quarta-feira, 4 de março de 2009

Literatura - Livro "O Vale da Paixão" de Lídia Jorge editado na Roménia


O romance "O Vale da Paixão", de Lídia Jorge, publicado em 1998, é editado esta semana na Roménia, com chancela da Editura ART, informou o Grupo Leya.
A obra, publicada com o título "Valea Pasiunilor", foi traduzida para romeno por Micaela Ghitescu.

Este romance, distinguido com o Prémio D. Dinis/Casa de Mateus em 1998, foi já publicado na Alemanha, França, Estados Unidos, Espanha, Grécia, Suécia, Itália, Israel, Brasil, Islândia e Reino Unido.

Além do Prémio D. Dinis, "O Vale da paixão" recebeu também os prémios Pen Clube Português de Ficção, Máxima de Literatura, Bordallo de Literatura da Casa da Imprensa, e Prix Jean Monnet de Littérature Européenne, em 2000.

Lídia Jorge, 62 anos, nasceu em Boliqueime (Faro) e licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras de Lisboa.
Estreou-se na ficção com "O dia dos prodígios", em 1980, e publicou desde então romances como "O Cais das Merendas", "Notícia da Cidade Silvestre", "A Costa dos Murmúrios" (adaptado ao cinema por Margarida Cardoso), "O Jardim sem Limites" e "O Vento Assobiando nas Gruas" (romance com que obteve o Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio Correntes d'Escritas) e "Combateremos a Sombra".

São ainda da sua autoria as colectâneas de contos "Marido e Outros Contos", "O Belo Adormecido" e "Praça de Londres", e a peça de teatro "A Maçon", levada à cena no Teatro Nacional Dona Maria II em 1997.

in www.publico.pt

Sem comentários: