terça-feira, 30 de junho de 2009

H1N1: Portugal regista onze casos. Há 70 mil vítimas no Mundo - Férias em Espanha acabaram em gripe


29 Junho 2009 - 00h30

Portugal regista onze casos de gripe A, anunciou ontem o Ministério da Saúde, que confirmou mais dois casos positivos com o vírus H1N1.
Três dos últimos quatro casos registados no País são de pessoas que viajaram de Palma de Maiorca, nas ilhas Baleares, Espanha.
A Direcção-Geral da Saúde está a averiguar se os casos estão relacionados entre si.
Um dos doentes é um homem, de 25 anos, regressado a 21 de Junho de Palma de Maiorca e que está internado nos Hospitais da Universidade de Coimbra.
O outro caso é uma mulher, de 26 anos, regressada a 25 de Junho de Palma de Maiorca e internada no Hospital de S. João, no Porto.
O estado clínico de ambos é estável. Estes casos juntam-se ao divulgado sexta-feira: uma mulher, de 40 anos, internada no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, que também regressou de avião a 21 de Junho daquela cidade espanhola.

"A existência destes casos não representa uma preocupação acrescida", considerou o Ministério da Saúde, reconhecendo, contudo, que "tal não significa atenuar as medidas de prevenção já tomadas e que têm como objectivo a localização e contenção dos casos.

Em Espanha, há dois doentes de gripe A que correm perigo de vida. Uma grávida de origem marroquina que sofre de asma, de 19 anos, está na unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Gregorio Marañón, em Madrid. Grávida de 28 semanas, não está, contudo, em risco a vida do feto.

A gripe A atinge maior gravidade entre as grávidas, sem que haja uma justificação médica. Segundo a Organização Mundial da Saúde, um terço dos casos graves ocorreram com jovens ou grávidas. O segundo caso grave em Espanha é de um homem, de 32 anos, internado num hospital em Tarragona.

O Ministério da Saúde aconselha que as pessoas com sintomas gripais que tenham estado em locais de risco contactem a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) antes de ir à Urgência.

APONTAMENTOS

PRINCIPAIS SINTOMAS

A gripe A provoca febre alta, diarreia, falta de apetite, dificuldades de respiração, tosse e espirros.

UM MILHÃO NOS EUA

A doença poderá ter infectado um milhão nos Estados Unidos, revela o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças.

João Saramago

in www.correiomanha.pt

Sem comentários: