sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Halloween





O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.


História

A origem do Halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com algumas diferenças em relação às actuais abóboras ou da famosa frase "Doces ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração.
Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2de Novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta).

A celebração do Halloween tem duas origens que no decorrer da História foram se misturando:


Origem Pagã

A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos.
A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo.
No final do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades.
Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração.
Sabe se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de Novembro (a meio caminho entre o Equinócio de Verão e o Solstício de Inverno).
Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam início ao ano novo celta.
A “festa dos mortos” era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam “o céu e a terra” (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor.
A festa era celebrava com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que actuavam como “médiuns” entre as pessoas e os seus antepassados.
Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar os seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.


Origem Cristã

Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar “Todos os Mártires”.
Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (panteão) num templo cristão e o dedicou a “Todos os Santos”, a todos os que nos precederam na fé.
A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III(† 741) mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma.
Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente.
Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro).
Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”.


Etimologia

Visto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de Outubro e o 1° de Novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening -> Hallowe'en -> Halloween.
Rapidamente conclui-se que o termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.

Outra hipótese é que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos.
Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows' Eve.

A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos.
Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados Autos-de-Fé.

Essa designação ficou na história e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no século XIX, ficou assim conhecida como "dia das bruxas", uma lenda histórica.


Halloween, Hoje


Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um caráter completamente distinto do que tinha ao princípio.
Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos.

Entre os elementos acrescentados, temos por exemplo o costume dos “disfarces”, muito possivelmente nascido na França entre os séculos XIV e XV.
Nessa época a Europa foi flagelada pela Peste Negra (peste bubônica), que dizimou perto da metade da população do Continente, criando entre os católicos um grande temor e preocupação com a morte.
Multiplicaram se as Missas na festa dos Fiéis Defuntos e nasceram muitas representações artísticas que recordavam às pessoas a sua própria mortalidade, algumas dessas representações eram conhecidas como danças da morte ou danças macabras.

Alguns fiéis, dotados de um espírito mais burlesco, costumavam adornar na véspera da festa de finados as paredes dos cemitérios com imagens do diabo puxando uma fila de pessoas para a tumba: papas, reis, damas, cavaleiros, monges, camponeses, leprosos, etc. (afinal, a morte não respeita ninguém).
Também eram feitas representações cênicas, com pessoas disfarçadas de personalidades famosas e personificando inclusive a morte, à qual todos deveriam chegar. Possivelmente, a tradição de pedir um doce, sob ameaça de fazer uma travessura (trick or treat, “doce ou travessura”), teve origem na Inglaterra, no período da perseguição protestante contra os católicos (1500 1700).
Nesse período, os católicos ingleses foram privados dos seus direitos legais e não podiam exercer nenhum cargo público. Além disso, foram lhes infligidas multas, altos impostos e até mesmo a prisão.
Celebrar a missa era passível da pena capital e centenas de sacerdotes foram martirizados.
O alvo dessa perseguição foi a tentativa de atentado contra o rei protestante Jorge I.
O plano, conhecido como Gunpowder Plot (“Conspiração da pólvora”), era fazer explodir o Parlamento, matando o rei, e assim dar início a um levante dos católicos oprimidos.
A trama foi descoberta em 5 de novembro de 1605, quando um católico converso chamado Guy Fawkes foi apanhado guardando pólvora na sua casa, tendo sido enforcado logo em seguida.
Em pouco tempo a data converteu se numa grande festa na Inglaterra (que perdura até hoje): muitos protestantes a celebravam usando máscaras e visitando as casas dos católicos para exigir deles cerveja e pastéis, dizendo lhes: trick or treat(doce ou travessuras).
Mais tarde, a comemoração do dia de Guy Fawkes chegou à América trazida pelos primeiros colonos, que a transferiram para o dia 31 de outubro, unindo a com a festa do Halloween, que havia sido introduzida no país pelos imigrantes irlandeses.
Vemos, portanto, que a atual festa do Halloween é produto da mescla de muitas tradições, trazidas pelos colonos no século XVIII para os Estados Unidos e ali integradas de modo interessante na sua cultura.
Muitas delas já foram esquecidas na Europa.

Novos elementos do Halloween
A celebração do 31 de Outubro – muito possivelmente em virtude da sua origem como festa dos druidas – vem sendo ultimamente promovida por diversos grupos “neo pagãos”, e em alguns casos assume até mesmo o caráter de celebração satânica e ocultista.
Hollywood contribui para isso com vários filmes, entre os quais se destaca a série Halloween, na qual a violência plástica e os assassinatos acabam por criar no espectador um estado de angústia e ansiedade.
Muitos desses filmes, apesar das restrições de exibição, acabam sendo vistos por crianças, gerando nelas o medo e uma idéia errada da realidade.
A ligação dessa festa com o mal e com o ocultismo se comprova também pelo fato de que na noite do 31 de outubro se realizam na Irlanda, nos Estados Unidos, no México e em muitos outros países missas negras e outras reuniões desse tipo.
Na celebração actual do Halloween, podemos notar a presença de muitos desses elementos.
As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e toda espécie de monstros horríveis, que às vezes chegam a ter conotações verdadeiramente satânicas.

in www.wikipédia.pt

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Madonna



Madonna Louise Veronica Ciccone, mais conhecida como Madonna, (Bay City, Michigan, 16de agosto de 1958) é uma cantora, compositora, dançarina, produtora musical e cinematográfica, actriz e escritora norte-americana.
Vencedora de nove prémios Grammy, e de dois Globo de Ouro e dois Oscar.
Madonna é a maior vencedora da história do VMA com 21 prémios ganhos.
Também é vencedora de 4 EMA.
Em 11 de Março de 2008, Madonna entrou para Hall da Fama do Rock and Roll título americano cedido aos artistas que fazem história e tem grande importância e influência no mundo da música ao longo de 25 anos.
Madonna adquiriu muitos prémios ao longo de sua carreira e estes somam um pouco mais de 120, sendo uma das cantoras mais premiadas no mundo da música, segundo a Agência FamaPress.
Madonna é mais conhecida pelas polémicas que causa ao misturar temas políticos, sexuais e religiosos na sua obra.

Desde o início de sua carreira em 1982, Madonna tem lançado vários discos e singles e vendeu mais de 130 milhões de álbuns e 100 milhões de singles no mundo inteiro, tornando-se a segunda cantora que mais vendeu na história da música mundial: São mais de 230 milhões de cópias vendidas no total ficando atrás apenas de Mariah Carey segundo o World Music Awards a Artista Feminina Mais Vendida do Milénio ,em 2000.
Em 2006, a Billboard divulgou que a sua tourné de 2006, Confessions Tour, é a tourné feminina que mais arrecadou na história.
De acordo com o Guinness Book of Records e com a Revista Forbes, ela é a cantora mais rica do mundo com uma fortuna estimada em mais de US$ 1 Bilhão de dólares, e o Guinness Book of Records, listou Madonna como a Artista Feminina mais Bem Sucedida de Todos os Tempos.

Madonna é chamada constantemente por "Material Girl" e "Rainha do Pop", devido às suas vendas notórias e sua influência inigualável na história da música.

Biografia
Madonna nasceu às 7h09 da manhã no hospital Bay City Mercey na cidade de Bay City. Os seus pais viviam em Pontiac, subúrbio de Detroit, mas a mãe de Madonna tinha decidido visitar a avó em Bay City nos dias próximos ao seu nascimento.
O pai de Madonna, Silvio P. Ciccone, era um engenheiro da Chrysler, natural dos Estados Unidos, mas de antepassados oriundos de Pacentro, na Itália.
A mãe de Madonna, Madonna Louise Fortin, tinha raízes no Quebec e na França.
Madonna tem quatro irmãos (Martin, Mario, Christopher e Anthony) e três irmãs(Melanie, Paula e Jennifer).
Madonna passou a sua infância em Pontiac e mais tarde em Rochester Hills (outro subúrbio de Detroit).
Foi educada no catolicismo, que mais tarde abandonou.
Quando Madonna realizou o crisma tomou o nome Veronica, que é por vezes apresentado como parte integrante do seu nome civil.
Em Dezembro de 1963, quando Madonna tinha cinco anos, a sua mãe morre de cancro da mama aos trinta anos de idade.
O pai voltará a casar com Joan Gostafson, contratada como empregada da família após a morte da mãe de Madonna, que é sua esposa até hoje.
Contra a vontade do pai, Madonna começa a ter aulas de dança aos catorze anos, tendo sido seu professor Chrystopher Flynn.
Frequentou a Rochester Adams High School, onde se distinguiu como boa aluna (QI 140) e membro da equipa de "cheerleaders".
Concluiu o ensino secundário em 1976, tendo prosseguido os seus estudos na Universidade do Michigan no curso de dança.
Encorajada por Flynn Madonna abandona o curso e com apenas 35 dólares muda-se para Nova Iorque com o objetivo de seguir uma carreira de bailarina.
Durante este período da sua vida passou por dificuldades económicas, tendo frequentemente dependido da ajuda dos amigos.
Em 1979 integrou a digressão mundial do cantor disco Patrick Hernandez (conhecido por seu único sucesso, "Born to be alive"), durante a qual conheceria em Paris Dan Gilroy, que seria seu namorado e junto com o qual fundaria, já em Nova Iorque, a banda "Breakfast Club".


Anos 1980

Por volta de 1980 a banda "Breakfast Club", onde Madonna foi baterista, guitarrista e vocalista, tinha terminado.
Depois do fim da banda, Madonna criou outra, a "Emmy", com um antigo namorado, Stephen Bray.
Os dois brevemente decidem afastar-se da "Emmy" e começam a trabalhar em conjunto em canções.
Em 1981, devido a dificuldades financeiras, Madonna participou como "vocal de apoio" em três canções do cantor alemão Otto Von Wernherr ("Wild Dancing", "Cosmic Climb" e "We Are The Gods").
Mais tarde, quando Madonna se tornou famosa, Otto seleccionou as pequenas frases cantadas por Madonna e lançou-as como "canções".
Entretanto, uma cassete com as canções que Madonna criou com Bray chegou às mãos do produtor e DJ Mark Kamins que a entregou à editora discográfica Sire Records, que contratou Madonna em 1982.


Madonna: The First Album
"Everybody", o primeiro single de Madonna, produzido por Mark Kamins, foi lançado no mercado em finais de 1982, tendo se tornado um pequeno sucesso nos Estados Unidos. Em seguida são lançadas as canções "Burning Up" e em Junho de 1983,"Holiday", música produzida por Jellybean Benitez.
Em Julho de 1983 foi lançado o primeiro álbum da artista, Madonna, relançado em 1985 no mercado internacional com o título The First Album.

Like A Virgin
O seu segundo álbum, Like a Virgin é lançado em novembro de 1984 e a faixa título apresentada no primeiro MTV Video Music Awards onde Madonna surgiu de um bolo vestida de noiva, seguindo-se uma performance na qual a cantora acabaria por rebolar pelo chão.
A apresentação foi considerada muito ousada para os padrões da época e a imagem de Madonna ficou marcada por tal episódio.
A música permaneceu durante seis semanas no topo dos tops de sucesso.
Em 1985 Madonna conquistou fama mundial com os sucessos "Material Girl" e "Crazy for You".
Em Julho do mesmo ano estréia o filme Procura-se Susan desesperadamente (em Portugal, Desesperadamente Procurando Susana) no qual Madonna ofuscou a protagonista, Rosanna Arquette.
Em 13 de Julho de 1985, participa da edição do Live Aid, evento organizado por Bob Geldof, que pretendia angariar fundos para resolver a crise de fome que se vivia na Etiópia.
Também nesse ano, Madonna casa-se com Sean Penn (no dia do seu vigésimo sétimo aniversário) e estréia sua primeira tournê nos Estados Unidos e Canadá, a The Virgin Tour.


True Blue, A Surpresa de Shangai e Who's That Girl Tour
No começo de 1986, Madonna iniciou uma colaboração com Patrick Leonard que se prolongaria até finais da década de oitenta e da qual nasceram muitas das canções mais conhecidas da artista.
Em Agosto de 1986 foi lançado o disco True Blue, que vendeu 7 milhões de cópias só nos Estados Unidos.
Em Novembro do mesmo ano surge o seu segundo filme, "Shanghai Surprise" (em Portugal, A Surpresa de Xangai), que não teve o sucesso de audiências e de crítica semelhante ao que Madonna encontrou com o primeiro.
Apesar do fracasso cinematográfico, em 1987 Madonna protagoniza o filme "Quem é essa garota?" (em Portugal, Quem é Aquela Rapariga), no qual interpreta uma ex-presidiária, que foi acompanhado pela trilha do filme enquanto sai na sua primeira tournê mundial com mesmo nome ("Who´s that girl Tour").
Madonna passaria a maior parte do ano de 1988 a ensaiar e a trabalhar no seu primeiro papel no mundo do teatro, na peça "Speed:the plow", tendo sido convidada pelo dramaturgo e cineasta David Mamet para protagonizar o projeto.
Em Dezembro desse ano, Madonna pede o divórcio de Sean Penn.


Like A Prayer
Em 1989, é lançado o disco Like a Prayer, aclamado pela crítica, que sempre se tinha mostrado relutante em relação a Madonna e no qual se juntavam elementos da música pop, dance e rock.
O videoclipe da faixa título do disco gerou polémica pelo facto da artista se envolver romanticamente com um santo negro numa igreja, com referências a símbolos do catolicismo, como os estigmas de Cristo.
Além de dançar sensualmente com cruzes queimando ao fundo, numa alusão ao Ku Klux Klan, o clipe da canção acabou por motivar os executivos da marca de refrigerantes Pepsi a cancelar um comercial que a cantora gravou com a canção como banda sonora.
Contudo, Madonna não foi obrigada pela marca de refrigerantes a devolver os cinco milhões de dólares que recebeu segundo o estabelecido no contrato. Outros sucessos do álbum Like a Prayer foram "Express Yourself" e "Cherish".


Anos 1990

Dick Tracy e The Immaculate Collection


Madonna, The Girlie Show 1993

Em 1990 Madonna regressou ao mundo do cinema com o filme Dick Tracy, no qual desempenhou o papel de Breathless Mahoney, lado a lado com o ator Warren Beatty, com quem manteve uma relação amorosa.
O filme foi acompanhado por uma banda sonora, o disco I'm Breathless: Music from and Inspired by the Film 'Dick Tracy', onde foi também incluída a canção "Vogue".
Uma das canções do disco, "Sooner or Later (I Always Get My Man)" ganhou o Oscar de melhor canção original e foi interpretada por Madonna na cerimónia de entrega dos prémios em 1991.
O seu acompanhante naquela noite foi ninguém menos que Michael Jackson.

No final do ano, Madonna lançou a sua primeira coletânea de sucessos, The Immaculate Collection.
Além de quinze sucessos dos anos 80, Madonna incluiu duas novas canções, "Justify My Love" (escrita e produzida em parceira com Lenny Kravitz) e "Rescue Me".
O videoclipe de "Justify My Love" foi banido na MTV devido ao seu conteúdo erótico. A editora de Madonna decidiu lançá-lo comercialmente, tornando-se o primeiro vídeo single já lançado (no formato VHS) e vendendo mais de 400.000 cópias apenas nos EUA.
Em 1991, Madonna lançou o documentário "Truth or Dare" (título nos EUA)/"In Bed with Madonna" (título internacional) ("Na Cama com Madonna") no Festival de Cinema de Cannes, no qual se mostravam os bastidores da turnê mundial "Blond Ambition Tour".
Também em 1991, Madonna ganhou seu primeiro Grammy. Foi na categoria de Melhor Performance em Vídeo Longo por "Blond Ambition Live".

Sex, Erotica e The Girlie Show

A 21 de Outubro de 1992, Madonna lançou o livro Sex, um trabalho com fotografias de Steve Meisel, onde na maioria a cantora está nua, sozinha ou com celebridades como Isabella Rossellini, Naomi Campbell e o rapper Vanilla Ice, em situações que retratavam fantasias eróticas da cantora (algumas das quais de carácter sadomasoquista, vouyer, lésbica e pansexual).
Imagens como a da cantora pedindo boleia em estradas americanas, exibindo seu recente dente de ouro, chicotes, correntes e máscara e unhas negras acabaram por contribuir para o período mais escandaloso de sua carreira.
Ainda no mesmo ano, lança um novo disco, Erotica, de onde foram extraídos novos sucessos, como "Deeper and Deeper", "Rain" e a própria faixa título, de novo acompanhada por um video controverso devido ao seu conteúdo erótico.
No ano seguinte a cantora visitaria pela primeira vez o Brasil com sua tournê "The Girlie Show", com shows esgotados nos estádios do Morumbi (São Paulo) e do Maracanã (Rio de Janeiro).


Bedtime Stories, Something To Remember, Gravidez e Evita

Depois da controvérsia, Madonna volta ao público com um novo álbum, dessa vez mais calmo e romântico. Bedtime Stories é lançado em 1994 com grandes sucessos como "Secret", "Take a Bow", "Bedtime Story", e uma canção na qual a artista se dirige a todos os que a criticaram anteriormente, "Human Nature" (onde canta Ops, eu não sabia que não poderia falar de sexo, não estou arrependida, é a natureza humana).
Em 1995, foi lançada a primeira colectânea romântica, Something to Remember, com as baladas mais famosas e faixas inéditas: "You'll see", "One More Chance", "I Want You".
Em 1996, Madonna ficou grávida do seu treinador pessoal, Carlos León. No dia 14 de Outubro daquele ano, deu à luz a sua filha, Lourdes Maria Ciccone Leon, que Madonna trata por "Lola".
A escolha do nome Lourdes esteve relacionada com o facto da mãe de Madonna ter recebido durante a sua doença pequenas garrafas de água do santuário católico de Lourdes, em França.


Madonna, Premiere do Filme Evita 1996

Em seguida Madonna fez o filme mais marcante de sua carreira, Evita, no qual ela encarna a ex-primeira-dama argentina Eva Perón.
O filme concorreu em várias indicações nos prémios de cinema, como Oscar e Globo de Ouro.
Madonna ganhou dois Globo de Ouro: um de Melhor Actriz e outro de Melhor Canção Original por You Must Love Me e um Oscar de Melhor Canção Original por You Must Love Me, escrita especialmente para o filme.


Ray Of Light e Cabala

Em 1998, depois de quatro anos sem lançar um álbum inédito, Madonna reaparece aparentemente mais madura, com um estilo musical novo.
O álbum Ray of Light reflete influências da música techno com toques de guitarra e guitarra clássica em camadas de produção do estilo chamado ambient, misturados com uma estética de cunho místico extraída de religiões como o hinduísmo e budismo, bem como da tradição mística do judaísmo, a Cabala, da qual se tornou uma estudiosa.
A nível das letras estas revelam-se mais pessoais e a voz de Madonna, depois da experiência musical de Evita, mostra mais afinação, vibração e visceralidade em contraste com seu timbre sem potência e infantil.
Ray of Light, disco cujo principal produtor foi William Orbit, foi o álbum mais aclamado pela crítica depois de Like a Prayer.
Com esse álbum, Madonna ganhou vários prêmios, entre os quais quatro Grammy, seis VMA incluindo Vídeo do Ano e dois EMA incluindo Melhor Álbum.
"Frozen", "Ray of Light", "The Power of Goddbye" e "Nothing Really Matters" (cujo video a cantora retrata as gueixas do romance que daria origem ao filme Memórias de uma Gueixa) foram os sucessos mundias.

Também em 1998, Madonna acompanhou o Campeonato do Mundo de 1998 de futebol.
O jogador chileno Iván Zamorano despertou sua atenção a ponto dela chamá-lo de "símbolo sexual da Copa do Mundo".

Em 1999, foi sucesso a canção "Beautiful Stranger", da banda-sonora do filme "Austin Powers: The Spy Who Sagged Me", vencedora da categoria de melhor vídeo de banda-sonora no VMA e do Grammy de melhor música de um filme.


Anos 2000


Em 2000, lançou Music, ainda com influências electrónicas, porém numa estética country. Music fica no topo dos tops mundiais por várias semanas, e a faixa título é considerada um dos maiores sucessos da carreira da cantora, tendo se tornado o décimo segundo single a atingir o primeiro lugar das tabelas de vendas.
Do álbum foram retirados mais dois singles, "Don´t Tell Me" e "What It Feels Like For a Girl".

A 22 de Dezembro do mesmo ano, Madonna casa com o realizador de cinema inglês Guy Ritchie no Castelo Skibo na Escócia.
Na mesma ocasião foi batizado o filho do casal, Rocco.

Em 2001, Madonna ganhou o Grammy de Melhor Design/Embalagem/Encarte por "Music".

Ainda em 2001, Madonna lançou-se numa digressão mundial denominada "Drowned World Tour".
No mesmo ano a Enciclopédia Britânica anunciou que passaria a incluir o verbete "Madonna" em futuras edições da obra por considerar a artista um ícone da cultura pop contemporânea.


American Life e Re-Invention Tour


Em 2003, influenciada pelo clima de pré-guerra entre os Estados Unidos e o Iraque, lança American Life, um álbum com uma mensagem mais política e crítica, em cuja capa e contra-capa Madonna inspira-se em Che Guevara.
O seu primeiro single, "American Life", teve o seu clipe proibido de passar na televisão um dia após o seu lançamento pela própria cantora, alegando respeito aos soldados da guerra.
Nessa versão do clipe, ela (de um tanque de guerra sobre uma passarela de desfiles de moda com um fundo projetando fogo) lança uma granada a um sósia de George W. Bush, presidente dos Estados Unidos, que a utiliza para acender um charuto, sem contar o inusitado rap condenando a obsessão por fama e fortuna da canção.
Dias após a proibição, Madonna lançou uma segunda versão do vídeo, na qual aparecem bandeiras de vários países ao fundo, fazendo do clipe algo mais pacífico.
American Life é o grande fracasso da carreira de Madonna, se considerarmos os baixos índices de vendas.
Apesar das vendas fracas, a faixa título, Love profusion e Hollywood se destacam nos tops musicais deste período, esta última canção foi interpretada por Madonna na cerimónia dos "MTV Video Awards", numa versão "remix", acompanhada por Britney Spears e Christina Aguilera.
Vestidas de noivas, as duas jovens artistas recriaram a actuação de Madonna de há vinte anos atrás com "Like a Virgin", tendo Madonna assumido a personagem de noivo, com a participação da rapper Missy Elliot.
Nesta ocasião Madonna beijou as duas cantoras na boca, um acto que alguns intepretaram como uma referência de apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo (publicidade, afinal Madonna ainda estava promovendo seu novo álbum e outras coisas), um tema controverso na época nos Estados Unidos.
Madonna e Britney viriam ainda a colaborar numa canção, "Me Agaisnt The Music", incluída no álbum "In The Zone" de Spears.

Durante o ano de 2004, Madonna embarcou numa tournê mundial chamada Re-Invention Tour, na qual interpretou grandes sucessos da sua carreira. A tournê terminou na cidade de Lisboa, com dois dias de espectáculos no Pavilhão Atlântico, a 13 e a 14 de Setembro.
Durante a tournê , foi gravado um novo documentário, I´m Going to Tell you a Secret, sobre a tournê e a vida pessoal de Madonna.
Previa-se que o documentário fosse apresentado em festivais de cinema (como o de Cannes ou de Veneza) durante 2005, mas este foi rejeitado.
O documentário acabou por ser apresentado em vários canais de televisão no Outono de 2005.


Confessions On A Dance Floor, Confessions Tour e adoção

Em Novembro de 2005 Madonna lançou o seu novo disco, Confessions on a Dance Floor, que, segundo a crítica, é um dos melhores álbuns de sua carreira.
O álbum estreou em #1 em 41 países, tornando-se o disco que estreou em #1 em mais países em toda a história.
Confessions On A Dance Floor vendeu mais de 10 milhões de cópias no mundo.
O disco acabou por vazar na internet antes de seu lançamento oficial, o que deixou a cantora descontente. O álbum, de estilo marcadamente eletrônico com influências de house e disco, foi produzido por nomes como os suecos Bloodshy & Avant, Mirwais e principalmente por Stuart Price, além da própria Madonna.
O primeiro single e faixa de abertura do disco, Hung Up, contém "samples" da canção Gimme Gimme Gimme dos ABBA, tendo tido a sua primeira apresentação internacional a 3 de Novembro de 2005 no MTV Europe Music Awards em Lisboa.
Hung Up ficou em #1 em 47 países, tornando-se a música que ficou em #1 em mais países na história, quebrando o recorde dos Beatles.
Em Março de 2006 foi lançado o segundo single do álbum, "Sorry".
Seguiu-se "Get Together" em Junho, e "Jump", no Outono de 2006.

Em 2006, Madonna iniciou a tournê mundial "The Confessions Tour" na qual interpretrou temas do seu mais recente disco e clássicos retrabalhados recebendo um toque "disco".
É considerada, pelos críticos, a melhor turnê da Madonna desde a histórica Blond Ambition.
A tournê começou no dia 21 de Maio em Los Angeles, passando por outras cidades da América do Norte e pela Europa, antes de terminar no Japão.
O estilista francês Jean-Paul Gaultier desenhou os figurinos que a artista e os dançarinos usaram nos espectáculos, segmentados em quatro blocos: "Equestre", "Acústico", "Oriente Médio" e "Disco".
A tournê veio a ser a de maior sucesso de uma artista feminina, com recordes de US$ 200.000.000,00 e um público de 1.808.957 de pessoas, até então, a tournê feminina mais rentável era a Farewell Tour de Cher, que durou três anos e rendeu cerca de 192 milhões de dólares em 273 shows.
Madonna ainda não havia terminado a sua tournê de quatro meses e 60 shows, mas já havia ultrapassado a marca anterior, lucrando cerca de 193 milhões de dólares até aquele momento e tendo sido vista por 1.2 milhão de pessoas.

Ainda em 2006, Madonna entrou para o Guinness como a cantora mais bem paga do mundo por ter ficado 150 milhões de dólares mais rica em 2005.

Madonna empresta também a sua voz à personagem da Princesa Selenia no filme de animação Arthur and the Minimoys, do realizador Luc Besson, que estreou nos cinemas em finais de 2005.

A 10 de Outubro de 2006 Madonna iniciou o processo legal de adoção de David Banda, um menino natural do Malawi (nascido a 24 de Setembro de 2005) que conheceu durante uma visita ao país.
A criança saiu do Malawi a 18 de Outubro de 2006 com destino à residência de Madonna em Londres.

O DVD The Confessions Tour foi lançado mundialmente no dia 29 de janeiro de 2007.
O DVD inclui o espectáculo completo da tournê e um CD com algumas canções em versão ao vivo.
O DVD atingiu o primeiro lugar nos tops de países como Itália, México, China, Rússia, França, Portugal e Brasil.

Em fevereiro de 2007, Madonna foi a cara da marca sueca de roupas H&M, numa campanha internacional milionária, onde é lançada uma linha exclusiva de roupas e acessórios desenhados por ela mesma, chamada "M by Madonna".
Fotografada por Steven Klein, a campanha teve um lançamento comercial a partir de março de 2007.
A Linha de Roupas "M" by Madonna bateu recorde de vendas, 15 Milhões na primeira semana de Lançamento.

Além disso, a cantora recebeu um Grammy de Melhor Álbum Dance/Eletrônico por "Confessions On A Dance Floor".

Em Março de 2007, Madonna foi a cara milionária de um projeto arquitetónico de luxo na baía de Tóquio, cujo nome é Brillia Mare Ariake.
As fotos da campanha e os comerciais de TV foram feitos por Steven Klein.

Madonna lançou a música Hey You em 2007 como sua colaboração para o evento músical Live Earth que visa conscientizar o mundo sobre a pobreza e o aquecimento global. O seu download ficou disponível temporariamente no site oficial do concerto, tendo mais de 1 milhão de acessos apenas para baixar a música.

No dia 15 de junho de 2007, a revista Forbes publicou sua lista anual sobre as celebridades mais poderosas do mundo.
A lista é mensurada considerando a popularidade do artista nos meios de comunicaçao e o faturamento anual do mesmo.
Madonna surge em 2º lugar devido ao faturamento de 200 milhões de dólares com sua última tournê Confessions Tour e por ocupar o primeiro lugar em noticias da internet, Madonna apenas fica atrás de Oprah Winfrey.
A lista inclui outros nomes da música, casos de Elton John (7º), Jay-Z (9º), Bon Jovi (18º), Celine Dion (20ª), U2 (22º) ou 50 Cent (32º).

Em Julho de 2007, a cantora rouba a cena no evento Live Earth cantando Hey You, Ray Of Light, La Isla Bonita e Hung Up.
Madonna domina os média aparecendo em várias revistas e jornais que não deixam de elogiar a boa forma da Rainha do Pop.

Após muita especulação, no dia 16 de Outubro a cantora assina com a Live Nation, deixando de lado a Warner Music.
A Live Nation empresa, especialista em tournês e eventos ao vivo, criou uma editora para abrigar o mega conglomerado multimédia que é Madonna.
O novo contrato tem duração de 10 anos e inclui a exploração sem limites da marca Madonna.
O valor do contrato é estimado em 120 milhões de dólares. Madonna também detem ações da Live Nation como sócia maioritária.

Em 2008, Madonna recebeu mais um Grammy.
Dessa vez de Melhor Performance em Vídeo Longo por "The Confessions Tour".

Em Fevereiro de 2008, A Imagem de Madonna é usada na Campanha da "SunSilk" (Unilever) uma linha de produtos para cabelos.
Madonna ficou 15 milhões de dólares mais rica sem trabalho algum, apenas emprestando sua imagem em cenas de arquivos em fotos e por uma parte da música de "Ray of Light", que foram usadas mundialmente na campanha dos produtos de cabelos.

Depois de dirigir o comercial de TV da H&M, Madonna também decidiu dirigir a sua primeira curta-metragem, entitulado "Filth and Wisdom", o curta conta com actuações de Elliot Levey e Richard E.Grant.


Hard Candy, Sticky & Sweet Tour e separação

O novo disco possui uma nova sonoridade jamais trabalhada diretamente por Madonna, R&B e Hip-Hop mesclados e unidos ao bom e velho Pop e Dance no estilo mais anos 80, e entre os colaboradores da produção estão Timbaland, Justin Timberlake, Pharrell Williams.
O álbum estreou em #1 em 37 países, incluindo Estados Unidos e Brasil.
Foi o sétimo álbum da Madonna a estear em #1 na Billboard 200, tornando-a a segunda cantora com mais discos #1 nos tops, atrás apenas de Barbra Streisand que tem 8 discos #1.
Até agora Hard Candy já vendeu mais de 2,5 milhões de cópias em todo o mundo, sendo o terceiro álbum mais vendido de 2008, atrás apenas de Rockferry de Duffy e Viva la Vida or Death and All His Friends dos Coldplay.
O primeiro single do novo álbum Hard Candy chama-se "4 Minutes" (#3 na Billboard Hot 100) e foi lançado no final de Março de 2008 e cujo vídeo foi dirigido pela dupla Jonas&François.
O segundo single é Give It 2 Me, gravado em Abril de 2008, e lançado em 31 de maio do mesmo ano. Foi dirigido por Tom Munro. No dia 23 de Agosto de 2008, Madonna começou a tournê mundial batizada de Sticky & Sweet em Cardiff, País de Gales, Madonna percorrerá a América do Norte, Europa e América do Sul, incluindo o Brasil. A cantora visitará países que não vai á mais de 15 anos como Brasil, Argentina, Chile, México entre outras cidades européias e norte-americanas.
O porta-voz da Live Nation, John Vlautin disse que as vendas mundiais devem registrar mais de 250 milhões de dólares, o que bateria o recorde para performance feminina, atualmente detido pela própria Madonna.
A tournê "Confessions Tour", feita há dois anos, arrecadou 200 milhões de dólares. Em 15 de Outubro de 2008, a porta-voz de Madonna, Liz Rosenberg, confirma o divórcio entre a cantora e Guy Ritchie.
Acabando com o casamento que em Dezembro, faria 8 anos.


Recordes
Maior venda de ingressos em menor tempo: Madonna bate mais um recorde com a turnê Sticky & Sweet.
A cantora conseguiu vender cerca de 50.000 mil ingressos em 29 minutos. Lembrando que o recorde até o momento era dos Rolling Stones com 45 mil ingresos em 40 minutos.
Artista musical feminina mais bem sucedida de todos os tempos: Com vendas estimadas em mais de 280 milhões de cópias e 160 milhoes de singles.
Cantora mais bem paga do mundo: Madonna entrou para o Guinness em 2004 como a cantora mais bem paga do mundo recebendo US$ 80 milhões de Euros, quebrando o recorde de Britney Spears.
Cantora mais rica de todos os tempos: Madonna é a cantora mais rica de todos os tempos com uma fortuna pessoal avaliada em mais de um bilhão de dólares.
Tournê mais lucrativa por uma artista feminina: A Tournê Confessions Tour facturou US$ 200 milhões com um público de 1.8 milhão de pessoas, o que representa aproximadamente US$ 3.2 milhões por espectáculo.
Até então, a turnê feminina mais rentável era a Farewell Tour de Cher, que durou três anos e rendeu cerca de 192 milhões de dólares em 273 espectáculos.
Madonna ainda não havia terminado a sua tournê de quatro meses e 60 espectáculos, mas já havia ultrapassado a marca anterior, lucrando cerca de 193 milhões de dólares até aquele momento e tendo sido vista por 1.2 milhão de pessoas.
Coletânea mais vendida da história: The Imaculte Colection é a coletânea mais vendida da história, vendendo mais de 32 milhões de cópias.
Mais listas em primeiro lugar: O álbum Confessions on a Dance Floor ficou em primeiro lugar em 41 países e o single Hung Up bateu o recorde ficando em primeiro lugar em 47 países, quebrando o recorde dos Beatles.
Maior audiência de Show pela internet: O espectáculo, na Brixton Academy, foi transmido ao vivo pela internet, e foi visto por nove milhões e meio de pessoas, quebrando o recorde de Paul McCartney.
Filme-documentário mais visto da história: O filme-documentário “Truth Or Dare: In The Bed With Madonna”, as bilheterias superaram $35 milhões de dólares em todo mundo fazendo desse o documentário mais visto da história de Hollywood.
Clipe mais caro por uma artista feminina: Em 1995 o vídeo “Bedtime Story” custou o clipe mais caro da história por uma artista feminina, 2 milhões de dólares.
Roupas que mais venderam em uma semana: A Linha de Roupas "M" by Madonna bateu recorde de vendas, 15 Milhões na primeira semana de Lançamento.
Arstista com mais canções Top 10: Madonna é a artista com mais Top 10 da história da Billboard somando 37, também é a única artista feminina a ter 51 canções Top 40.
Artista com mais canções em segundo lugar: Madonna é a artista com mais canções em segundo lugar da história da Billboard, dividindo o recorde com Elvis Presley.
Artista de maior sucesso no mundo desde 1999: Madonna é a artista feminina de maior sucesso no mundo desde de 1999 em quesito de venda e audiência de singles.
Artista com mais canções em primeiro lugar: Madonna é artista com mais canções em primeiro lugar da história da United World Chart somando 13.
Artista com mais canções Top 10: Madonna é artista com mais canções Top 10 da história da United World Chart somando 23.
Artista com mais semanas em primeiro lugar: Madonna é a artista com posições em primeiro lugar somandos 80 semanas com seus 13 singles número um.
Artista com mais singles em segundo lugar: Madonna é a artista com mais canções em segundo lugar na United World Chart somando 4, recorde dividido com Mariah Carey.
Artista com mais semanas consecutivas em primeiro lugar: Madonna é a artista com mais semanas consecutivas em primeiro lugar na United World Chart com Hung Up sucedido de Sorry somando 22 semanas.
Cantora que mais vendeu singles: Madonna é a cantora que mais vendeu singles em toda história da música totalizando 150 milhões.



Álbuns de estúdio

1983 Madonna (álbum)
1984 Like a Virgin
1986 True Blue
1989 Like a Prayer
1992 Erotica
1994 Bedtime Stories
1998 Ray of Light
2000 Music
2003 American Life
2005 Confessions on a Dance Floor
2008 Hard Candy (álbum)

Álbuns de coletânea

1987 You Can Dance
1990 The Immaculate Collection
1995 Something to Remember
2001 GHV2
2003 Remixed & Revisited

Álbuns ao vivo

2006 I'm Going to Tell You a Secret (CD e DVD)
2007 The Confessions Tour (CD e DVD)

Bandas sonoras

1987 Who's That Girl
1990 I'm Breathless
1996 Evita (álbum)
2002 Die Another Day-Tema do filme Die Another Day de James Bond

DVDs

1985 Live - The Virgin Tour
1988 Ciao, Italia! - Live from Italy
1990 The Immaculate Collection
1994 The Girlie Show - Live Down Under
1999 The Video Collection 93:99
2001 Drowned World Tour 2001
2006 I'm Going to Tell You a Secret
2007 The Confessions Tour


Tournês

1984 - The Virgin Tour
1987 - Who's That Girl World Tour
1990 - Blond Ambition World Tour
1993 - The Girlie Show
2001 - Drowned World Tour
2004 - Re-Invention Tour
2006 - The Confessions Tour
2008 - Sticky & Sweet Tour


Livros


Livros infantis
2003 - As Rosas Inglesas
2003 - As Maçãs do Sr. Peabody
2004 - Yakov e os Sete Ladrões
2004 - As Aventuras de Abdi
2005 - Enrico de Prata (BR) / Pipas de Massa (PT)
2006 - As Rosas Inglesas - Bom Demais Para ser Verdade
2007 - The English Roses - Friends for Life!
2007 - The English Roses - Good-Bye, Grace?
2007 - The English Roses - The New Girl
2007 - The English Roses - A Rose by Any Other Name
2008 - The English Roses - Big-Sister Blues
2008 - The English Roses - Being Binah

Livros de fotos
1992 - Sex (Limitado)
1994 - The Girl Show (Limitado)
2003 - X-Static Process (Madonna & Steven Klein) (Limitado)
2004 - Nobody Knows Me (Limitado)



Prémios

Grammy Awards - Melhor Performance em Vídeo Longo "The Confessions Tour".
Rock and Roll Hall of Fame - Entrada como Membro.
Elle Magazine Awards - Ícone do Estilo.
Grammy Awards - Melhor Álbum Dance/Eletrónico "Confessions On A Dance Floor".
IDM Awards - Melhor Artista Dance, Melhor Video Dance "Jump".
Internacional Dance Music Awards - Melhor Artista Dance, Melhor vídeo "Jump".
Ivor Novello Awards - Hit Internacional do Ano "Sorry".
Pollstar Concert Industry Awards - Estrutura mais Criativa "The Confessions Tour".
The Sun Bizarre Readers Poll - Melhor Artista Feminina, Melhor Performance Ao Vivo "The Confessions Tour".
Virgin.Net Music Awards - Melhor Artista .
Arion Awards (Grécia) - Melhor vendagem em single / "Hung Up", Melhor vendagem para "COADF"
Billboard Touring Awards - Top BoxScore, Top Managers (Angela Becker e Guy Oseary)
Boyz Awards - Melhor Album, "Confessions On A Dance Floor", Melhor Single, "Hung Up", Melhor Artista, Melhor Artista Pop.
Brit Awards - Melhor artista feminina Internacional.
Echo Awards (Alemanha) - Melhor artista feminina rock/pop internacional Best Hit do Ano para "Hung Up"
International Dance Music Awards - Melhor Faixa Dance "Hung Up, Melhor Video Dance "Hung Up, Melhor dançarina solo.
NRJ Music Awards (França) - Melhor artista internacional.
NME Awards - Artista Feminina mais Sexy .
Pink Paper Awards (UK) - Melhor Album, "Confessions On A Dance Floor", Melhor Single, "Hung Up", Melhor Artista, Melhor Evento ao Vivo, "KoKo Club Mini-Show".
Rockbjörnen (Suécia) - Melhor Album Internacional, "Confessions On A Dance Floor".
Space Shower Music Video Awards (Japão) - Melhor Video Internacional para "Hung Up".
The Sun (Bizarre Reader Awards) - Melhor Artista Feminina, Melhor Peformance Ao Vivo.
TRL Awards - Lifetime Achievement Award Retired Videos Award for "Hung Up".
Virgin.Net Music Awards - Melhor Artista Feminina.
World Music Awards - Melhor Artista Pop.
Blue Peter Award - Pela colaboraçãao com escritora infantil.
Virgin.Net Music Awards - Melhor Artista Feminina, Melhor Canção, "Hung Up".
UK Music Hall Of Fame - Entrada como membro.
Billboard Backstage Pass Awards - Top Tour "Re-Invention Tour".
Billboard Music Awards - Single Dance mais vendido "Me Against The Music" (duo com Britney Spears)
DanceStar USA - Melhor atuação dos Charts.
NRJ Music Awards (França) Conjunto da Obra.
The Sun (Bizarre Reader Awards) - Tourné do Ano "Re-Invention Tour".
American Music Awards - Melhor artista do ano.
Theatregoers' Choice Theatre Awards - Theatre Event ['Up For Grabs'] .
The AOL TV Viewer Awards - 'Melhor espectáculo para TV' "Drowned World Tour"..
ASCAP Music Awards - Melhor canção pop "Don´t Tell Me".
DVD Awards (UK) - Melhor DVD de Música "Drowned World Tour"
International Dance Music Awards - Melhor cantora dance.
NRJ Music Awards (França) - Melhor álbum internacional "Music", Melhor cantora internacional.
NRJ Music Awards (Suécia) - Melhor cantora internacional.
Grammy Awards - Melhor Design/Embalagem/Encarte "Music".
Brit Awards - Melhor artista feminina internacional.
Danish Music Awards - Melhor álbum internacional "Music", Melhor sucesso internacional "Music".
Edison Awards (Holanda) - Melhor artista internacional
Golden Giraffe Awards (Hungria) - Melhor álbum internacional do ano "Music"
International Dance Music Awards - Melhor artista dance, Melhor gravação dance "Music", Melhor vídeo dance "Music".
MVPA Awards - Video do ano "Don't Tell Me"
MTV Europe Music Awards - Melhor single dance "Music", Melhor artista feminina.
Grammy Awards - Melhor música de um filme "Beautiful Stranger".
Amigos Awards (Espanha) - Melhor cantora internacional.
Grammy Awards Melhor álbum pop "Ray Of Light", Melhor vídeo (single) "Ray Of Light", Melhor single dance "Ray Of Light", Melhor Design/Embalagem/Encarte "Ray Of Light".
Dansk Grammy Awards (Dinamarca) -Melhor artista internacional, Melhor álbum internacional "Ray Of Light".
Fryderyk Awards (Polônia) - Melhor álbum internacional "Ray Of Light".
MTV Video Music Awards - Melhor vídeo de um filme "Beautiful Stranger"
MTV Europe Music Awards - Melhor artista feminina, Melhor álbum "Ray Of Light".
MTV Video Music Awards - Vídeo do ano "Ray Of Light", Melhor vídeo feminino "Ray Of Light", Melhor direção"Ray Of Light", Melhor edição"Ray Of Light", Melhor coreografia"Ray Of Light", Melhores efeitos especiais "Frozen".
VH1 Fashion Awards - Melhor Artista feminina do Século.
The Versace Awards - Artista 'mais fashion', Artista da música com mais estilo.
VIVA Comet Awards (Alemanha) - Melhor artista internacional.
Much Music Awards (Canadá) - Melhor vídeo internacional "Ray Of Light"
Golden Giraffe Awards (Hungria) - Melhor álbum internacional do anor "Ray Of Light"
The "M" of The Year (Japão) - Melhor artista letra "M" do ano.
Golden Globe Awards - Melhor Atriz "Evita", Melhor filme "Evita'", Melhor canção original "You Must Love Me".
Oscar - Melhor canção original "You Must Love Me".
Echo Awards (Alemanha) - Melhor artista feminina internacional
American Moviegoers' Awards - Melhor atriz "Evita", Melhor direção "Evita".
ASCAP Music Awards - Melhor canção pop "You'll See".
MTV Latino Awards - Melhor artista feminina "Vera", Melhor vídeo "Veras"
Billboard Music Awards - Pelo conjunto da obra
MTV Video Music Awards - Melhor vídeo feminino "Take A Bow".
VH1 Fashion Awards - Artista 'mais fashion', Artista 'mais fashion' [escolha da audiência]
MTV Video Music Awards - Melhor direção de arte "Rain", Melhor Cinematography "Rain".
ASCAP Music Awards - Melhor composição "This Used To Be My Playground"
TV Sorrisi Telegatto Awards (Itália) - Melhor artista Internacional.
Oscar - Melhor canção original "Sooner Or Later".
Grammy Awards - Melhor Performance em Vídeo Longo "Blond Ambition Live".
American Music Awards - Melhor single dance "Vogue'".
MTV Video Music Awards - Melhor home-vídeo "The Immaculate Collection".
Juno Awards (Canadá) - Melhor single internacional "Vogue".
MTV Video Music Awards - Melhor Edição "Vogue", Melhor Cinematography "Vogue", Melhor Direção "Vogue".
MTV Video Music Awards - Artista da Década, Melhor direção "Express Yourself'", Melhor direção de arte "Express Yourself'", Melhor Cinematography "Express Yourself'", Escolha da audiência "Like A Prayer".
International Music Awards - Melhor Cantora "Like A Prayer".
MTV Video Music Awards - Melhor vídeo feminino "Papa Don't Preach".
Bravo Otto Awards (Alemanha) - Melhor Artista Feminina.
American Music Awards - Vídeo Feminino Favorito "Like A Prayer".
MTV Video Music Awards -Video Vanguarda
People Choice Awards - Melhor performance feminina.
Juno Awards (Canadá) - Melhor álbum Internacional "True Blue".
American Music Awards - Melhor Artista Feminina.
Predefinição:Semi-protection

in www.wikipédia.pt

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Emo ou punk?



A rapariga da foto parece mais uma emo ou uma punk??
Na minha opinião parece mais uma emo, mas para outras pessoas pode parecer uma punk, mas neste caso isso não é o mais importante, porque o que aqui importa salientar é a originalidade do estilo e a capacidade para misturar algumas das peças que estão mais em voga, skinny jeans, allstar, t-shirts e camisolas de diversos padrões, vans, blazers, acessórios muito originais, blusões de cabedal, etc..
Eu sou betinha, mas também não me importava de andar assim vestida, porque acho que este estilo é super in, chique, mas por outro lado também é muito descontraído.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Moda


O que é a moda??
Na minha opinião, a moda pode ser uma forma das pessoas se inserirem num determinado grupo da sociedade, ou então na sua forma mais literal, uma grande indústria que gera milhões de euros por ano.
Penso que a moda depende da capacidade criativa de cada pessoa, mas há alguns padrões mínimos que devem ser seguidos, isto é, as meias devem estar por dentro das calças, os chapéus muito pequenos que quase não cabem na cabeça, etc... .
Para mim os estilos que estão mais in este ano são os betos (brazes e surfistas), emos, góticos, boémios (novos hippies) e os punks, porque são aqueles que adoptam as últimas tendências da moda, mesmo que possa parecer um pouco estranho.
Normalmente diz-se que as pessoas que seguem muito a moda são fashion victims, mas não concordo com esta designação, porque uma pessoa pode andar na moda sem que seja sua vítima, isto é, têm que ter alguns cuidados na roupa que escolhe e sobretudo nos padrões que ficam melhor, nos feitios mais adequados, etc...

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Cinfães: Ameaça matar-se se a Segurança Social não o ajudar- Homem toma conta de irmãs deficientes


Um homem de 53 anos, de S. Cristóvão de Nogueira, Cinfães, ameaça suicidar-se se a Segurança Social continuar indiferente ao problema das três irmãs deficientes mentais e epilépticas que vivem com ele.

"Quero trabalhar e não posso. Vivo prisioneiro em casa para tomar conta das minhas três irmãs já que nem a Segurança Social nem o Estado arranjam local para as acolher. Já pedi nos lares da zona mas não há vagas e as listas de espera são grandes", desabafou ao CM Alfredo Cardoso Resende – condutor manobrador que faz subempreitadas para a construtora Teixeira Duarte.
"Não posso sair, tenho de lhes dar os comprimidos a horas, fazer o comer, olhar por elas, lavar-lhes a roupa, limpar a casa e andam sempre atrás de mim", acrescenta. Agora, desesperado com a falta de respostas e com o facto de as instituições continuarem a desprezar os seus apelos, olhando para o lado sem querer ver o seu drama, Alfredo Resende diz que se matará se essa for a única forma de resolver o problema.
As irmãs, de 32, 43 e 57 anos, ainda dormem com uma boneca. Dos nove irmãos, quatro deles faleceram, sendo que o mais velho, deficiente mental profundo, esteve acamado dos 12 anos até aos 54, quando morreu.
Alfredo Resende ficou nesta situação após o divórcio, ocorrido há alguns meses. Durante os 24 anos de casamento, a ex-mulher tomava conta das cunhadas.
Há cerca de um ano e meio, Alfredo foi para a Argélia dar formação profissional, convidado pela empresa Teixeira Duarte.
"E agora tinha um outro contrato para dar formação em gruas em Angola, mas devido à actual situação não posso ir. Tenho uma empresa em nome individual que não cessou a actividade. Pago impostos e não possuo rendimentos", contou ao CM.
"Quanto tempo mais tenho de ficar sem trabalhar? Eu mato-me e levo alguém comigo!", ameaça, desesperado.

PORMENORES

SEGURANÇA SOCIAL

Em Setembro, o Centro Distrital da SS de Viseu informou que continuava a procurar resposta.

SOBREVIVÊNCIA

Sem rendimentos por não poder trabalhar, Alfredo Resende afirma que não aguenta.


Francisco Manuel

in www.correiomanha.pt

domingo, 26 de outubro de 2008

Recordações de Infância - restaurador olex



Numa das minhas muitas pesquisas pelo youtube e deparei-me com este anúncio dos idos anos 70, mas que está muito engraçado, especialmente o branco com a sua bela carapinha à boa maneira do Marco Paulo.

sábado, 25 de outubro de 2008

Coruja-das-torres




Coruja das Torres -
A coruja-das-torres (Tyto alba) é uma coruja da família dos titonídeos, também é conhecida pelos nomes de coruja-da-igreja, coruja-branca, coruja-católica e rasga-mortalha.
Habitam em diversos lugares do mundo, em geral, em todos os continentes excpeto a Antártica, gostam de lugares abertos e com climas que variam de temperados a tropicais.

Descrição

Medem de 29 a 44 cm quando adultas e seu peso varia de 250 a 700 g., as fêmeas são geralmente 25% maiores que os machos, podem viver até 10 anos em ambiente selvagem, a Coruja-das-torres mais velha conhecida vivia em cativeiro na Inglaterra e ja havia completado 25 anos quando deixou de por ovos.
É uma ave de médio porte, com cores castanho-claro e manchas pretas nas costas e parte de trás da cabeça, além de pequenas e finas manchas pretas ou marrom escuras espalhadas por todo o corpo excepto na parte interna das asas (parte "de baixo").
O seu peito, e toda parte inferior do corpo, tal como a área interna das asas são de cor branca, podendo também apresentar-se na cor branco-acinzentado ou branco amarelado.
A plumagem é suave e densa, com delicadas extremidades nas asas para abafar o som produzido pelas mesmas ao se moverem.
As asas são redondas nas bordas e tem curvatura bastante suave, medem em média 107 cm nos adultos.
Os grandes olhos frontais são cónicos como é comum num strigiforme e tem uma excelente visão diurna quanto noturna.
As linhas lacrimais seguem dos olhos até ao bico.
O bico tem a forma de um gancho para dilacerar carne.
O pescoço tem uma área de "giro" de 270° para compensar o facto de seus olhos serem imóveis, elas costumam balançar a cabeça da esquerda para a direita quando estão curiosas ou quando analisam o ambiente, porque assim elas aumentam a área que visualizam e podem visualizar as imagens tridimensionalmente.
A cauda é utilizada como estabilizador durante o bote.
As pernas longas e poderosas amortecem o impacto das aterrisagens e estão cobertas de penas brancas até o tarso, onde geralmente não há abundância de penas.
Os ouvidos assimétricos permitem localizar as presas no escuro pois sua capacidade auditiva lhe permite diferenciar o tempo que o som chega em cada ouvido, os grandes discos faciaias actuam como uma antena nesse complexo sistema auditivo, recolhendo sons o canalizando-os para os ouvidos.


[editar] Hábitos
É uma ave naturalmente noturna e frequêntemente apresenta alguma atividade crepuscular. Tyto Albas encontrados em atividade durante o dia estão geralmente famintos ou buscando alimento para sua ninhada, permanecem durante o dia em fendas em árvores, cavidades em rochedos, forros ou sótão de casas, torres de igreja, etc. Costumam banhar-se em poças d'água e pequenos córregos. Seu voo extremamente silencioso dá-se devido a sua adaptação a caças noturnas, sua aproximação não é identificada pela presa que é facilmente capturada. São encontradas solitárias ou aos pares, geralmente são sedentárias, não saindo de uma região depois de instaladas. A área de seus territórios compreendem um raio de 7,4 Km em média.


[editar] Voz
A sua vocalização é um grito rouco, que se assemelha ao ruído de tecido sendo rasgado[1]. Apresenta um piar agudo quando se fere ou machuca, que também é vocalizado repetidas vezes para o acasalamento[2]. Se surpreendida no seu esconderijo ou empoleirada, começa então a repetidas vezes reproduzir um som de estalar, chocando sua língua ao bico. As crias emitem um som de pedido como de um ressonar ruidoso[3].


[editar] Alimentação
As corujas-das-torres são animais noturnos altamente dotados para caçar pequenas aves, invertebrados, roedores, pequenos lagartos e anfíbios. A sua principal ferramenta de caça é a sua aguçada audição que lhes permite ouvir sons e definir a posição da presa na escuridão total. Voam baixo, assim elas escutam os movimentos de suas presas e identificar facilmente obstáculos próximos pelo eco de seu quase inaudivel bater de asas. A coruja posiciona as pernas para a frente e esticando as suas garras afiadas, posicionando 3 garras para frente e uma para trás para apanhar a sua presa, invertebrados elas costumam comer vivos e inteiros, enquanto que pequenos vertebrados são mortos por asfixia, apertando forte as garras contra o peito deles. Suas presas são geralmente engolidas inteiras, presas muito grandes são desmembradas ou então arrancando pequenos pedaços e comendo-os, também não é raro encontrar Tyto Albas que normalmente comam presas pequenas por partes ou arrancando pequenos pedaços antes de engolir o resto da presa de uma única vez, acredita-se que façam isso para saborear a carne e o sangue, aparentemente a bílis não lhe é desagradável apesar do forte odor, esse incomum hábito alimentar já foi identificado em alguns Tyto Alba em cativeiro possuídas por falcoeiros brasileiros. Cerca de 8 a 10 horas mais tarde elas regurgitam um única pelota de material que não conseguiu digerir, essa pelota úmida e preta (chamada de cast ou pellet em inglês) geralmente contém coisas como ossos, dentes, restos de carapaça de invertebrados, penas e pelos. Também é comum a Tyto Albas nunca beberem água, retirando todo o líquido de que necessitam da carne que consomem.


[editar] Reprodução
Quando as corujas-das-torres acasalam, tornam-se parceiros para a vida toda. Se reproduzem pelo menos 1 vez ao ano em qualquer época, definido apenas pela quantidade de comida disponível em seu território. O macho inicia a corte chamando a fêmea, ele faz um vôo de exibição, incluindo fortes batidas de asas. O par usa como ninho geralmente os mesmos locais que ja usavam anteriormente. A fêmea pôe os ovos em uma cavidade escura e incuba-os. Cada ovo é posto com 2 ou 3 dias de diferença para que choquem em tempos diferentes. Os progenitores estão sempre caçando em turnos, evitando deixar a prole sozinha, quando isso ocorre a chance de que seus filhotes sejam atacados por corvos ou outros predadores é grande. As crias mais velhas são alimentadas primeiro e por vezes as mais novas morrem de fome, as mais velhas comem então as suas irmãs já mortas, asseguramdo a sua sobrevivência. As Tyto Albas ganham peso até o quinto ou sexto mês de vida, quando começam a gradualmente perder peso e reduzir seu apetite, chegando então à fase adulta.


[editar] Habitat
Encontrada em praticamente todos os habitats, com preferência por matas esparsas. Habita em cavernas, telhados de celeiros, prédios e em torres de igrejas, de onde leva um de seus nomes mais populares. É uma das aves com maior distribuição no planeta. Habita todos os continentes com exceção da Antártida.


[editar] Subespécies
Figuram 35 subespécies no complexo T. alba:

T. a. alba
T. a. guttata
T. a. ernesti
T. a. affinis
T. a. schmitzi
T. a. gracilirostris
T. a. detorta
T. a. thomensis
T. a. hypermetra
T. a. erlangeri
T. a. stertens
T. a. javanica
T. a. sumbaensis
T. a. delicatula
T. a. meeki
T. a. crassirostris
T. a. interposita
T. a. lulu
T. a. pratincola
T. a. lucayana
T. a. furcata
T. a. glaucops
T. a. nigrescens
T. a. insularis
T. a. guatemalae
T. a. contempta
T. a. subandeana
T. a. hellmayri
T. a. bargei
T. a. tuidara
T. a. punctatissima
T. a. poensis
T. a. bondi
T. a. niveicauda
T. a. hauchecorni

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Os Maias - Eça de Queirós



Na obra "Os Maias", Eça de Queirós propõe uma explicação sobre o Portugal oitecentista, que se encontrava em desegregação e a necessitar de uma reforma.
Entrelaçada com a história da família Maia, que proporciona o título, desenvolve, nesse sentido, uma comédia de costumes da sociedade burguesa e lisboeta finissecular, como sugere o subtítulo Episódios da Vida Romântica.
Em plena época da Regeneração, maracada pelo conservadorismo, pelo fracasso liberal, pela decadência e por uma mentalidade romântica frustrada, Eça constrói a história de uma família, ao longo de gerações, que se vai desintegrando e que termina com a tragédia da paixão incestuosa de Carlos e Maria Eduarda e na morte do velho Afonso.
Orientado no sentido da superação do Naturalismo, que ainda se observa na caracterização de Pedro (e mesmo de Eusebiozinho) e que Ega defende com entusiasmo acaba por recuperar a autenticidade cultural que o romantismo perseguiu.
A par da história dos Maias e do enredo trágico-amoroso, n'Os Maias, os episódios do Hotel Central, das corridas, da ida a Sintra, do sarau no Teatro da Trindade, do Jornal A Tarde ou dos jantares dos Gouvarinhos que permitem uma análise crítica e objectiva da sociedade.
Graças a eles podemos observar a corrupção, a friviolidade, a superficialidade, a ignorância e as mentalidades retrógradas da segunda metade do século XIX.
Ao recorrer à crítica social e ao procurar agitar as ideias sociais, políticas e literárias, Os Maias constituem um verdadeiro fresco caricatural da sociedade portuguesa, conservando alguma actualidade, apesar dos contextos serem um pouco diferentes.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Eça de Queirós




Eça de Queirós
José Maria de Eça de Queirós (Póvoa de Varzim, 25 de Novembro de 1845 — Paris, 16 de Agosto de 1900) é por muitos considerado o melhor escritor realista português do século XIX.
Foi autor, entre outros romances de importância reconhecida, de Os Maias e O crime do Padre Amaro.
José Maria de Eça de Queiroz nasceu numa casa da praça do Almada na Póvoa de Varzim, no centro administrativo da cidade, mas foi na cidade de Vila do Conde que passou os primeiros meses da sua vida; foi baptizado na Igreja Matriz de Vila do Conde.
É filho de José Maria Teixeira de Queiroz e de Carolina Augusta Pereira d'Eça.
Eça de Queiroz foi batizado como "filho natural de José Maria d'Almeida de Teixeira de Queiroz e de Mãe incógnita".
Este misterioso assento dever-se-á ao facto de a mãe do escritor, Carolina Augusta Pereira de Eça, não ter obtido consentimento da parte de sua mãe, já viúva do coronel José Pereira de Eça, para poder casar.
De facto, seis dias após a morte da avó que a isso se opunha, casaram os pais de Eça de Queiroz, já o menino tinha quase quatro anos.
Por via destas contingências foi entregue a uma ama, aos cuidados de quem ficou até passar para a casa de Verdemilho em Aradas, Aveiro, a casa da sua avó paterna que faleceu em 1855.
Nesta altura foi internado no Colégio da Lapa, no Porto, de onde saiu em 1861, com dezasseis anos, para a Universidade de Coimbra onde estudou direito.
Além do escritor, o casal teria mais seis filhos.
O pai era magistrado, formado em Direito por Coimbra.
Foi juiz instrutor do célebre processo de Camilo Castelo Branco, juiz da Relação e do Supremo Tribunal de Lisboa, presidente do Tribunal do Comércio, deputado por Aveiro, fidalgo cavaleiro da Casa Real, par do Reino e do Conselho de Sua Majestade. Foi ainda escritor e poeta.
Em Coimbra, Eça foi amigo de Antero de Quental.
Os seus primeiros trabalhos, publicados como um folhetim na revista "Gazeta de Portugal", apareceram como colecção, publicada depois da sua morte sob o título Prosas Bárbaras.
Em 1869 e 1870, Eça de Queiroz viajou ao Egipto e visitou o canal do Suez que estava a ser construído, que o inspirou em diversos dos seus trabalhos, o mais notável dos quais o O mistério da estrada de Sintra, em 1870, e A relíquia, publicado em 1887. Em 1871 foi um dos participantes das Conferências do Casino.
Quando foi despachado mais tarde para Leiria para trabalhar como um administrador municipal, escreveu sua primeira novela realista da vida portuguesa, O Crime do Padre Amaro, que foi editada em 1875.
Aparentemente, Eça de Queiroz passou os anos mais produtivos da sua vida em Inglaterra, como cônsul de Portugal em Newcastle e em Bristol.
Escreveu então alguns dos seus trabalhos mais importantes, A Capital, escrito numa prosa hábil, plena de realismo.
As suas obras mais conhecidas, Os Maias e O Mandarim, foram escritas em Bristol e Paris respectivamente.
O seu último livro foi A Ilustre Casa de Ramires, sobre um fidalgo do séc XIX com problemas para se reconciliar com a grandeza da sua linhagem. É um romance imaginativo, entremeado com capítulos de uma aventura de vingança bárbara ambientada no século XII, escrita por Gonçalo Mendes Ramires, o protagonista.
Trata-se de uma novela chamada A Torre de D. Ramires, em que antepassados de Gonçalo são retratados como torres de honra sanguínea, que contrastam com a lassidão moral e intelectual do rapaz.
Morreu em 1900 em Paris.
Os seus trabalhos foram traduzidos em cerca de 20 línguas.
Foi também o autor da Correspondência de Fradique Mendes e A Capital, obra cuja elaboração foi concluída pelo filho e publicada, postumamente, em 1925.
Fradique Mendes, aventureiro fictício imaginado por Eça e Ramalho Ortigão, aparece também no Mistério da Estrada de Sintra.

Obras
O mistério da estrada de Sintra (1870)
O Crime do Padre Amaro (1875)
O Primo Basílio (1878)
O mandarim (1880)
A relíquia (1887)
Os Maias (1888)
Uma campanha alegre (1890-91)
Correspondência de Fradique Mendes (1900)
A Ilustre Casa de Ramires (1900)
A cidade e as serras (1901, Póstumo)
Contos (1902, Póstumo)
A Aia (1894)
O tesouro (1893)
Prosas bárbaras (1903, Póstumo)
Cartas de Inglaterra (1905, Póstumo)
Ecos de Paris (1905, Póstumo)
Cartas familiares e bilhetes de Paris (1907, Póstumo)
Notas contemporâneas (1909, Póstumo)
Últimas páginas (1912, Póstumo)
A capital (1925, Póstumo)
O conde de Abranhos (1925, Póstumo)
Alves & Companhia (1925, Póstumo)
Correspondência (1925, Póstumo)
O Egipto (1926, Póstumo)
Cartas inéditas de Fradique Mendes (1929, Póstumo)
Eça de Queirós entre os seus - Cartas íntimas (1949, Póstumo)
A tragédia da rua das flores
As minas de Salomão
Adão e Eva no paraíso

Obras traduzidas

Em francês

O Mandarim (Le Mandarin): traduzido do português por Michèle Giudicelli, prefácio de Antônio Coimbra Martins,Collection: Littérature étrangère, Editions de la Différence, Paris, publicado em 11/09/2002, ISBN 2-7291-1414-9.
O Crime do Padre Amaro (Le Crime du Padre Amaro): Romance traduzido do português e prefaciado por Jean Girodon, Collection: Littérature étrangère, Editions de la Différence, Paris, publicado em 05/2007.
O Primo Basílio (Le Cousin Bazilio): Romance traduzido do português e prefaciado por Lucette Petit, Collection :Littérature étrangère, Editions de la Différence, Paris, publicado em 07/12/2001, ISBN 2-7291-1368-1
O Mistério da estrada de Sintra (Le Mystère de la route de Sintra), Editeur La Différence, 2001, ISBN 2729106723.
Sua Excelência, O Conde de Abranhos(Son Excellence, Le Comte d'Abranhos), Editeur La Différence, 1998, ISBN 2-7291-1150-6.

in www.wikipédia.pt

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Viagens familiares nas despesas do Alaska; O guarda-roupa de Sarah Palin e da família já custou 150 mil dólares aos republicanos


Segundo registos da campanha eleitoral, o comité nacional republicano gastou mais de 150 mil dólares (mais de 113 mil euros) em roupas e acessórios para a candidata à vice-presidência Sarah Palin e respectiva família, desde que se soube que a governadora do Alaska seria a escolha de John McCain, no fim de Agosto.
Ao mesmo tempo, foram também revelados relatórios oficiais do estado do Alaska que declaram o débito de despesas familiares da governadora nas contas do estado.
Os gastos no guarda-roupa de Palin foram revelados pelo site Politico.com que precisa os pormenores da despesa do comité republicano.
Segundo Jeanne Cummings, do Politico, foram gastos 49 425,74 dólares (mais de 37 mil euros) nas lojas Saks, uma famosa cadeia norte-americana, em St. Louis e Nova Iorque.
Na loja do estilista Neiman Marcus, Sarah e o seu marido, Todd, deixaram ainda 75 062,63 dólares (mais de 56 mil euros), para além dos cerca de 5 mil dólares (cerca de 3,7 mil euros) gastos em cabeleireiro e maquilhagem durante o mês de Setembro.
Uma porta-voz da campanha republicana, Maria Comella, recusou-se ontem a comentar “as decisões estratégicas em relação à forma como os recursos financeiros são gastos”, mas ao fim do dia, outra responsável do partido republicano, Tracey Schmitt, revelou a intenção [do comité] de doar todo o vestuário a instituições de caridade, após a campanha”.

Estado do Alaska paga viagens à família de Palin
Os gastos de Sarah Palin foram também notícia na CNN, que revelou registos contabilísticos do estado do Alaska, onde se prova que Palin pôs nas contas do governo despesas pessoais de viagens das filhas.
Segundo a CNN, a governadora debitou no orçamento estadual mais de 75 viagens em voos comerciais, num total de 21 mil dólares (15,8 mil euros), para além de despesas de alojamento em hotéis de topo.
A lei do Alaska diz que as despesas apenas podem ser imputadas ao governo quando se referem a viagens de trabalho e Palin justifica-se afirmando que as suas três filhas – Bristol, Willow e Piper, de 17, 14 e sete anos, respectivamente – viajavam com ela a convite dos programas ou eventos em questão.
No entanto, organizadores de alguns destes eventos negam esse facto.
Palin participou numa conferência de cinco horas da revista Newsweek sobre liderança feminina e perguntou à organização se poderia levar a filha Bristol consigo.
Os registos dizem que, ao todo, a viagem custou mais de cinco mil dólares, incluindo uma estadia de quatro dias num hotel de luxo.
Num encontro da Associação Nacional de Governadores, Palin também levou as duas filhas mais velhas consigo, que ficaram alojadas durante cinco noites no Ritz-Carlton Hotel.
A ida de Bristol e Willow foi em “funções oficiais”, segundo o requerimento preenchido por Palin.
Ainda num terceiro evento, da American Heart Association, a candidata a vice pediu autorização para levar a filha mais nova, mas acabou por aparecer com as três raparigas da família Palin.
A CNN acrescenta ainda que Palin ordenou que alguns documentos fossem rectificados semanas antes da nomeação para a vice-presidência.
Nos relatórios de despesas, foram acrescentadas as expressões “First family attending” ou “First family invited”, com o intuito de justificar a presença ou o convite da família da governadora.
Contactada pela Associated Press, a directora financeira do Alaska, Kim Garnero não comentou o teor das viagens familiares de Palin, alegando que não tinha revisto ainda os referidos relatórios, cita a cadeia de televisão norte-americana.
Segundo o anterior governador democrata deste estado, Tony Knowles, “não há razão válida para as crianças participarem em viagens de estado”.
Knowles é o único governador recente do Alaska com crianças em idade escolar e disse à CNN que das raras vezes em que os seus filhos viajaram com ele em ocasiões oficiais, as despesas foram pagas do seu próprio bolso.

in www.publico.pt

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Mamma Mia - The Movie 2


País: Reino Unido, EUA, Alemanha

Género: Musical, Comédia, Romance

Distribuidora: ZON Lusomundo

realização -

Phyllida Lloyd

intérpretes -

Amanda Seyfried, Stellan Skarsgård, Pierce Brosnan, Colin Firth, Meryl Streep, Julie Walters

Sinopse -

Uma mãe solteira, independente, que tem um pequeno hotel numa idílica ilha grega, Donna (Meryl Streep), está prestes a ter de deixar partir Sophie (Amanda Seyfried), a filha que criou sozinha.
Para o casamento de Sophie, Donna convidou duas das suas melhores amigas - a prática e hilariante Rosie (Julie Walters) e a multi-divorciada Tanya (Christine Baranski) - as quais pertenciam à sua banda de outrora, «Donna and the Dynamos».
Mas Sophie, secretamente, também convidou três pessoas.
Na tentativa de encontrar o seu pai, ao qual estaria destinado levar a noiva ao altar, ela convidou três dos homens do passado de Donna.
Em cerca de 24 horas mágicas e caóticas, surgirão novos romances e renascerão antigos, naquela que parece a ilha de todas as possibilidades.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Estado caótico de Portugal



A ANEDOTA em que se transformou o nosso País:
-Uma adolescente de 16 anos pode fazer livremente um aborto mas não pode
pôr um piercing.-Um empregador para despedir um trabalhador que o agrediu
precisa de uma sentença judicial que demora 5 anos a sair.-Um jovem de 18
anos recebe €200 do Estado para não trabalhar; um idoso recebe de reforma
€236 depois de toda uma vida do trabalho.-Um marido oferece um anel à sua
mulher e tem de declarar a doação ao fisco.-O mesmo fisco penhora
indevidamente o salário de um trabalhador e demora 3 anos a corrigir o
erro.
-O Estado que queria gastar 6 mil milhões de euros no novo Aeroporto
da Ota recusa-se a baixar impostos porque não tem dinheiro.
-O governo diz que as portagens são necessárias devido ao princípio do
utilizador pagador, por cada litro de combustível no depósito o estado
recebe mais de metade em impostos.
-Alguns não têm dinheiro para comer, o governo financia com vários milhões
um português que anda a brincar à fórmula 1
- O governo não nos diz mas Bruxelas enalteceu o esforço de Portugal na
redução do défice: Aumento dos impostos e redução dos salários.
- Alguém se lembra de algum condenado por corrupção nos últimos tempos?
Algum grande julgamento com desfecho?
- Cada empresa tem de pagar à segurança social pelos seus funcionários.
Cada funcionário tem de descontar IRS (cerca de 30%). A empresa tem de
pagar IRC (cerca de 40%). Se os sócios quiserem parte do lucro voltam a
pagar IRS.-Nas zonas mais problemáticas das áreas urbanas existe 1 polícia
para cada 2 000 habitantes; o Governo diz que não precisa de mais polícias.
-Numa empreitada pública, os trabalhadores são todos imigrantes ilegais,
que recebem abaixo do salário mínimo e o Estado não fiscaliza.
- Como ser político: Não perceber nada de nada e nunca ter feito nada e
contratar empresas de consultoria que expliquem o que fazer e o que dizer e
pagar isto tudo com o porta-moedas infinito do estado.
- Alguém conhece todas as regalias dos nossos governantes? Ajudas de custo?
Acessores? Carro? Cartão de crédito?
- Numa empresa chega-se atrasado 10 minutos por causa de um atraso nos
transportes e tem-se a manhã descontada, na assembleia da república não se
põe lá os pés durante uma semana por causa das férias no Algarve e ninguém
nota.
-Um professor é sovado por um aluno e o Governo diz que a culpa é das
causas sociais e que o professor não sabe motivar.
-Numa entrevista à televisão, o Primeiro-Ministro define a Política como 'A
Arte de aprender a viver com a decepção'.
-Um polícia bate num negro é uma atitude racista, um bando de negros mata 3
polícias, não estão inseridos na sociedade.
- O café da esquina fechou porque não tinha WC para homens, mulheres e
empregados, no Fórum Montijo a WC da Pizza Hut fica a 100mts, nem tem local
para lavar mãos.
- O governo incentiva as pessoas a procurarem energias alternativas ao
petróleo e depois multa quem coloca óleo vegetal nos carros porque não paga
ISP (Imposto sobre produtos petrolíferos).
- O ministério do ambiente incentiva o uso de meios alternativos ao
combustível, no edifício do ministério do ambiente não há estacionamento
para bicicletas, nem se sabe de nenhum ministro que utiliza a bicicleta.
- Nas prisões é distribuído gratuitamente seringas por causa do HIV, mas
como entra droga nas prisões?
- No exame final de 12º ano és apanhado a copiar chumbas o ano, o
primeiro-ministro fez o exame de inglês técnico em casa e mandou por fax e
é engenheiro.
- Um jovem de 14 mata um adulto, não tem idade para ir a tribunal, um jovem
de 15 leva um chapada do pai, por ter roubado dinheiro para droga e o pai
vai a julgamento por violência doméstica.
- Começas a descontar em Janeiro o IRS e só vais receber o excesso em
Agosto do ano que vem, não pagas as finanças a tempo e horas e passado um
dia já estás a pagar juros.
- Se o teu filho não tem cabeça para a escola e com 14 anos pões a
trabalhar contigo num oficio respeitável, é exploração do trabalho
infantil, se és artista e o teu filho com 7 anos participa em gravações de
telenovelas 8 horas por dia ou mais a criança tem muito talento, sai ao pai
ou à mãe.
-Paguei 0.50€ por uma seringa na farmacia para dar um medicamento ao meu
filho, se fosse drogado, não pagava.

Recebido por e-mail

domingo, 19 de outubro de 2008

Vacas Sagradas




Na Índia, a maioria da população é Hindu.
Esta religião venera a vaca e estas são consideradas um animal sagrado.
Na Índia, as vacas passeiam pelas cidades e vilas sem que sejam minimamente mal tratadas pelos habitantes, inclusive, quando as manadas invadem as praças, onde comem os legumes dos produtores, sem que mostrem qualquer hostilidade para com o gado bovino.
Devido a estas situações, algumas vacas desenvolveram um gosto especial por frutas.
O facto de, por vezes, não haver comida disponível para todas as vacas, leva a que alguns animais incluam na sua dieta papel e cartões que encontram espalhados pelo chão.
O seu estômago, excepcionalmente robusto, permite estes abusos.
Algumas pessoas, de todas as castas, incluindo as mais altas, deixaram para trás as suas profissões para se dedicarem exclusivamente ao bem estar das vacas mais fragilizadas e/ou mais velhas, criando vacarias que são sustentadas por eles próprios e por outras pessoas que lhes vão dando donativos.
Entre estas pessoas, podemos encontrar políticos, médicos e toda uma série de profissões que neste país são muito importantes.
Existem na Índia aproximadamente duzentos e cinquenta milhões de vacas, que são respeitadas e veneradas por setecentos e cinquenta milhões de pessoas de crença Hindu!

sábado, 18 de outubro de 2008

No Hotel Fénix, em Lisboa - Manuscritos de D. Manuel I, cartas de Marcello Caetano e revista KWY em leilão


Manuscritos régios de D. Manuel I, D. Pedro e D. Carlos, cartas de Marcello Caetano e a colecção completa da revista KWY (1958-1968) vão ser leiloados.
Primeiras edições de Fernando Pessoa e Cesário Verde, e fotografias tiradas por Hermenegildo Capelo fazem igualmente parte do lote que será apresentado no Hotel Fénix a dia 25 de Outubro.
"Dentro dos manuscritos, o grande destaque vai para o conjunto de manuscritos de cartas do professor Marcello Caetano enviadas do exílio para um 'António' que não conseguimos identificar", adianta o organizador do leilão, Nuno Gomes.
Mesmo sem conhecer o destinatário das cartas, o "tom íntimo" e os temas das cartas denotam que se tratava de alguém próximo de Marcello Caetano.
"O professor Marcello, com alguma intimidade, vai tecendo alguns comentários sobre as personalidades e sobre o que ia acontecendo à direita portuguesa", afirmou Nuno Gonçalves, salientado a importância do espólio.
O organizador avançou que já teve quem o procurasse para ver as cartas.
"Têm suscitado imensa curiosidade por parte dos coleccionadores", daí que o possível valor a atingir seja "uma incógnita". Para as cartas de Marcello Caetano, o valor de licitação é de 800 euros.

Leilão de peças relevantes da História e cultura portuguesas
Mas para o organizador o destaque vai para a KWY: "é uma revista importantíssima, publicada em Paris, por um grupo muito importante de artistas portugueses onde se inclui René Bertholo, Vieira da Silva, ou Arpad Szènes", disse Nuno Gonçalves.
Para o lote composto por doze números, a base de licitação é de 25 mil euros, mas Nuno Gonçalves espera que "atinja mais" e aponta valores na ordem dos 30 a 35 mil euros como palpite para o preço final.
Na fotografia, a organização realça "um álbum do Hermenegildo Capelo que pertencia ao próprio com algumas fotografias das expedições que fez com Roberto Ivens em África, atravessando de Angola a Moçambique".
Ainda nos livros, estarão em leilão uma primeira edição da "Mensagem" de Fernando Pessoa e uma "primeira edição do Livro de Cesário Verde, em belíssimo estado".
Os lotes a leiloar vão estar expostos na véspera do leilão, dia 24 de Outubro, no Hotel Fénix, em Lisboa.
Ainda não há um número certo de licitadores, mas Nuno Gonçalves que, normalmente, tem nos seus leilões cerca de 150 licitadores, espera mais para dia 25.
"Neste [leilão] espero um bocadinho mais porque, de facto, há algumas peças muitíssimo importantes, que têm um peso relevante na História de Portugal e na cultura portuguesa", concluiu.

in www.publico.pt

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

A um poeta - Antero de Quental



A um Poeta -

Segue e Deambula...

Tu, que dormes, espírito sereno,
Posto à sombra dos cedros seculares,
Como um levita à sombra dos altares,
Longe da luta e do fragor terreno,

Acorda! é tempo! O sol, já alto e pleno,
Afugentou as larvas tumulares...
Para surgir do seio desses mares,
Um mundo novo espera só com um aceno...

Escuta! é a grande voz das multidões!
São teus irmãos que se erguem! são canções...
Mas de guerra... e são vozes de rebate!

Ergue-te pois, soldado do Futuro,
E dos raios de luz do sonho puro,
Sonhador, faze espada de combate!

Antero de Quental

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

José Mourinho




José Mourinho
-

José Mário dos Santos Mourinho Félix (Setúbal, 26 de Janeiro de 1963) é um treinador português de futebol. No Reino Unido é apelidado de The Special One.

Juventude-
É filho de um ex-guarda-redes português, Félix Mourinho, o qual ganhou muitos títulos na sua carreira.
José Mourinho nunca conseguiu seguir uma carreira de futebolista como o pai (tentativas mal sucedidas em clubes menores), mas desde muito cedo mostrou uma habilidade inata para organizar e preparar os relatórios e os dossiers das equipas do pai.
Mourinho viria depois a estudar Educação Física no ISEF, tendo concluído o curso com boas notas, e como professor de educação física numa das escolas secundárias de Setúbal, mais uma vez prova a sua aptidão para preparar, organizar e gerir (física e mentalmente) pessoas.

O tradutor-
Na década 90, Mourinho esteve no Estrela da Amadora e no Vitória de Setúbal.
Em meados da década é contratado para trabalhar com o técnico inglês Bobby Robson, no Sporting Clube de Portugal.
Mourinho ganha a alcunha de Tradutor, sendo que passou rapidamente de tradutor a influente técnico adjunto de Bobby Robson. Mantém-se braço direito do treinador inglês quando ele muda para o FC Porto e mais tarde para o FC Barcelona.
Torna-se um conhecedor do futebol espanhol e quando Robson sai para o PSV, Mourinho permanece na Catalunha com o holandês Louis Van Gaal.
A confiança e o profissionalismo de Mourinho alargam-lhe o leque de funções.
Tem um papel bastante activo nos treinos e na preparação dos jogos.
Passa a ser treinador adjunto de Van Gaal.

Benfica e União de Leiria -
Em 2000, surge a oportunidade de treinar uma equipa portuguesa.
É escolhido pelo Sport Lisboa e Benfica para substituir Jupp Heynckes após a 4ª jornada da liga portuguesa.
Quando começa a conquistar os adeptos benfiquistas (especialmente depois da vitória contra o rival Sporting Clube de Portugal por 3-0) há eleições no Sport Lisboa e Benfica.
Muda a presidência de João Vale e Azevedo para o Manuel Vilarinho.
Mourinho sai do Benfica após 9 jogos, uma vez que o novo presidente tinha um treinador e Mourinho sabia que estava a "prazo" no Benfica.
Ainda durante essa época, assume o comando do União de Leiria, onde se manterá até Janeiro de 2002.
Neste mês, é escolhido para substituir Octávio Machado no comando técnico do FC Porto.
Concluiu a época em terceiro lugar, conseguindo um total de 11 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, tendo saído com ele, da União de Leiria, o jogador Derlei.
Mourinho promete com invulgar certeza o título na época seguinte pelo FC Porto: "na próxima época seremos campeões".


No Porto
-
Mourinho rapidamente identifica os jogadores-chave: Vítor Baía, Ricardo Carvalho, Jorge Costa, Costinha, Deco, Dmitri Alenichev e Postiga.
A esta espinha dorsal juntam-se, entre outros, Maniche e Edgaras Jankauskas (Benfica), Paulo Ferreira (Vitória de Setúbal), Nuno Valente e Derlei (ambos da União de Leiria).
Com o rigor táctico e a determinação sui generis de Mourinho o Porto cresce em Portugal assim como na Europa.
Em dois anos venceram duas competições europeias e as duas Superligas.
Em 2003, Mourinho ganha o primeiro campeonato português com 27 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, vence a Taça de Portugal (contra o seu anterior clube, União Leiria) e conquista a Taça UEFA (contra o Celtic Football Club).
No ano seguinte, o FC Porto conseguiu ganhar mais uma vez a Superliga, agora com 8 pontos de vantagem.
Perde na final da Taça de Portugal contra o rival SL Benfica, mas 2 semanas depois triunfa na mais alta prova da UEFA derrotando o AS Monaco (3-0).
Em toda a prova o FC Porto de Mourinho só perdeu com o Real Madrid na primeira fase de Grupos e eliminou depois o Manchester United, Olympique Lyonnais e o Deportivo La Coruña.

Chelsea-
Com tal percurso não foi surpresa a cobiça de diversos clubes, entre eles o Chelsea de Roman Abramovich.
Em Portugal, alguns duvidaram que o sucesso de Mourinho se mantivesse além-fronteiras.
Mourinho voltou a surpreender: saiu em discórdia com a direcção do FC Porto e transferiu-se para o comando do clube mais rico de Londres, o Chelsea.
Em Junho de 2004, torna-se um dos treinadores mais bem pagos do Mundo ganhando cerca de 5 milhões de Libras ou 12 milhões de euros por ano.
Tal como fez no FC Porto, Mourinho não vai só.
Leva consigo os seus adjuntos Baltemar Brito e André Villas, o preparador Físico Rui Faria e o treinador de guarda-redes Silvino Louro.
A fortuna do russo Roman Abramovich ajuda Mourinho na contratação de Tiago Mendes (Benfica), Didier Drogba (Marselha), Arjen Robben e Mateja Kežman (PSV), Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira (FC Porto).
Em Dezembro de 2004 era líder do campeonato inglês.
Em 27 de Fevereiro de 2005, vence o Liverpool por 3-2 a Taça da Liga e conquista o seu primeiro troféu, como treinador, fora de Portugal.
Dois meses mais tarde, a 30 de Abril de 2005 Mourinho sagra-se campeão inglês após ter vencido o Bolton por 2-0. O Chelsea FC não ganhava o Campeonato há 50 anos.
Ficou uma pedra no sapato de Mourinho: a 3 de Maio de 2005 é eliminado da Liga dos Campeões pelo Liverpool, na meia-final, depois de eliminar nos quartos-de-finais o "gigante" FC Barcelona de Ronaldinho Gaúcho. Entretanto, renovou o contrato com o Chelsea FC.
A 20 de Setembro de 2007 José Mourinho e o Chelsea chegaram a mútuo acordo para rescisão de contrato.
Porém no dia 18 de Setembro a confirmação de demissão já haveria sido efetivada.
O russo Roman Abramovich trocou Mourinho pelo director de futebol Avram Grant.
Já foi eleito duas vezes o melhor treinador do mundo.
A sua popularidade no clube londrino é tal que ainda hoje, em Stamford Bridge, reduto onde o clube londrino actua,ve o seu nome entoado em cântico, não sendo raro Mourinho ser clamado para regressar ao clube.


Inter de Milão -

Após algumas semanas em que circularam rumores de que seria treinador do Inter de Milão, a sua contratação foi oficializada a 2 de Junho de 2008.
Ocorreram também rumores de que fora assediado pelo Barcelona, o que se confirmou mas as negociações declinaram.
Como é habitual, José Mourinho trouxe a sua equipa técnica de sempre, os portugueses Rui Faria, Silvino e André Vilas Boas.
Além destes Giuseppe Baresi, foi o eleito para desempenhar as funções de treinador-adjunto de José Mourinho no Inter.
De salientar um aspecto curioso relacionado com a apresentação do special one no Inter: Mourinho não quis dizer que era especial.
Antes quis realçar que quem era verdadeiramente especial era o próprio Inter, lembrando para isso o grande relevo histórico que o clube detém na história do futebol, ao contrário do seu clube anterior.
Tal, por muitos, fora entendida como uma achega ao Chelsea de Abramovic, podendo levar a entender que o clube londrino desvalorizou de forma injusta os 2 titulos de campeão que Mourinho por lá conquistou, quando esse titulos fugiam ao clube há cerca de 50 anos.
Entretanto, Massimo Moratti considera que Mourinho é extremamente parecido com Helenio Herrera, mítico treinador do Inter que venceu as únicas 2 Taças dos Campeões Europeus que o clube detém e principal mestre da famosa táctica italiana do Catennacio.

Títulos -
FC Porto-

Campeonato Português(2): 2002/2003 e 2003/2004
Taça de Portugal(1): 2002/2003
Supertaça portuguesa(1): 2003/2004
Taça UEFA(1): 2002/2003
Liga dos Campeões(1): 2003/2004


Chelsea FC
Campeonato inglês/Premier League(2): 2004/2005 e 2005/2006
Taça da Liga Inglesa(2): 2004/2005 e 2006/2007
Supercopa da Inglaterra(1): 2005
Copa da Inglaterra (1): 2006/2007

Inter de Milão-
Supercopa Italiana (1): 2008

in www.wikipedia.pt