sábado, 18 de outubro de 2008

No Hotel Fénix, em Lisboa - Manuscritos de D. Manuel I, cartas de Marcello Caetano e revista KWY em leilão


Manuscritos régios de D. Manuel I, D. Pedro e D. Carlos, cartas de Marcello Caetano e a colecção completa da revista KWY (1958-1968) vão ser leiloados.
Primeiras edições de Fernando Pessoa e Cesário Verde, e fotografias tiradas por Hermenegildo Capelo fazem igualmente parte do lote que será apresentado no Hotel Fénix a dia 25 de Outubro.
"Dentro dos manuscritos, o grande destaque vai para o conjunto de manuscritos de cartas do professor Marcello Caetano enviadas do exílio para um 'António' que não conseguimos identificar", adianta o organizador do leilão, Nuno Gomes.
Mesmo sem conhecer o destinatário das cartas, o "tom íntimo" e os temas das cartas denotam que se tratava de alguém próximo de Marcello Caetano.
"O professor Marcello, com alguma intimidade, vai tecendo alguns comentários sobre as personalidades e sobre o que ia acontecendo à direita portuguesa", afirmou Nuno Gonçalves, salientado a importância do espólio.
O organizador avançou que já teve quem o procurasse para ver as cartas.
"Têm suscitado imensa curiosidade por parte dos coleccionadores", daí que o possível valor a atingir seja "uma incógnita". Para as cartas de Marcello Caetano, o valor de licitação é de 800 euros.

Leilão de peças relevantes da História e cultura portuguesas
Mas para o organizador o destaque vai para a KWY: "é uma revista importantíssima, publicada em Paris, por um grupo muito importante de artistas portugueses onde se inclui René Bertholo, Vieira da Silva, ou Arpad Szènes", disse Nuno Gonçalves.
Para o lote composto por doze números, a base de licitação é de 25 mil euros, mas Nuno Gonçalves espera que "atinja mais" e aponta valores na ordem dos 30 a 35 mil euros como palpite para o preço final.
Na fotografia, a organização realça "um álbum do Hermenegildo Capelo que pertencia ao próprio com algumas fotografias das expedições que fez com Roberto Ivens em África, atravessando de Angola a Moçambique".
Ainda nos livros, estarão em leilão uma primeira edição da "Mensagem" de Fernando Pessoa e uma "primeira edição do Livro de Cesário Verde, em belíssimo estado".
Os lotes a leiloar vão estar expostos na véspera do leilão, dia 24 de Outubro, no Hotel Fénix, em Lisboa.
Ainda não há um número certo de licitadores, mas Nuno Gonçalves que, normalmente, tem nos seus leilões cerca de 150 licitadores, espera mais para dia 25.
"Neste [leilão] espero um bocadinho mais porque, de facto, há algumas peças muitíssimo importantes, que têm um peso relevante na História de Portugal e na cultura portuguesa", concluiu.

in www.publico.pt

Sem comentários: