sábado, 19 de julho de 2008

Visita de estudo a Borba e Vila Viçosa (17 e 18 de Maio)




A referida visita de estudo já se realizou há 2 meses, mas ficou-me marcada por vários motivos, especialmente pelo convívio que se gerou entre os professores e os alunos que foram.
É de referir que numa turma de 18 alunos, apenas foram 7, já que os restantes desistiram à última da hora, o que foi bastante chato.
Às 7.30 da manhão, o grupo lá partiu do ISCTE, rumo a Borba, onde supostamente o presidente nos iria receber, mas por algum motivo tal não foi possível.
Antes de almoço houve uma visita ao Cevalor (Centro de Estudos da Pedra ornamental) e a uma pedreira, onde explicaram quais foram as técnicas utilizadas na extracção do mármore e quais são as suas utilizações no dia-a-dia.
Já ao almoço, o grupo foi recebido na Aldeia de São Gregório pelo presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, pela sua esposa e pela sua cadela, a Ritinha e ainda é de referir que este almoço foi bastante animado e tiraram-se muitas fotos.
Depois de almoço, a visita continuou para Vila Viçosa onde foi feita uma pequena visita ao Museu do Mármore, instalado na antiga estação da cp, mas que na minha opinião não está muito bem organizado e alguma da maquinaria que se encontra no exterior do edificio deveria estar mais bem tratada e conservada, já que se pode degradar muito depressa.
Já instalados nos apartementos, houve uma pequena reflexão sobre tudo aquilo que foi visto naquele dia e o que deveria ser feito para preservar o património em questão.
Antes de jantar, o grupo teve a possibilidade de ir ao miradouro do Alto de São Bento de onde é possível avistar Vila Viçosa.
O jantar teve lugar numa taberna tipicamente alentejana e os pratos principais eram os petiscos alentejanos, que eram de comer e chorar por mais e muito calóricos, mas muito bons.
O que é de salientar neste jantar foi o convívio e a camaradagem entre todos aqueles que foram à referida visita de visita de estudo.
Já depois de jantar, o convívio continuou num dos apartamentos e prolongou-se até às 2 e 30 da manhã, onde o que mais reinou foi a alegria e a boa disposição de todos.
No dia seguinte fomos recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Sr Manuel Condenado e pela sua esposa.
Depois da recepção na Câmara Municipal, seguiu-se uma visita ao Paço Ducal de Vila Viçosa, onde infelizmente não se podiam tirar fotografias, mas na minha opinião encontra-se muito bem conservado.
Já depois de almoço, o grupo seguiu para o Castelo de Vila Viçosa, onde foi feita a visita aos museus da caça e de arqueologia, que possuiam peças e outros artefactos bastante interessantes, e que na sua maioria eram pertecentes à Casa de Bragança.
Já na recta final da visita, ainda houve tempo para um lanche num café na Praça da República, onde ainda houve oportunidade de provar as tibornas.

1 comentário:

genoveva disse...

excelente joaninha :) muito boa descrição do que se passou nele fantástico fim de semana. Conhecemo-nos melhor e tu até tiveste o privilégio de dormir com a professora Pina e até de tomar banho com água quente! No fundo a única sortuda foste tu :P adorei a viagem e esta descrição só demonstra que não nos podemos afastar e que deviamos fazer isto mais vezes