sexta-feira, 3 de julho de 2009
Anjos de Charlie
Charlie's Angels (Anjos de Charlie em Portugal e As Panteras no Brasil) é uma série de TV norte-americana produzida por Aaron Spelling e Leonard Goldberg para a Rede ABC, levada ao ar em cinco temporadas de 1976 a 1981. Foi criada por Spelling, Goldberg, Ivan Coff e Ben Roberts e possui 115 episódios no total.
Trama
A série traz três belas, corajosas e inteligentes mulheres que trabalham na Agência de Detetives Charles Townsend, comandada pelo misterioso chefe que jamais aparece, apenas passa as orientações por meio de um viva-voz.
O seu homem de confiança, John Bosley, é quem trata pessoalmente com as raparigas, de nomes Sabrina Duncan, Kelly Garrett e Jill Munroe.
Elenco
Kate Jackson - Sabrina Duncan (as três primeiras temporadas)
Jaclyn Smith - Kelly Garrett (as cinco temporadas)
Farrah Fawcett - Jill Munroe (apenas a primeira temporada)
David Doyle - John Bosley
Cheryl Ladd - Kris Munroe (da segunda temporada em diante)
Shelley Hack - Tiffany Welles (apenas a quarta temporada)
Tanya Roberts - Julie Rogers (em substituição a Shelley, até o fim da série)
John Forsythe - Charlie Townsend (apenas a voz do ator)
Episódios
O guia de episódios completo da série pode ser encontrado aqui.
Curiosidades
O misterioso chefe das Panteras, Charlie Townsend, atravessou as cinco temporadas da série sem aparecer, revelando-se para as detectives e para o público apenas no último episódio.
Era o actor John Forsythe, que depois interpretaria o principal personagem da série Dinastia (Dinasty), concorrente de Dallas.
A actriz Farrah Fawcett, na época casada com Lee Majors, estrela da série "O Homem de Seis Milhões de Dólares" (também conhecida no Brasil pelo título Cyborg), abandonou As Panteras ao final da primeira temporada, rompendo o contracto.
Foi então inserida na trama uma irmã de Jill Munroe, Kris, vivida pela cantora Cheryl Ladd, que estreava como actriz. Posteriormente, Farrah faria participações em alguns episódios da série, mas como convidada.
Já Kate Jackson, ressentida pelo facto do seu contrato com a série tê-la feito perder o papel de Joanna Kramer para Meryl Streep no filme Kramer Versus Kramer - que ganharia o Oscar de 1979 nas categorias de filme, actor (para Dustin Hoffman), actriz secundária (para Meryl) e actor secundário (Justin Henry), além do guião adaptado -, resolveu sair ao final da terceira temporada.
Na quarta, entrou no lugar de Sabrina Duncan a detetive Tiffany Welles, vivida por Shelley Hack. Mas o desempenho de Shelley não agradou e, poucos episódios depois entrou, em seu lugar a atriz Tanya Roberts como Julie Rogers, permanecendo até o final ao lado de Cheryl e Jaclyn Smith (Kelly Garrett), a única Pantera a participar de toda a série.
No Brasil, a série foi exibida primeiro pela Rede Globo, em faixas como Quarta Nobre, e depois, já em reprise, na Sessão Aventura, no horário da tarde. Ainda, no início dos anos 90 foi exibida pela TV Gazeta. Depois de mais de dez anos fora da TV aberta brasileira, As Panteras retornaria em 2004 através da Rede 21 (que fazia a chamada como "o cérebro, o corpo e o cabelo", ao mostrar cenas do trio original. "O cabelo", obviamente, se referia a Farrah). Nesse meio tempo, durante os anos 90 a série foi apresentada no Brasil pelo canal por assinatura Fox. Atualmente a serie pode ser assistida no canal por assinatura TCM.
Em Portugal, a série foi transmitida pela RTP1, nos inícios da década de 1980. Presentemente (Junho de 2009) encontra-se em reposição, no canal por assinatura RTP Memória.
No ano 2000, foi lançado o filme As Panteras, trazendo as atrizes Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu na pele das detetives e Bill Murray como Bosley. Mais uma vez, John Forsythe dava voz a Charlie. três anos depois, chegou aos cinemas uma seqüência com participação de Demi Moore e do brasileiro Rodrigo Santoro.
A série serviu de inspiração para 2 desenhos animados: O primeiro, ainda na década de 70 foi Teens Angels and Capitain Caverman, no Brasil conhecido como Capitão Caverna e as Panterinhas, produzido pela Hanna Barbera. O segundo, é o desenho franco-americano da Marathon, Três Espiãs Demais.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário