domingo, 12 de julho de 2009

Reese Witherspoon



Laura Jean Reese Witherspoon (Baton Rouge, 22 de março de 1976) é uma actriz norte americana, vencedora do Oscar, conhecida principalmente pela sua actuação em Legalmente Loira.

Vida
Witherspoon nasceu em Baton Rouge, Louisiana, filha de John Witherspoon (cirurgião) e Betty Reese (enfermeira pediátrica e professora universitária). Witherspoon é descendente directa de John Witherspoon, signatário da Declaração de Independência dos EUA e fundador da Universidade de Princeton.
Por o seu pai ter trabalhado para as Forças Armadas norte-americanas em Wiesbaden, Alemanha, Witherspoon lá viveu por quatro anos.
Ao regressar aos EUA, Witherspoon viveu um longo período da sua infância e adolescência em Nashville, onde a família freqüentava a igreja Episcopal.
Após a conclusão do Ensino Secundário na conceituada Harpeth Hall School, ela ingressou na Universidade de Stanford, no curso de Literatura, mas abandonou-o após um ano para dedicar-se à carreira de actriz.
Witherspoon fundou uma produtora denominada Type A, apelido dado à actriz por sua fama de organização.

Carreira
Witherspoon iniciou a sua carreira em anúncios e construiu uma significativa filmografia actuando tanto em comédias como em dramas, começou com o filme O Homem Na Lua e o seu currículo inclui como papéis; Vanessa Lutz em Sem Saída (1996, com Kiefer Sutherland e Brooke Shields) e Tracy Flick em Eleição.
Teve uma participação na premiada série Friends, fazendo o papel de Jill, irmã queque e mimada de Rachel (Jennifer Aniston).
Ela dobrou Greta Wolfecastle num episódio de The Simpsons.
Tornou-se mais conhecida e saltou para a fama protagonizando a sátira sobre os preconceitos que pesam sobre uma loira ingénua e superdotada, defensora dos animais, sempre vestida com roupas cor-de-rosa nos dois filmes Legalmente Loira, de 2001 e a sequência Legalmente Loira 2, tornando-se a actriz mais bem paga de Hollywood.
Ela foi muito elogiada pelo desempenho como June Carter Cash em Johnny & June. Witherspoon ganhou diversos prêmios e o Oscar por esta actuação.
Participou e produziu o seu último filme/última comédia Surpresas do Amor, o qual lhe rendeu milhões de dólares.
Numa lista recente sobre as celebridades mais bem pagas de Hollywood em 2007, Reese Witherspoon alcançou a primeira posição, que em 2006 havia ocupado o segundo lugar e derrubou a líder do ranking, Nicole Kidman, para a quarta posição em 2007. Actualmente está cheia de projetos futuros como "Bell Witched" e "Used Guys". Sua produtora, Type A está produzindo todos os seus últimos filmes/projetos, como Surpresas do Amor e Penelope.

Vida pessoal
Witherspoon foi casada com o actor Ryan Phillippe desde 5 de junho de 1999.
Eles conheceram-se nas filmagens de Segundas Intenções e separaram-se no final de outubro de 2006.
Tiveram juntos duas crianças: a menina Ava Elizabeth, nascida em 9 de setembro de 1999, e o menino Deacon Phillippe, nascido em 23 de outubro de 2003 Iniciou um romance com o actor Jake Gyllenhaal nos bastidores do filme O Suspeito. Reese recentemente declarou que Jake é um homem fabuloso e que a apoia muito em entrevista à revista Elle.

Filmes
Ano Título original Papel Notas
2009 Monsters VS Aliens Susan
2008 Four Christmases Kate
2008 Penelope (filme) Annie
2007 Rendition Isabella El-Ibrahimi
2005 Walk the Line (filme) June Carter Oscar de melhor atriz -
Globo de Ouro de melhor atriz -
BAFTA de melhor atriz
2005 Just Like Heaven Elizabeth Masterson
2004 Vanity Fair Becky Sharp
2003 Legalmente Loira 2 Elle Woods
2002 Sweet Home Alabama Melanie Smooter/Carmichael
2002 The Importance of Being Earnest Cecily
2001 Legally Blonde Elle Woods Indicação para o Globo de Ouro
2000 American Psycho Evelyn Williams
2000 Little Nicky Mãe de Nicky
1999 Best Laid Plans Lissa
1999 Election Tracy Flick Indicação para o Globo de Ouro
1999 Cruel Intentions Annette Hargrove
1998 Overnight Delivery Ivy Miller
1998 Pleasantville Jennifer
1998 Twilight Mel Ames
1996 Freeway Vanessa Lutz
1996 Fear Nicole Walker
1995 S.F.W. Wendy Pfister
1993 A Far Off Place Nonnie Parker
1991 The Man in the Moon Danielle 'Dani' Trant

in www.wikipedia.pt

Sem comentários: