sexta-feira, 8 de maio de 2009
Ténis
O Ténis (português europeu) ou tênis (português brasileiro) é um desporto de origem britânica, disputado em campos geralmente abertos e de superfícies sintéticas (Australia Open), cimento (US Open), terra batida (Roland Garros), ou relva (Wimbledon). P
articipam no jogo dois oponentes ou duas duplas de oponentes, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não. O campo é dividido em dois meio-campos por uma rede, e o objetivo do jogo é bater uma pequena bola para além da rede (para o meio-campo adversário) com ajuda de uma raquete.
Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro do campo adversário, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites do outra meio-campo.
O desporto assim possui aspectos de ataque (rebater bem a bola, dificultando a devolução do adversário) e defesa (bom posicionamento em campo, antecipação do lance adversário etc).
O ténis possui um sistema de pontuação, que subdivide o jogo em jogos e sets/.
De certa maneira, um jogo é um conjunto de pontos (15-30-40-game) e um set é um conjunto de games (1-2-3-4-5-set).
Cada jogo tem um jogador responsável por recolocar a bola em jogo: fazer o serviço ou lançar.
No ténis de competição, é comum que o jogador que serve facture o jogo, já que tem a vantagem do ataque e dita o ritmo do jogo.
Desta forma, uma das estratégias de jogo é tentar inverter esta vantagem durante a troca de bola ou durante a defesa fazer com que o adversário, através de erros, perca os jogos em que lança a bola.
Ganha o encontro´aquele que atingir um número de sets pré-definido - geralmente 2 sets, sendo de 3 sets para os grandes torneios masculinos.
Linguagem do desporto
Ace / Ás - Saque que, bem colocado ou batido com muita eficácia, não dá chance ao adversário de pegar a bola na tentativa de resposta.
Approach / Aproximação - O approach é o golpe que propicia ao tenista que o executou chegar à rede para tentar um voleio, feito proximo ao T na quadra.
Backhand - Pancada de esquerda (ou, para canhotos, de direita), batida com as costas da mão viradas para a frente.
Baloeiro - É uma gíria pejorativa utilizada entre os tenistas para se referir aos jogadores que mandam bolas altas (balões) de difícil devolução. Normalmente os jogadores iniciantes ou com pouca técnica se valem de tais artifícios para ganhar ao adversário, ainda que involuntariamente. Entretanto, há alguns jogadores profissionais famosos por "dar balão". Pete Sampras, por exemplo, apesar de não ser "baloeiro", costumava mandar bolas altas na esquerda de Agassi para vencer seu rival.
Break / Quebra de serviçoPE / Quebra de saquePB - Ganhar o jogo em que foi o adversário quem sacou.
Break point - Ponto que favorece o recebedor e assim pode conduzir à quebra de saque.
Challenger - Categoria de torneio profissional masculino, com premiação que varia de US$ 25 a US$ 150 mil.
Deuce / Iguais ou Vantagem nula - Palavra de origem francesa, que significa igualdade no placard de um game depois de ele atingir 40/40.
Drive - Qualquer golpe dado no fundo da quadra.
Drop shot / Amortie / DeixadinhaPB - É um golpe dado com efeito cortado (underspin) ou lateral (sidespin) para que a bola aterrisse perto da rede do lado adversário.
Falta - Um erro no saque (por sacar a bola para rede, para fora da área permitida, ou por pisar a linha de fundo de quadra). Dois erros consecutivos, ou dupla falta, fazem o servidor dar um ponto ao oponente.
FIT ou ITF - Sigla da Federação Internacional de Tênis (International Tennis Federation)
Follow Through - ato de manter contato da raquete com a bola (depois do contato inicial das mesmas) por um certo tempo para melhor direcionamento da bola. Como se estivesse "empurrando" a bola. Geralmente esse contato é mantido por volta de dois a três centímetros.
Forehand: Pancada de direita (ou, para canhotos, de esquerda), batida com a palma da mão virada para fora.
Grip / PunhoPE / EmpunhaduraPB - Parte da raquete onde o tenista segura para a usar. Cabo. Também denomina a forma de segurar a raquete. Usado também para designar o material que envolve o cabo, algumas vezes emborrachado e que evita que a mão escorregue.
Tipos de empunhadura:
Western'(Ocidental, em português)
Eastern (Oriental, em português)
Continental (direita e esquerda)
Net - Lance no qual durante a execução do saque, a bola toca a fita da rede (net) e cai dentro da área de saque, resultando em um novo primeiro ou segundo serviço.
Lob / Chapéu ou Balão - Golpe dado sobre o adversário quando ele está próximo da rede. Tecnicamente, o lob é uma passada so que a bola passa por cima dele (passing shot).
Love - é o mesmo que zero. Os estudiosos dizem que foi introduzido à linguagem do ténis por dois motivos: O primeiro deles é o facto de que se o jogador está com zero, significa que ele só joga por amor, em inglês Love. O segundo dele é o fato de na língua francesa, l'oeuf significar ovo, que parece um zero.
Match point - Ponto que permite encerrar a partida.
Overhead - Golpe dado por sobre a cabeça depois da bola tocar o campo.
Passing Shot / Passada - Golpe dado sobre o adversário quando este está próximo da rede, em que a bola lhe passa pela esquerda ou direita.
Raquete
Em 1583, surge a primeira raquete com encordoamento vertical, como as de hoje, em substituição ao transversal.
A raquete desenvolvida pelo holandês Mitelli, em 1675, tem o cabo mais longo em relação à área de impacto. O aparecimento da raquete com cabo liso, em 1891, ajuda a evitar as habituais torções no pulso.
No fim do século XIX, acontece uma grande revolução no formato: o lançamento dos primeiros modelos ovais.
A área de batida das bolas também se renova. Os minúsculos quadrados do encordoamento se multiplicam. Inspirada em instrumentos musicais italianos, a raquete de 1930 é apresentada com um novo desenho.
Esse desenho ficou conhecido por ter uma aparência de "panelões", raquetes com cabo metálico e área de impacto maior para facilitar o jogo.
Hoje em dia, a raquete mais moderna tem a abertura na armação que reduz a resistência do ar, a área de batida é menor e a corda mais fina.
O court / quadraPB
O ténis é jogado numa superfície plana retangular, geralmente da grama, saibro, ou em piso duro.
O campo tem 78 pés (23,77m) de comprimento, e a sua largura é de 27 pés (8,23m) para partidas singulares, e 36 pés (10,97m) para partidas a pares.
O espaço adicional em torno do campo é requerido para que os jogadores possam alcançar a bola quando esta passa os limites do campo.
Uma rede é esticada a meio do campo em toda a sua largura, paralela com as linhas de base, dividindo-o em duas partes iguais.
A rede tem 3 pés e 6 polegadas (1,07m) de altura nas extremidades, e 3 pés (914mm) de altura no centro.
Há três tipos principais de campos, dependendo dos materiais usados para a superfície do mesmo.
Cada superfície fornece uma diferença na velocidade e no salto da bola de ténis.
/ Terra batidaPE / SaibroPB
O campo de terra batida é composto por terra e argila, coberta com pó de tijolo, um piso que torna o jogo um pouco mais lento.
As bolas saltam relativamente altas e mais lentamente, fazendo com que seja mais difícil que um jogador bata um tiro indefensável.
Em campos de argila, as linhas de chamada são facilmente visíveis porque a bola deixa uma marca no solo. O Torneio de Roland Garros disputa-se em campos deste tipo.
/ Piso rápidoPE / Piso duroPB
Este tipo de campo abrange muitas superfícies diferentes, variando do cimento, tartan ou asfalto até superfícies de madeira ou grama artificial semelhante a AstroTurf.
É um piso de jogo rápido mas de fácil execução técnica, devido ao seu piso regular. Os ressaltos baixos fazem com que as jogadas sejam curtas e poderosas; jogadores do tipo serviço-rede têm vantagem neste tipo de superfície.
/ RelvaPE / GramaPB
Como o próprio nome indica, é feito de relva. É o piso mais rápido do tênis, caracterizando-se pela irregularidade do ressalto da bola (dependendo de quão saudável a grama é e de quão recentemente foi cortada). Os grandes vencedores nesta superfície jogam ao estilo serviço e voleio, como Pete Sampras. O Torneio de Wimbledon é jogado nesta superfície.
Grand Slam
O Grand Slam é a sequência dos quatro principais torneios do mundo: Roland Garros (França), Wimbledon (Inglaterra), Aberto dos EUA (Estados Unidos) e Aberto da Austrália.
A expressão Grand Slam veio de uma associação com outro desporto, o baseball.
Quando uma equipa consegue completar, de uma só vez, as quatro bases, ela provoca um "grand slam" (grande barulho) no estádio - ninguém se cansa de aplaudir a incrível jogada.
No ténis, quem vence os quatro maiores torneios na mesma temporada consegue um facto tão raro quanto completar as quatro bases sucessivas no baseball, daí a comparação.
Dois homens e três mulheres conseguiram essa proeza:
Masculino
John Donald Budge (Estados Unidos), em 1938.
Rod Laver (Austrália), em 1962 e 1969.
Feminino
Maureen Connoly (Estados Unidos), em 1953.
Margaret Smith Court (Austrália), em 1970.
Steffi Graf (Alemanha), em 1988.
Ano de criação dos torneios Grand Slam
Torneio de Roland Garros - 1891
Torneio de Wimbledon - 1877
Aberto dos Estados Unidos - 1881
Aberto da Austrália - 1905
in www.wikipédia.pt
Etiquetas:
André Agassi,
desporto,
Frederico Gil,
Michelle Brito,
Rafael Nadal,
Serena Williams,
steffi graff,
Ténis,
Venus Williams
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário