quinta-feira, 5 de março de 2009

Lagos: No âmbito das obras da frente ribeirinha - Descoberto cais do século XVII


Descoberto cais do século XVII
Junto à janela manuelina do Palácio dos Governadores, em Lagos, de onde, segundo a tradição, D. Sebastião ouviu missa na noite antes da partida para Alcácer-Quibir, foi agora posto a descoberto o antigo Cais da Ribeira e identificadas duas portas de acesso à cidade e parte da muralha.


De acordo com a arqueóloga Helena Morán, da Câmara de Lagos, "a estrutura do cais, com a respectiva rampa de acesso, encontrada sob o actual Jardim da Constituição (antigo Jardim das Portas do Mar), tem pelo menos dois momentos de utilização: um mais antigo, do século XVII, e outro que esteve em funcionamento até aos anos 40 do século XX.

Quanto às portas (a décima e a de acesso ao cais), sabíamos igualmente que existiam, até porque se encontravam ilustradas na planta elaborada em época moderna por Alexandre Massai (século XVII), esclareceu a investigadora, que destacou a "participação da população local, nomeadamente dos mais idosos, que chegaram a trazer fotografias antigas da zona e que foram muito importantes para a compreensão da área que estávamos a escavar".
Os trabalhos reconheceram ainda a muralha existente entre o Palácio dos Governadores e a Messe Militar. Neste momento a equipa está a "estudar a melhor maneira de apresentar os vestígios ao público".

Os achados arqueológicos foram efectuados no âmbito do processo de requalificação da frente ribeirinha, uma obra do Polis que, segundo referiu ao CM a vice-presidente da autarquia, Joaquina Matos, "deverá ficar concluída até ao Verão".
A obra está orçada em cerca de 2,2 milhões de euros.

Ana Palma / Paulo Marcelino


in www.correiomanha.pt

2 comentários:

Frederico disse...

Concluído até ao verão? duvido...

joaninha disse...

Não sei mesmo, mas é o que está escrito no artigo, mas já se sabe como são as obras públicas em Portugal (Obras de Santa Engrácia), mas tudo depende da boa vontade de todos.