quinta-feira, 2 de julho de 2009
Pina Baush
Philippine Bausch, mais conhecida como Pina Bausch (Solingen, 27 de julho de 1940 — Wuppertal, 30 de Junho de 2009), foi uma coreógrafa, dançarina, pedagoga de dança e diretora de ballet alemã.
Conhecida principalmente por contar histórias enquanto dança, as suas coreografias eram baseadas nas experiências de vida dos bailarinos e feitas conjuntamente. Várias delas são relacionadas a cidades de todo o mundo, já que a coreógrafa retirava de suas turnês idéias para seu trabalho.
Entre os seus temas recorrentes estavam as interações entre masculino e feminino - uma inspiração para Pedro Almodóvar, em cujo filme, Fala com ela, Pina aparece numa bela sequência de dança.
Foi directora da Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, localizada em Wuppertal. A companhia tem um grande repertório de peças originais e viaja regularmente por vários países.
Reconhecimento
Em 2007, Pina Bausch foi agraciada com o Prêmio Kyoto[1] e, em 2008, com o Prémio Goethe. Em 2008, o cineasta Wim Wenders estava preparando documentário sobre ela.
Produções
"Komm tanz mit mir" ("Vem, Dança Comigo", 1977)
"Keuschheitlegende" ("Lenda de Castidade", 1979)
"Viktor" (1986), ou "Café Muller".
"Rough Cut" (dedicada à Coréia do Sul)[3]
"Água" (2001, é fruto da passagem da coreógrafa pelo Brasil)
Cronologia1940 – Nasceu em Solingen, Alemanha. Seus pais, August e Anita Bausch, tinham um hotel-restaurante em Solingen.
1955 – Com 15 anos inicia estudos de dança na Folkwang School em Essen, com o diretor e coreógrafo Kurt Jooss.
1958 – Forma-se em Dança e Pedagogia da dança em Folkwang.
1959 – 62 – Vai para Nova Iorque dançar na Juilliard School e na Metropolitan Opera House.
1962 – Volta para Alemanha, dançar no recém-fundado ballet da Folkwang, de Kurt Jooss.
1973 – Baush tem 33 anos e é contratada para dirigir o Wuppertaler Tanztheater, mais tarde mudado para Tanztheater Wuppertal Pina Bausch.
1976 – Rompe com formas tradicionais da dança-teatro, utilizando-se de acções paralelas, contraposições estéticas, repetições propositais e uma linguagem corporal incomum para a época.
2009 - Falecimento. Morreu cinco dias após ter-lhe sido diagnosticado um cancro.
in www.wikipedia.pt
Etiquetas:
Alemanha,
Arte,
Bailarina,
Biografias,
Coreógrafa,
Cultura,
Pina Baush
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário