sábado, 28 de fevereiro de 2009

Arquitectura - Projecto "Casa no Gerês" distinguido nos EUA e em Israel


O projecto "Casa no Gerês", da autoria dos arquitectos Graça Correia e Roberto Ragazzi, recebeu novas distinções nos EUA e em Israel, que sucedem a diversos outros prémios conquistados a nível internacional.

"Casa no Gerês" recebeu da parte do International Design Award (IDA), em Los Angeles, a distinção de melhor trabalho na área de categoria residencial, tendo sido também distinguido em Israel, com o prémio da publicação "Architecture of Israel Quarterly", na categoria de melhor projecto do ano.

Todos os projectos vencedores de prémios do IDA, nos EUA, serão incluídos no "2008 International Design Award Art Book", a ser distribuído pelas livrarias de museus de todo o país.

No que concerne ao prémio da publicação "Architecture of Israel Quarterly", "Casa no Gerês" integra a capa do número 76 da revista israelita responsável pela distinção à dupla de arquitectos.

Graça Correia afirmou a "enorme satisfação" por estas novas distinções a "Casa no Gerês", um projecto cujas maiores dificuldades passaram pelo "demorado licenciamento para a sua construção". "Um terço da casa não se encontra assente no solo devido à especificidade do local", sublinha.
A arquitecta destaca que as menções elogiosas referentes à "Casa no Gerês" são "um incentivo" para novos projectos.

"Trabalho não tem faltado - afirma - o que por vezes não se cumpre é a construção de alguns projectos", cenário visto como "muito negativo".
A arquitectura, remata, "não se pode ficar somente por projectos".

No passado, "Casa no Gerês" venceu o Prémio Enor Portugal de Arquitectura em 2007, bem como a Medalha de Ouro na categoria de habitação unifamiliar na Bienal de Miami Beach, EUA, em 2007 também, entre outras distinções.

in www.publico

Sem comentários: