoste 6-2 6-4 6-3
1927 René Lacoste Bill Tilden 6-4 4-6 5-7 6-3 11-9
1928 Henri Cochet René Lacoste 5-7 6-3 6-1 6-3
1929 René Lacoste Jean Borotra 6-3 2-6 6-0 2-6 8-6
1930 Henri Cochet Bill Tilden 3-6 8-6 6-3 6-1
1931 Jean Borotra Christian Boussus 2-6 6-4 7-5 6-4
1932 Henri Cochet Giorgio de Stefani 6-0 6-4 4-6 6-3
1933 Jack Crawford Henri Cochet 8-6 6-1 6-3
1934 Gottfried von Cramm Jack Crawford 6-4 7-9 3-6 7-5 6-3
1935 Fred Perry Gottfried von Cramm 6-3 3-6 6-1 6-3
1936 Gottfried von Cramm Fred Perry 6-0 2-6 6-2 2-6 6-0
1937 Henner Henkel Henry Austin 6-1 6-4 6-3
1938 Don Budge Roderik Menzel 6-3 6-2 6-4
1939 Don McNeill Bobby Riggs 7-5 6-0 6-3
1940-1945 não disputado devido à Segunda Guerra Mundial
1946 Marcel Bernard Jaroslav Drobný 3-6 2-6 6-1 6-4 6-3
1947 Jozsef Asboth Eric Sturgess 8-6 7-5 6-4
1948 Frank Parker Jaroslav Drobný 6-4 7-5 5-7 8-6
1949 Frank Parker Budge Patty 6-3 1-6 6-1 6-4
1950 Budge Patty Jaroslav Drobný 6-1 6-2 3-6 5-7 7-5
1951 Jaroslav Drobný Eric Sturgess 6-3 6-3 6-3
1952 Jaroslav Drobný Frank Sedgman 6-2 6-0 3-6 6-4
1953 Ken Rosewall Vic Seixas 6-3 6-4 1-6 6-2
1954 Tony Trabert Art Larsen 6-4 7-5 6-1
1955 Tony Trabert Sven Davidson 2-6 6-1 6-4 6-2
1956 Lew Hoad Sven Davidson 6-4 8-6 6-3
1957 Sven Davidson Herbert Flam 6-3 6-4 6-4
1958 Mervyn Rose Luis Ayala 6-3 6-4 6-4
1959 Nicola Pietrangeli Ian Vermaak 3-6 6-3 6-4 6-1
1960 Nicola Pietrangeli Luis Ayala 3-6 6-3 6-4 4-6 6-3
1961 Manuel Santana Nicola Pietrangeli 4-6 6-1 3-6 6-0 6-2
1962 Rod Laver Roy Emerson 3-6 2-6 6-3 9-7 6-2
1963 Roy Emerson Pierre Darmon 3-6 6-1 6-4 6-4
1964 Manuel Santana Nicola Pietrangeli 6-3 6-1 4-6 7-5
1965 Fred Stolle Tony Roche 3-6 6-0 6-2 6-3
1966 Tony Roche Istvan Guylas 6-1 6-4 7-5
1967 Roy Emerson Tony Roche 6-1 6-4 2-6 6-2
1968 Ken Rosewall Rod Laver 6-3 6-1 2-6 6-2
1969 Rod Laver Ken Rosewall 6-4 6-3 6-4
1970 Jan Kodeš Zeljko Franulovic 6-2 6-4 6-0
1971 Jan Kodeš Ilie Năstase 8-6 6-2 2-6 7-5
1972 Andrés Gimeno Patrick Proisy 4-6 6-3 6-1 6-1
1973 Ilie Năstase Niki Pilic 6-3 6-3 6-0
1974 Björn Borg Manuel Orantes 6-7 6-0 6-1 6-1
1975 Björn Borg Guillermo Vilas 6-2 6-3 6-4
1976 Adriano Panatta Harold Solomon 6-1 6-4 4-6 7-6
1977 Guillermo Vilas Brian Gottfried 6-0 6-3 6-0
1978 Björn Borg Guillermo Vilas 6-1 6-1 6-3
1979 Björn Borg Víctor Pecci 6-3 6-1 6-7 6-4
1980 Björn Borg Vitas Gerulaitis 6-4 6-1 6-2
1981 Björn Borg Ivan Lendl 6-1 4-6 6-2 3-6 6-1
1982 Mats Wilander Guillermo Vilas 1-6 7-6 6-0 6-4
1983 Yannick Noah Mats Wilander 6-2 7-5 7-6
1984 Ivan Lendl John McEnroe 3-6 2-6 6-4 7-5 7-5
1985 Mats Wilander Ivan Lendl 3-6 6-4 6-2 6-2
1986 Ivan Lendl Mikael Pernfors 6-3 6-2 6-4
1987 Ivan Lendl Mats Wilander 7-5 6-2 3-6 7-6
1988 Mats Wilander Henri Leconte 7-5 6-2 6-1
1989 Michael Chang Stefan Edberg 6-1 3-6 4-6 6-4 6-2
1990 Andrés Gómez Andre Agassi 6-3 2-6 6-4 6-4
1991 Jim Courier Andre Agassi 3-6 6-4 2-6 6-1 6-4
1992 Jim Courier Petr Korda 7-5 6-2 6-1
1993 Sergi Bruguera Jim Courier 6-4 2-6 6-2 3-6 6-3
1994 Sergi Bruguera Alberto Berasategui 6-3 7-5 2-6 6-1
1995 Thomas Muster Michael Chang 7-5 6-2 6-4
1996 Yevgeny Kafelnikov Michael Stich 7-6 7-5 7-6
1997 Gustavo Kuerten Sergi Bruguera 6-3 6-4 6-2
1998 Carlos Moyá Alex Corretja 6-3 7-5 6-3
1999 Andre Agassi Andrei Medvedev 1-6 2-6 6-4 6-3 6-4
2000 Gustavo Kuerten Magnus Norman 6-2 6-3 2-6 7-6(6)
2001 Gustavo Kuerten Alex Corretja 6-7(3) 7-5 6-2 6-0
2002 Albert Costa Juan Carlos Ferrero 6-1 6-0 4-6 6-3
2003 Juan Carlos Ferrero Martin Verkerk 6-1 6-3 6-2
2004 Gastón Gaudio Guillermo Coria 0-6 3-6 6-4 6-1 8-6
2005 Rafael Nadal Mariano Puerta 6-7(6) 6-3 6-1 7-5
2006 Rafael Nadal Roger Federer 1-6 6-1 6-4 7-6(4)
2007 Rafael Nadal Roger Federer 6-3 4-6 6-3 6-4
2008 Rafael Nadal Roger Federer 6-1 6-3 6-0


Maiores campeões
Björn Borg : 6 títulos
Henri Cochet, Rafael Nadal : 4
René Lacoste, Ivan Lendl, Mats Wilander, Gustavo Kuerten : 3

Finais simples femininas
Ano Campeã Vice-campeã Resultado
1920 Suzanne Lenglen Marguerite Broquedis-Billout 6/1 7/5
1921 Suzanne Lenglen Germaine Golding w.o.
1922 Suzanne Lenglen Germaine Golding 6/4 6/0
1923 Suzanne Lenglen Germaine Golding 6-1 6-4
1924 Diddie Vlasto Jeanne Vaussard 6-2 6-3
1925 Suzanne Lenglen Kitty McKane 6-1 6-2
1926 Suzanne Lenglen Mary Browne 6-1 6-0
1927 Kornelia Bouman Irene Peacock 6-2 6-4
1928 Helen Moody Eileen Bennett 6-1 6-2
1929 Helen Moody Simone Mathieu 6-3 6-4
1930 Helen Moody Helen Hull Jacobs 6-2 6-1
1931 Cilly Aussem Betty Nuthall 8-6 6-1
1932 Helen Moody Simone Mathieu 7-5 6-1
1933 Margaret Scriven Simone Mathieu 6-2 4-6 6-4
1934 Margaret Scriven Helen Hull Jacobs 7-5 4-6 6-1
1935 Hilde Sperling Simone Mathieu 6-2 6-1
1936 Hilde Sperling Simone Mathieu 6-3 6-4
1937 Hilde Sperling Simone Mathieu 6-2 6-4
1938 Simone Mathieu Nelly Landry 6-0 6-3
1939 Simone Mathieu Jadwiga Jedrzejowska 6-3 8-6
1940-1945 não disputado devido à Segunda Guerra Mundial
1946 Margaret Osborne Pauline Betz 1-6 8-6 7-5
1947 Pat Todd Doris Hart 6-3 3-6 6-4
1948 Nelly Landry Shirley Fry 6-2 0-6 6-0
1949 Margaret Pont Nelly Adamson-Landry 7-5 6-2
1950 Doris Hart Pat Todd 6-4 4-6 6-2
1951 Shirley Fry Doris Hart 6-3 3-6 6-3
1952 Doris Hart Shirley Fry 6-4 6-4
1953 Maureen Connolly Doris Hart 6-2 6-4
1954 Maureen Connolly Ginette Bucaille 6-4 6-1
1955 Angela Mortimer Dorothy Knode 2-6 7-5 10-8
1956 Althea Gibson Angela Mortimer 6-0 12-10
1957 Shirley Bloomer Dorothy Knode 6-1 6-3
1958 Zsuzsi Kormoczy Shirley Bloomer 6-4 1-6 6-2
1959 Christine Truman Zsuzsi Kormoczy 6-4 7-5
1960 Darlene Hard Yola Ramírez 6-3 6-4
1961 Ann Haydon Jones Yola Ramírez 6-2 6-1
1962 Margaret Court Lesley Turner 6-3 3-6 7-5
1963 Lesley Turner Ann Haydon Jones 2-6 6-3 7-5
1964 Margaret Court Maria Esther Bueno 5-7 6-1 6-2
1965 Lesley Turner Margaret Smith 6-3 6-4
1966 Ann Haydon Jones Nancy Richey 6-3 6-1
1967 Françoise Dürr Lesley Turner 4-6 6-3 6-4
1968 Nancy Richey Ann Haydon Jones 5-7 6-4 6-1
1969 Margaret Court Ann Haydon Jones 6-1 4-6 6-3
1970 Margaret Court Helga Niessen 6-2 6-4
1971 Evonne Goolagong Helen Gourlay 6-3 7-5
1972 Billie Jean King Evonne Goolagong 6-3 6-3
1973 Margaret Court Chris Evert 6-7 7-6 6-4
1974 Chris Evert Olga Morozova 6-1 6-2
1975 Chris Evert Martina Navratilova 2-6 6-2 6-1
1976 Sue Barker Renata Tomanova 6-2 0-6 6-2
1977 Mima Jaušovec Florenta Mihai 6-2 6-7 6-1
1978 Virginia Ruzici Mima Jaušovec 6-2 6-2
1979 Chris Evert Wendy Turnbull 6-2 6-0
1980 Chris Evert Virginia Ruzici 6-0 6-3
1981 Hana Mandlikova Sylvia Hanika 6-2 6-4
1982 Martina Navratilova Andrea Jaeger 7-6 6-1
1983 Chris Evert Mima Jaušovec 6-1 6-2
1984 Martina Navratilova Chris Evert 6-3 6-1
1985 Chris Evert Martina Navratilova 6-3 6-7(4) 7-5
1986 Chris Evert Martina Navratilova 2-6 6-3 6-3
1987 Steffi Graf Martina Navratilova 6-4 4-6 8-6
1988 Steffi Graf Natasha Zvereva 6-0 6-0
1989 Arantxa Sánchez Steffi Graf 7-6(6) 3-6 7-5
1990 Monica Seleš Steffi Graf 7-6(6) 6-4
1991 Monica Seleš Arantxa Sánchez 6-3 6-4
1992 Monica Seleš Steffi Graf 6-2 3-6 10-8
1993 Steffi Graf Mary Joe Fernández 4-6 6-2 6-4
1994 Arantxa Sánchez Mary Pierce 6-4 6-4
1995 Steffi Graf Arantxa Sánchez 7-5 4-6 6-0
1996 Steffi Graf Arantxa Sánchez 6-3 6-7(4) 10-8
1997 Iva Majoli Martina Hingis 6-4 6-2
1998 Arantxa Sánchez Monica Seles 7-6(5) 0-6 6-2
1999 Steffi Graf Martina Hingis 4-6 7-5 6-2
2000 Mary Pierce Conchita Martínez 6-2 7-5
2001 Jennifer Capriati Kim Clijsters 1-6 6-4 12-10
2002 Serena Williams Venus Williams 7-5 6-3
2003 Justine Henin- Kim Clijsters 6-0 6-4
2004 Anastasia Myskina Elena Dementieva 6-1 6-2
2005 Justine Henin- Mary Pierce 6-1 6-1
2006 Justine Henin- Svetlana Kuznetsova 6-4 6-4
2007 Justine Henin Ana Ivanović 6-1 6-2
2008 Ana Ivanović Dinara Safina 6-4 6-3

Maiores campeãs

Chris Evert : 7 títulos
Suzanne Lenglen e Steffi Graf : 6
Margaret Smith-Court : 5
Helen Wills-Moody e Justine Henin : 4
Arantxa Sánchez Vicario, / Monica Seles, Hilde Sperling : 3

Prémios e pontos ATP

Nota: desde 2007 o torneio de Roland-Garros distribui os mesmos prémios para homens e mulheres.
Ronda Pontos Prémio
Vencedor 200 1 000 000€
Finalista 140 470 000 €
Semifinal 90 235 000 €
Quartas-de-final 50 117 500 €
Oitavas-de-final 30 66 250 €
Terceira ronda 15 38 600 €
Segunda ronda 7 23 280 €
Primeira ronda 1 14 290 €

in www.wikipedia.pt

quarta-feira, 13 de maio de 2009

275 famílias do bairro recebem Rendimento Social de Inserção - Moradores levam 1 milhão para casa



Na Bela Vista, o problemático bairro de Setúbal onde moram cerca de cinco mil pessoas, mais de mil dependem do Rendimento Social de Inserção.
São 275 as famílias que recebem "uma média de 300 a 350 euros por mês", adiantou ao CM Manuel Pereira, director da ACM, associação que trata, em articulação com a Segurança Social, dos processos.
Fazendo as contas a doze meses, as famílias apoiadas pelo Estado recebem cerca de 1,155 milhões de euros por ano do Ministério da Solidariedade Social.


Manuel Pereira lembra que um dos principais problemas do bairro está 'na população mais jovem, que tem grande dificuldade em se integrar socialmente'. No ano passado, o Observatório do Bairro da Bela Vista – criado pela Câmara Municipal e várias associações que trabalham no terreno – divulgou um estudo exaustivo sobre a população do Bairro.
O estudo alerta para o facto de 'a taxa de pobreza rondar os 53 por cento, sendo nas famílias com filhos menores que esta incidência é maior, o que leva a que praticamente sete em cada dez menores estejam em situação de risco de pobreza'.

O mesmo estudo aponta para uma taxa de desemprego de 28,7% e mostra que apenas 5% da população concluiu o Ensino Secundário. A maioria dos jovens diz que quer abandonar o bairro.

Entretanto, na madrugada de ontem a calma regressou à Bela Vista. Depois de, no sábado, a polícia ter montado uma grande operação para apanhar os delinquentes que incendiavam carros, a PSP intensificou as patrulhas.

Ao longo de toda a noite e madrugada de segunda-feira, as carrinhas do Corpo de Intervenção percorreram constantemente as ruas, incluindo o Bairro Azul, de onde partiu o grupo que incendiou carros e contentores nas duas noites anteriores. Os polícias revistaram carros, identificaram quem circulava e tiraram fotografias aos jovens que mandaram parar.

A noite acabou por ser tranquila – o momento de maior tensão aconteceu por volta das 21h00, quando se ouviu um petardo no pátio interior de um dos prédios, mas os agentes da PSP não conseguiram identificar os desordeiros. Vários caixotes do lixo foram ateados, mas a pronta intervenção dos bombeiros, sempre escoltados por polícias armados com shotguns, impediu problemas de maior.

IRMÃ ESPERANÇA LUTA CONTRA MEDO

A única voluntária para o espaço cedido à Paróquia da Nossa Senhora da Conceição lamenta ao CM que a sala que deveria servir de ATL às crianças da Bela Vista esteja 'vandalizada e vazia'. Franciscana, a irmã Esperança diz que está sozinha 'porque mais ninguém que vir para o bairro' e 'as crianças que vêm não ficam por muito tempo'. Mas promete não desistir.

ASSALTANTES PRESOS JÁ ERAM INVESTIGADOS

Depois de terem sido presos anteontem à noite a tentarem assaltar o supermercado Intermarché, no Carregado, os cinco elementos do bairro da Bela Vista acompanharam a PSP nas buscas domiciliárias já na madrugada de ontem, durante as quais foi apreendido diverso material, que, segundo fonte da PSP, permite relacioná-los a vários assaltos à mão armada a viaturas, em Lisboa e na Margem Sul. Do rol das apreensões fazem parte uma réplica de Softair, três munições de caçadeira, calibre 12 mm, variada roupa usada em assaltos e cerca de 200 gramas de haxixe.

De referir que, aquando das detenções, foram apreendidas aos assaltantes duas viaturas, uma pistola 7,65 mm, gorros, luvas e ainda um extintor que iria ser utilizado contra a polícia no bairro. Ao que o CM apurou, os cinco homens, com idades entre os 20 e 25 anos, já estavam a ser investigados desde Outubro de 2008 por crimes violentos, tendo entretanto sido detido um deles, a quem foi apreendida uma caçadeira de canos serrados. Quanto aos três homens ouvidos ontem no Tribunal de Setúbal, um ficou sujeito a apresentações periódicas (detido por posse de droga) e os outros dois restituídos à liberdade – um detido por injúrias e outro por participação nos incidentes no bairro.

O dia de ontem foi calmo no Bairro da Bela Vista, apesar do forte dispositivo policial no local. Perto das 14h00, houve um pequeno foco de incêndio num caixote do lixo, mas que foi prontamente extinto pelos Bombeiros.

'HÁ UM CALDO FAVORÁVEL À EXPLOSÃO' (Carlos Almeida, Presidente da Junta de S. Sebastião)

Correio da Manhã – Como explica a onda de violência que tem assolado a Bela Vista?

Carlos Almeida – Existe aqui um caldo que favorece a explosão, como se tem verificado nos últimos dias. A população sofre de vários problemas, como a pobreza acima dos 50 por cento, desemprego e baixa escolaridade.

– Que medidas devem ser tomadas de imediato?

– É fundamental que seja restabelecida a ordem pública, mas a acção das forças de segurança não nos pode impedir de analisar as razões destes acontecimentos. Precisamos de intervir no bairro para criar melhores condições para quem vive aqui

– A quem cabe agir?

– O Governo sabe que existem problemas neste e noutros bairros há muito tempo. É preciso tomar medidas para a requalificação do bairro e para o combate ao desemprego.

DEPOIMENTOS

'SE PUDESSE SAIR DO BAIRRO NÃO HESITAVA' (José Manuel Rosa, 76 anos)

'Vivo na Bela Vista há dez anos e acho tudo isto terrível. Só quero que me respeitem e não se metam comigo. Há aqui grupos que não conseguem conviver com a polícia. Se pudesse sair do bairro não hesitava.'

'NÃO QUERO A MINHA FILHA A ESTUDAR AQUI' (Luís Gomes, 33 anos)

'Tenho uma filha de seis anos e não suporto a ideia de a ver no meio de bairros tão perigosos. Para o ano vou tirá-la daqui. Tudo aqui é degradado, até a mente das pessoas.'

'O BAIRRO É CALMO. O PROBLEMA É A FAMA' (Leonel Catarino, 40 anos)

'Estou no bairro há vinte anos e não tenho vergonha de dizer que gosto muito. Isto não é nada de mais. O pior é a fama. Aqui ninguém faz mal a ninguém. O pior é quando se metem connosco sem termos culpa.'

BELA VISTA, BERÇO PARA ESTRELAS DA BOLA

'O que aconteceu nos últimos dias na Bela Vista é mau para toda a gente. E não é a imagem real do bairro onde vivi.' As palavras são de Sandro, capitão do Vitória de Setúbal e uma das estrelas do futebol nascido ou crescido no mesmo local onde hoje reina a violência. Mas Sandro não é o único. José Mourinho, quando se licenciou, fez o seu estágio como professor de Educação Física na escola da Bela Vista; Frechaut, agora no Braga, frequentou a mesma escola; Bruno Ribeiro e Mário Loja cresceram ali e Silvino, adjunto de Mourinho no Inter, é um dos filhos da terra.

NOTAS

AMEAÇAS: VINGANÇA PROMETIDA

Com as matrículas dos carros tapadas e capuzes a ocultar a cara, quatro homens disseram ontem à TVI estarem 'dispostos a tudo' para vingar a morte de ‘Toninho’, morto pela GNR no Algarve.

PSP: PAZ A CURTO PRAZO

O director nacional da PSP, Oliveira Pereira, acredita que a paz vai regressar à Bela Vista a 'curto prazo' e que não existe uma 'organização criminosa estruturada'.

CÓDIGO: GENERAL CRITICA

O ex-secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, general Leonel Carvalho, criticou os 'formalismos' do Código de Processo Penal e pediu a detenção de jovens a partir dos 12 anos.

in www.correiomanha.pt

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Arroz à Valenciana



Ingredientes:
500 gr de arroz
125 gr de vitela de guisar (sem osso)
1/2 frango
50 amêijoas
30 mexilhões
250 gr de camarões
250 gr de lulas pequenas
2 pimentos vermelhos
1 pimento verde
1 colher de chá de açafrão em flor
1 cebola grande
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de óleo
100 gr de toucinho magro ou bacon
1 chouriço
Sal e pimenta
1 pitada de pimentão

Preparação:
Pique a cebola. Deite-a num tacho grande, juntamente com as gorduras (óleo e azeite), e refogue até ganharem cor.
Corte o frango em pedaços pequenos. Tempere-o com sal e sumo de limão, pelo menos com 3 horas de antecedência. Tempere igualmente a vitela.
Deite as carnes no tacho com as gorduras, para refogarem, deixando-as aloirar bem.
Nesta altura junte o chouriço cortado às rodelas e o toucinho em tirinhas (sem o couro), aloure mais algum tempo, deite um pouco de água e, pouco a pouco, adicione a água necessária para fazer um bom caldo.
Junte todos os pimentos, cortados em tiras, assim como as lulas, previamente arranjadas e cortadas em rodelas.
Deixe tudo refogar, em lume brando para apurar bem.
Lave muito bem as amêijoas e os mexilhões e ponha-os a abrir num tacho ao lume. Depois de abertos, retire metade dos mexilhões das cascas, coe a água que largaram ao abrir e junte tudo (marisco e água) ao caldo que contém as carnes.
Deite também neste caldo os camarões, depois de lavados, e tempere tudo com sal e pimenta, um pouco de açafrão (o açafrão é torrado e depois desfeito num pouco de sumo de limão) e o pimentão.
Junte o arroz ao caldo, a ferver, depois de ter verificado os temperos.
Logo que levante fervura, diminua o lume para o mínimo até acabar de cozer.
Este arroz deve ficar um pouco «malandro».

domingo, 10 de maio de 2009

Murmúrio d'água - Manuel Bandeira


Murmúrio d'água, és tão suave a meus ouvidos...
Faz tanto bem à minha dor teu refrigério!
Nem sei passar sem teu murmúrio a meus ouvidos,
Sem teu suave, teu afável refrigério.

Água de fonte... água de oceano... água de pranto...
Água de rio...
Água de chuva, água cantante das levadas...
Têm para mim, todas, consolos de acalanto,
A que sorrio...

A que sorri a minha cínica descrença.
A que sorri o meu opróbrio de viver.
A que sorri o mais profundo desencanto
Do mais profundo e mais recôndito em meu ser!
Sorriem como aqueles cegos de nascença
Aos quais Jesus de súbito fazia ver...

A minha mãe ouvi dizer que era minh'ama
Tranqüila e mansa.
Talvez ouvi, quando criança,
Cantigas tristes que cantou à minha cama.
Talvez por isso eu me comova a aquela mágoa.
Talvez por isso eu me comova tanto à mágoa
Do teu rumor, murmúrio d'água...

A meiga e triste rapariga
Punha talvez nessa cantiga
A sua dor e mais a dor de sua raça...
Pobre mulher, sombria filha da desgraça!

- Murmúrio d'água, és a cantiga de minh'alma

sábado, 9 de maio de 2009

Algarve continua com maior qualidade - Bandeira azul para mais 33 praias



Portugal vai ter, este Verão, mais 33 zonas balneares galardoadas com Bandeira Azul, anunciou, esta manhã, em conferência de imprensa, a Associação Bandeira Azul.

Passam, assim a existir em todo o país, incluindo Açores e Madeira, 226 praias (nove fluviais e 217 costeiras) e 15 marinas com bandeira azul, garante da qualidade da zona balnear, traduzida no cumprimento de 29 critérios.

Este ano a lista das 226 praias costeiras e fluviais está diferente por causa das 20 novas praias que nunca se tinham candidatado antes e que terão agora o galardão mas também devido às 25 praias que reentraram - depois de em 2008 não terem hasteado a Bandeira Azul - e às 15 praias que saíram.

Entre as praias que perderam este ano o galardão estão a de Vila Praia de Âncora, no Norte, a do Magoito na zona do Vale do Tejo e a de S. Rafael, no Algarve. A falta de nadadores-salvadores é um dos motivos que levou à perda do galardão por falta de garantia de segurança.

O Algarve é a região que continua a contar com maior número de bandeiras, contanto com 54 praias galardoadas, mais seis do que no ano passado. Este ano, as novas praias que entraram para a contagem pela primeira vez são a Faro Ria, a Praia do Camilo (Lagos) e a Fuzeta Ria (Olhão).

Segue-se a região Norte, com 43 bandeiras, mais seis do que em 2008, destacando-se a entrada no programa de Freixo-de-Espada-à-Cinta, com a zona balnear fluvial de Congida. As outras novas praias do Norte são o Funtão, Agudela e Srª da Boa Nova (as três em Matosinhos) e a Foz (Porto). A sexta zona balnear foi uma que reentrou este ano.

Na zona do Vale do Tejo, estreiam-se a Aldeia do Mato (Abrantes), Valhelhas (Guarda), Avencas e Abano (Cascais), Tarquinio/Paraíso e Praia do CDS (Almada).

Nos Açores as novas praias são todas em Ponta Delgada: Poças Sul dos Mosteiros e Poços de São Vicente Ferreira. Pela Madeira, surgem este ano São Roque (Machico), Ribeiro Salgado (Porto Santo) e Roca Mar e Garajau (Santa Cruz).

As regiões Centro e Alentejo não registaram praias novas.

José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul, destacou o aumento de quatro praias fluviais com bandeira azul (perfazendo um total de nove praias), resultado de um “investimento na construção de infraestruturas” que melhoram as condições das zonas balneares no interior do país.

O galardão Bandeira Azul só pode ser hasteado de Junho a Setembro, para cumprir normas internacionais, explicou Catarina Gonçalves, da Associação Bandeira Azul. A fase de vistorias, para confirmar as intenções expressas nas candidaturas e entregar o galardão, vai começar agora, explicou. Só então as praias poderão hastear as bandeiras.

in www.publico.pt

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Ténis



O Ténis (português europeu) ou tênis (português brasileiro) é um desporto de origem britânica, disputado em campos geralmente abertos e de superfícies sintéticas (Australia Open), cimento (US Open), terra batida (Roland Garros), ou relva (Wimbledon). P
articipam no jogo dois oponentes ou duas duplas de oponentes, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não. O campo é dividido em dois meio-campos por uma rede, e o objetivo do jogo é bater uma pequena bola para além da rede (para o meio-campo adversário) com ajuda de uma raquete.

Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro do campo adversário, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites do outra meio-campo.
O desporto assim possui aspectos de ataque (rebater bem a bola, dificultando a devolução do adversário) e defesa (bom posicionamento em campo, antecipação do lance adversário etc).

O ténis possui um sistema de pontuação, que subdivide o jogo em jogos e sets/.
De certa maneira, um jogo é um conjunto de pontos (15-30-40-game) e um set é um conjunto de games (1-2-3-4-5-set).
Cada jogo tem um jogador responsável por recolocar a bola em jogo: fazer o serviço ou lançar.
No ténis de competição, é comum que o jogador que serve facture o jogo, já que tem a vantagem do ataque e dita o ritmo do jogo.
Desta forma, uma das estratégias de jogo é tentar inverter esta vantagem durante a troca de bola ou durante a defesa fazer com que o adversário, através de erros, perca os jogos em que lança a bola.
Ganha o encontro´aquele que atingir um número de sets pré-definido - geralmente 2 sets, sendo de 3 sets para os grandes torneios masculinos.

Linguagem do desporto


Ace / Ás - Saque que, bem colocado ou batido com muita eficácia, não dá chance ao adversário de pegar a bola na tentativa de resposta.
Approach / Aproximação - O approach é o golpe que propicia ao tenista que o executou chegar à rede para tentar um voleio, feito proximo ao T na quadra.
Backhand - Pancada de esquerda (ou, para canhotos, de direita), batida com as costas da mão viradas para a frente.
Baloeiro - É uma gíria pejorativa utilizada entre os tenistas para se referir aos jogadores que mandam bolas altas (balões) de difícil devolução. Normalmente os jogadores iniciantes ou com pouca técnica se valem de tais artifícios para ganhar ao adversário, ainda que involuntariamente. Entretanto, há alguns jogadores profissionais famosos por "dar balão". Pete Sampras, por exemplo, apesar de não ser "baloeiro", costumava mandar bolas altas na esquerda de Agassi para vencer seu rival.
Break / Quebra de serviçoPE / Quebra de saquePB - Ganhar o jogo em que foi o adversário quem sacou.
Break point - Ponto que favorece o recebedor e assim pode conduzir à quebra de saque.
Challenger - Categoria de torneio profissional masculino, com premiação que varia de US$ 25 a US$ 150 mil.
Deuce / Iguais ou Vantagem nula - Palavra de origem francesa, que significa igualdade no placard de um game depois de ele atingir 40/40.
Drive - Qualquer golpe dado no fundo da quadra.
Drop shot / Amortie / DeixadinhaPB - É um golpe dado com efeito cortado (underspin) ou lateral (sidespin) para que a bola aterrisse perto da rede do lado adversário.
Falta - Um erro no saque (por sacar a bola para rede, para fora da área permitida, ou por pisar a linha de fundo de quadra). Dois erros consecutivos, ou dupla falta, fazem o servidor dar um ponto ao oponente.
FIT ou ITF - Sigla da Federação Internacional de Tênis (International Tennis Federation)
Follow Through - ato de manter contato da raquete com a bola (depois do contato inicial das mesmas) por um certo tempo para melhor direcionamento da bola. Como se estivesse "empurrando" a bola. Geralmente esse contato é mantido por volta de dois a três centímetros.
Forehand: Pancada de direita (ou, para canhotos, de esquerda), batida com a palma da mão virada para fora.
Grip / PunhoPE / EmpunhaduraPB - Parte da raquete onde o tenista segura para a usar. Cabo. Também denomina a forma de segurar a raquete. Usado também para designar o material que envolve o cabo, algumas vezes emborrachado e que evita que a mão escorregue.
Tipos de empunhadura:
Western'(Ocidental, em português)
Eastern (Oriental, em português)
Continental (direita e esquerda)
Net - Lance no qual durante a execução do saque, a bola toca a fita da rede (net) e cai dentro da área de saque, resultando em um novo primeiro ou segundo serviço.
Lob / Chapéu ou Balão - Golpe dado sobre o adversário quando ele está próximo da rede. Tecnicamente, o lob é uma passada so que a bola passa por cima dele (passing shot).
Love - é o mesmo que zero. Os estudiosos dizem que foi introduzido à linguagem do ténis por dois motivos: O primeiro deles é o facto de que se o jogador está com zero, significa que ele só joga por amor, em inglês Love. O segundo dele é o fato de na língua francesa, l'oeuf significar ovo, que parece um zero.
Match point - Ponto que permite encerrar a partida.
Overhead - Golpe dado por sobre a cabeça depois da bola tocar o campo.
Passing Shot / Passada - Golpe dado sobre o adversário quando este está próximo da rede, em que a bola lhe passa pela esquerda ou direita.



Raquete

Em 1583, surge a primeira raquete com encordoamento vertical, como as de hoje, em substituição ao transversal.
A raquete desenvolvida pelo holandês Mitelli, em 1675, tem o cabo mais longo em relação à área de impacto. O aparecimento da raquete com cabo liso, em 1891, ajuda a evitar as habituais torções no pulso.

No fim do século XIX, acontece uma grande revolução no formato: o lançamento dos primeiros modelos ovais.
A área de batida das bolas também se renova. Os minúsculos quadrados do encordoamento se multiplicam. Inspirada em instrumentos musicais italianos, a raquete de 1930 é apresentada com um novo desenho.

Esse desenho ficou conhecido por ter uma aparência de "panelões", raquetes com cabo metálico e área de impacto maior para facilitar o jogo.
Hoje em dia, a raquete mais moderna tem a abertura na armação que reduz a resistência do ar, a área de batida é menor e a corda mais fina.



O court / quadraPB


O ténis é jogado numa superfície plana retangular, geralmente da grama, saibro, ou em piso duro.
O campo tem 78 pés (23,77m) de comprimento, e a sua largura é de 27 pés (8,23m) para partidas singulares, e 36 pés (10,97m) para partidas a pares.
O espaço adicional em torno do campo é requerido para que os jogadores possam alcançar a bola quando esta passa os limites do campo.
Uma rede é esticada a meio do campo em toda a sua largura, paralela com as linhas de base, dividindo-o em duas partes iguais.
A rede tem 3 pés e 6 polegadas (1,07m) de altura nas extremidades, e 3 pés (914mm) de altura no centro.

Há três tipos principais de campos, dependendo dos materiais usados para a superfície do mesmo.
Cada superfície fornece uma diferença na velocidade e no salto da bola de ténis.



/ Terra batidaPE / SaibroPB
O campo de terra batida é composto por terra e argila, coberta com pó de tijolo, um piso que torna o jogo um pouco mais lento.
As bolas saltam relativamente altas e mais lentamente, fazendo com que seja mais difícil que um jogador bata um tiro indefensável.
Em campos de argila, as linhas de chamada são facilmente visíveis porque a bola deixa uma marca no solo. O Torneio de Roland Garros disputa-se em campos deste tipo.


/ Piso rápidoPE / Piso duroPB
Este tipo de campo abrange muitas superfícies diferentes, variando do cimento, tartan ou asfalto até superfícies de madeira ou grama artificial semelhante a AstroTurf.
É um piso de jogo rápido mas de fácil execução técnica, devido ao seu piso regular. Os ressaltos baixos fazem com que as jogadas sejam curtas e poderosas; jogadores do tipo serviço-rede têm vantagem neste tipo de superfície.


/ RelvaPE / GramaPB
Como o próprio nome indica, é feito de relva. É o piso mais rápido do tênis, caracterizando-se pela irregularidade do ressalto da bola (dependendo de quão saudável a grama é e de quão recentemente foi cortada). Os grandes vencedores nesta superfície jogam ao estilo serviço e voleio, como Pete Sampras. O Torneio de Wimbledon é jogado nesta superfície.


Grand Slam

O Grand Slam é a sequência dos quatro principais torneios do mundo: Roland Garros (França), Wimbledon (Inglaterra), Aberto dos EUA (Estados Unidos) e Aberto da Austrália.

A expressão Grand Slam veio de uma associação com outro desporto, o baseball.
Quando uma equipa consegue completar, de uma só vez, as quatro bases, ela provoca um "grand slam" (grande barulho) no estádio - ninguém se cansa de aplaudir a incrível jogada.
No ténis, quem vence os quatro maiores torneios na mesma temporada consegue um facto tão raro quanto completar as quatro bases sucessivas no baseball, daí a comparação.

Dois homens e três mulheres conseguiram essa proeza:


Masculino
John Donald Budge (Estados Unidos), em 1938.
Rod Laver (Austrália), em 1962 e 1969.

Feminino

Maureen Connoly (Estados Unidos), em 1953.
Margaret Smith Court (Austrália), em 1970.
Steffi Graf (Alemanha), em 1988.

Ano de criação dos torneios Grand Slam

Torneio de Roland Garros - 1891
Torneio de Wimbledon - 1877
Aberto dos Estados Unidos - 1881
Aberto da Austrália - 1905

in www.wikipédia.pt

quarta-feira, 6 de maio de 2009

O meu coração não tem cor - Lúcia Moniz





Composição: José Fanha

Andamos todos a rodar na roda antiga cantando nesta língua que é de mel e de sal
O que está longe fica perto nas cantigas que fazem uma festa tricontinental

Dança-se o samba, a marrabenta também, chora-se o fado, rola-se a coladeira
P´la porta aberta pode entrar sempre alguém, se está cansado diz adeus à

canseira
Vai a correr o corridinho que é bem mandado e saltadinho
E rasga o funaná, faz força no malhão
Que a gente vai dançar sem se atrapalhar no descompasso deste coração

E como é? E como é? E como é?
Vai de roda minha gente, vamos todos dar ao pé

Estamos de maré, vamos dançar, vem juntar o teu ao meu sabor
Põe esta canção a navegar que o meu coração não tem cor
Estamos de maré, vamos dançar, vem juntar o teu ao meu sabor
Põe esta canção a navegar que o meu coração não tem cor

Andamos todos na ciranda cirandeira, preguiça doce e boa, vai de lá, vai de cá
Na nossa boca uma saudade desordeira de figo, de papaia e de guaraná

Vira-se o vira e o merengue também, chora-se a morna, solta-se a sapateia
P´la porta aberta pode entrar sempre alguém que a gente gosta de ter a casa

cheia
Vamos dançar este bailinho, traz a sanfona, o cavaquinho
A chula vai pular nas voltas do baião
Que a gente vai dançar sem se atrapalhar no descompasso deste coração

E como é? E como é? E como é?
Vai de roda minha gente, vamos todos dar ao pé

Estamos de maré, vamos dançar, vem juntar o teu ao meu sabor
Põe esta canção a navegar que o meu coração não tem cor
Estamos de maré, vamos dançar, vem juntar o teu ao meu sabor
Põe esta canção a navegar que o meu coração não tem cor

Estamos de maré, vamos dançar, vem juntar o teu ao meu sabor
Põe esta canção a navegar que o meu coração não tem cor

Hey!
(E vai de volta, vai de volta, p´ra acabar)
Que o meu coração não tem cor

terça-feira, 5 de maio de 2009

Bolo de Bolacha


Ingredientes
200 gr açúcar
200 gr margarina
4 ovos
bolachas torradas ou maria

Preparação:
Bater muito bem as gemas com o açucar e a margarina, por fim juntar as claras batidas em castelo.
Embeber as bolachas em café sem açucar e dispor em camadas, uma de bolachas outra de creme.
Terminar com creme e polvilhar por fim a gosto. (pode ser com raspas de chocolate)

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Sub-20 ganham dinheiro a arranjar miúdos para festas -Giros, novos e RP




Usam a net para publicitar as festas da noite júnior. Pela tarefa receberam o título de RP.
Ganham dinheiro. Podem tirar mais do que o salário mínimo nacional.


O relógio da estação de Algés marca 21h40. Devidamente trajada e maquilhada, Marta Aguilar aguarda o comboio, que teima em não cumprir o horário, enquanto dactilografa no telemóvel.
Dentro de menos de meia hora tem de estar na discoteca Loft e juntar-se ao resto da equipa da Elite Night. Sexta-feira sim, sexta-feira não, a história repete-se. De vestido encarnado e tacão alto, alheia aos piropos que provoca, Marta está pronta para ser a anfitriã de mais uma noite de festa.
Tem 17 anos mas já é uma autêntica profissional. Com direito a título de ‘melhor RP’ da promotora onde trabalha e um recorde pessoal de 500 euros numa só noite.
Estreou-se como relações públicas (RP) há cerca de três anos. Uma amiga lançou-lhe o repto. Decidiu experimentar.
O arranque não foi fácil, 'era nova no meio e muitas pessoas não sabiam que era RP'. Agora, 'são elas a virem ter comigo'. E se há um ano ‘meter’ 100 pessoas 'era o auge, actualmente trazer 200 é razoável, nada de especial!'
Prestes a entrar para a faculdade, está indecisa entre Publicidade e Gestão, acalenta o sonho de, um dia, abrir a sua própria promotora. Entretanto, vai tentando conciliar da melhor forma possível os estudos e o seu ‘ofício’. 'É uma questão de organização, ser RP já interferiu muito com a escola.
No início estava no mundo da lua, só queria saber de noitadas. Claro que as notas caíram e a minha mãe chegou a proibir-me. Até que acordei para a vida e comecei a estudar mais'. Quando percebeu que conseguia fazer as duas coisas, a mãe sossegou um pouco. 'Não gosta mas deixa'.

Também os pais de Joana Ferreira – da mesma idade de Marta – não se opõem a que a filha trabalhe à noite, até 'porque entendem que é uma maneira fácil de ganhar o meu próprio dinheiro'.
Como mora em Cascais, foi na discoteca Bauhaus, famosa pelas matinés para os mais novos, que deu os primeiros passos enquanto RP. 'Safei-me bem e fiquei'.
Depois surgiu a oportunidade de entrar no projecto BeAlive, 'para substituir um amigo que ia sair'. Fazer parte da equipa de RP da BeAlive não a fez baixar as notas. Contudo, reconhece, 'nas fases em que me dedico mais à noite, os estudos ressentem-se sempre'.
Todas as terças-feiras à tarde reúne-se com os coordenadores. Fazem o balanço da festa passada, distribuem os convites para a próxima e saldam contas. A seguir é pôr mãos à obra, 'começo a enviar sms, crio uma frase gira com informação sobre a festa e digo que tenho convites'. Convites que Joana marca com o seu código. Todos os RP têm um, para que no final da noite seja possível contabilizar quantas pessoas ‘meteu’ cada um.
Joana explica que 'a regra costuma ser um euro por pessoa que vem da nossa parte'. No entanto, na BeAlive há uma cláusula e só os três melhores RP da noite, ou seja, os que conseguem trazer mais gente, vêem os seus esforços recompensados monetariamente. Não sendo frequente, houve já vezes em que saiu do Buddha, onde decorrem as festas, de mãos a abanar. 'Sei quando não vou receber nada porque depende do meu esforço, se queremos ganhar dinheiro temos de nos empenhar.' O objectivo é claro – encher a casa – e só lucra quem mostrar resultados.
Para garantir lugar no top 3, Joana desenvolveu o seu próprio esquema, que assenta na ‘subcontratação’ de colaboradores. Espalhados pelas secundárias de diferentes zonas de Lisboa e da Linha de Cascais, são uma preciosa ajuda.

Ao contrário de Joana, que não tenciona continuar a ser RP por muito mais tempo, 'só até entrar para a universidade', Francisco Abecassis encara este trabalho de modo mais sério. A meio do curso de 'Relações Públicas, Marketing e Publicidade' no INEPI (Instituto de Ensino Profissional Intensivo), ser RP não se limita a 'estar com os amigos e ganhar algum dinheiro', uma vez que acaba por lhe 'dar currículo'.
Sabe, porém, que os RP da noite da sua idade 'não têm nada a ver com os das empresas'. É tudo muito mais levado na descontracção. Entrou nisto há um ano e tem-se mantido no bar Lobby. Situado em Santos, zona de excelência dos mais novos, não há sexta-feira que não encha.
O bar, explorado pela promotora Night Project, é um sucesso. Talvez pelo peculiar sistema de todos pagarem à porta com bar aberto.
Às raparigas são cobrados 8 euros e aos rapazes 12, o resto é por conta da casa. Dentro das suas funções, o Francisco tem de ligar aos amigos e conhecidos, mandar sms e chegar mais cedo à discoteca para receber quem lá ‘mete’. Apesar de 'ser tudo feito entre amigos', sente o peso da responsabilidade.
'A noite depende de nós, do número e do tipo de pessoas que metemos lá dentro'. E, a verdade, é que não são todos os que conseguem ser bem sucedidos. Quem não atrai muita gente ou 'faz porcaria' no bar, normalmente vai para a rua. Em média, cada noite costuma render-lhe entre 50 a 60 euros, o que, do seu ponto de vista, compensa 'a parte chata de ter de insistir com as pessoas, passar das mensagens aos telefonemas, ligar e voltar a ligar'.

Francisca Gaivão é colega de Francisco, no Lobby. A sua entrada no mundo dos RP foi ligeiramente diferente. 'O meu primo era colaborador num bar e uma vez faltou uma pessoa que lá trabalhava.' Nesse dia encontraram-se por acaso e ele perguntou-lhe se não queria ir substitui-lo. Pela piada, disse que sim. 'Entretanto avisei os meus amigos e acabou por aparecer lá imensa gente.
A seguir a isto convidaram-me para ser RP'. Após algumas festas no Loft e no Garage, em que chegou a receber 150 euros por uma noite, entrou para a Night Project. Ao feitio extrovertido e despachado Francisca soma o entusiasmo por motas e a ginástica rítmica. A seu ver, a noite está muito mudada. 'Há cada vez mais alternativas e as pessoas dispersam-se mais.' Com uma ponta de saudosismo, recorda o 'por favor, põe-me na tua guest list' de antigamente. A par do aumento da concorrência, também o discurso mudou. 'Agora é mais do tipo: por favor, deixa-me pôr o teu nome na minha guest!'
Sem papas na língua, Francisca desabafa que está um pouco farta da noite e do facto de a verem 'como uma pessoa fútil, que só quer saber de copos'. Como quase tudo na vida, ser RP tem o reverso da medalha. 'Sinto que me canso mais rápido da noite, chega a uma altura em que já não posso ver discotecas'.
O fim do capítulo ‘sou RP’ adivinha-se para breve, mas um novo já está a ser escrito. 'Ando a fazer trabalhos de hospedeira em eventos, é uma boa alternativa'. Para quem ainda tem tanto pela frente, o crepúsculo é apenas o prenúncio de um qualquer novo dia.

CRISE CHEGOU À NOITE. O QUE RENDE É IR AO SUPERMERCADO

Francisca Gaivão começou a sair cedo à noite, acompanhada pelos irmãos mais velhos. Pertence a uma família numerosa. Todos juntos, a contar com os irmãos dos segundos casamentos dos pais divorciados e a irmã adoptada, perfazem dez. Estuda na Sec. Maria Amália, em Lisboa, e diz ser uma aluna média. RP há quase dois anos, alerta que a crise já se sente no bolso dos que vão para os copos. A moda é comprar garrafas no supermercado e ficar a beber na rua. Além de RP, Francisca trabalha como hospedeira. O dinheiro que recebe é gasto no que mais gosta: viagens. A última foi a Londres.

PERFIL

Nome: Francisca Gaivão

Idade: 17 anos

Estudos: 12.º ano, Esc. Secundária Maria Amália

Hóbis: Ginástica rítmica e acrobática

A VETERANA DAS SEXYSSA NA LOFT

'Ser simpática e levar tudo na boa onda' é a fórmula do sucesso de Marta Aguilar. A primeira vez que saiu à noite tinha 15 anos. Pouco tempo depois era RP. Filha de pais divorciados, ambos funcionários da TAP, Marta vive com a mãe em Algés. O pai está pouco a par desta faceta da filha, enquanto a mãe 'não gosta mas deixa'. Estudou durante dez anos no Instituto Espanhol até mudar para a Escola Sec. de Miraflores. Adora o que faz mas lamenta que a noite seja tão falada. 'Quando és minimamente conhecida toda a gente gosta de inventar.'

PERFIL

Nome: Marta Aguilar

Idade: 17 anos

Escola: 11.º ano, Escola Sec. de Miraflores

Hóbis: Ir à praia, estar com os amigos e viajar (nunca paga passagem)

SIMPATIA E SENTIDO DE OPORTUNIDADE

Joana Ferreira fez questão de ser fotografada ao lado dos amigos. Também eles ajudam a encher o Buddha Bar às sextas-feiras. Mais do que isso, garantem a diversão que Joana afirma desfrutar sempre que sai à noite. A partir das duas da manhã, o trabalho está terminado e Joana pode ficar à-vontade. Para trás fica uma semana de contactos e convites, num eficaz sistema que a própria desenvolveu. Empreendedora e dinâmica, a RP não se fica por menos. Este ano vendeu 37 viagens por entre amigos e colegas do liceu e teve direito a uma semana 'à borla' em Benidorm. Quando as oportunidades aparecem, não se faz rogada. E 'safa-se' sempre bem.

PERFIL

Nome: Joana Ferreira

Idade: 17 anos

Escola: 12.º ano, Escola Sec. de São João do Estoril

Hóbis: Ir à praia e estar com os amigos

'TRABALHAR À NOITE SERVIU PARA AFASTAR IDEIAS MÁS QUE TINHA'

Ainda novo nestas lides, Diogo Schaefer divide-se entre as aulas de ténis, no Lisboa Racket Center, a faculdade e as noites como RP. Estreou-se na discoteca BBC e rapidamente assegurou o seu lugar na equipa de RP da promotora Kitsch. De início teve de lutar contra a relutância dos pais. Mas, para Diogo, 'trabalhar à noite serviu para afastar algumas ideias más que tinha deste mundo'. O que mais gosta neste trabalho é 'conhecer muita gente, poder oferecer regalias aos amigos e, claro, a diversão'. Números redondos, 'são cento e tal euros' à noite.

PERFIL

Nome: Diogo Schaefer

Idade: 20 anos

Universidade: 3.º ano de Economia, Lusíada

Hóbis: Ténis, póquer, estar com os amigos e futebol

Motivação: Palavra-chave do sucesso

UM HÓBI QUE DÁ 'TROCOS'

Hugo Antunes está à frente da promotora Be Alive e do bar Alive. Defende que os novos RP são apenas "distribuidores de propaganda, apesar de adorarem o título". No fundo, o que procura são ‘opinion leaders’, "miúdos que, dentro do seu meio, tenham a capacidade de atrair outros". Esta é uma actividade que, na sua opinião, tem de ser vista como um hóbi que dá uns trocos. Dinheiro esse que depois é canalizado para diversos fins.

Cintia Marques Pereira

in www.correiomanha.pt

domingo, 3 de maio de 2009

Estrela da Tarde - José Carlos Ary dos Santos


Estrela da Tarde

Era a tarde mais longa de todas as tardes que me acontecia
Eu esperava por ti, tu não vinhas, tardavas e eu entardecia
Era tarde, tão tarde, que a boca, tardando-lhe o beijo, mordia
Quando à boca da noite surgiste na tarde tal rosa tardia

Quando nós nos olhámos tardámos no beijo que a boca pedia
E na tarde ficámos unidos ardendo na luz que morria
Em nós dois nessa tarde em que tanto tardaste o sol amanhecia
Era tarde de mais para haver outra noite, para haver outro dia

Meu amor, meu amor
Minha estrela da tarde
Que o luar te amanheça e o meu corpo te guarde
Meu amor, meu amor
Eu não tenho a certeza
Se tu és a alegria ou se és a tristeza
Meu amor, meu amor
Eu não tenho a certeza

Foi a noite mais bela de todas as noites que me adormeceram
Dos nocturnos silêncios que à noite de aromas e beijos se encheram
Foi a noite em que os nossos dois corpos cansados não adormeceram
E da estrada mais linda da noite uma festa de fogo fizeram

Foram noites e noites que numa só noite nos aconteceram
Era o dia da noite de todas as noites que nos precederam
Era a noite mais clara daqueles que à noite amando se deram
E entre os braços da noite de tanto se amarem, vivendo morreram

Eu não sei, meu amor, se o que digo é ternura, se é riso, se é pranto
É por ti que adormeço e acordo e acordado recordo no canto
Essa tarde em que tarde surgiste dum triste e profundo recanto
Essa noite em que cedo nasceste despida de mágoa e de espanto

Meu amor, nunca é tarde nem cedo para quem se quer tanto!

Ary dos Santos

sábado, 2 de maio de 2009

Michelle vence ao luar - PRIMEIRO ÊXITO NO ESTORIL OPEN



No último jogo da primeira jornada do Estoril Open, a portuguesa Michelle Brito garantiu a presença na segunda ronda da qualificação, ao superar a japonesa Rika Fujiwara (166.ª jogadora do "ranking" mundial), em dois "sets", com parciais de 6-2 e 6-2. Foi o seu primeiro sucesso no Estoril Open, visto que o ano passado perdeu na ronda inaugural do quadro principal, onde acedeu por convite.
Mesmo tendo sofrido um "break" logo de entrada - o que já não surpreende ninguém devido à sua constante irregularidade no serviço - a jovem portuguesa radicada nos Estados Unidos não demorou muito tempo a demonstrar que, com paciência, acabaria por ultrapassar a nipónica e agendar para domingo um duelo com a romena Alexandra Dulgheru (238.ª tenista WTA).
Actualmente no posto 134, o que lhe vale o estatuto de segunda cabeça-de-séria no "qualifying", Michelle só não conseguiu despachar mais depressa a rival porque, com vários erros à mistura, permitiu que a oponente somasse 4 "breaks". Aliás, para se poder ter uma ideia do atípico embate que terminou já depois das 21 horas (21.21 mais precisamente), quando foi anunciada uma paragem (e mudança de campo, para o único "court" com luz artificial), tinham acontecido 11 "breaks" em 14 jogos! E a japonesa não ganhara um só jogo de serviço!
Michelle - que não quis o "wildcard" que a organização lhe tinha destinado e preferiu disputar a fase de qualificação - mostrou as virtudes de sempre (bom jogo a responder, poderosas bolas do fundo do campo, coragem para atacar em pontos importantes e um talento inquestionável), mas também os erros que há muito lhe são apontados (serviço inconstante, dificuldade em ler as debilidades alheias e súbitas quebras de concentração). No entanto, nem por isso deixou de assegurar a vitória, provando que, mesmo com tantas oscilações, tem jogo para figurar entre a elite do ténis mundial.
Depois da paragem - e da passagem do "court" Central para o número 1 -, Michelle precisou de apenas 6 minutos para fechar o jogo, primeiro servindo com mais calma e depois, como sempre o fez de princípio a fim, quebrando o saque da oponente.


www.record.pt