domingo, 12 de julho de 2009

Twilight


Twilight (Crepúsculo, em português) é um livro sobre vampiros da autoria de Stephenie Meyer. Publicado originalmente em capa dura, em 2005, este livro é a génese da saga Twilight, onde Bella Swan é apresentada ao leitor, como uma estudante que se muda de Phoenix, Arizona, para Forks, Washington, colocando-se em perigo ao apaixonar-se por um vampiro: Edward Cullen.

O romance ganhou diversos prémios, incluindo o "Top 10 Livros para Jovens Adultos" da American Library Association, entrar na lista de Best sellers do New York Times e Best selling de 2008, no USA Today.

Bella Swan decide mudar-se da ensolarada Phoenix, Arizona para a chuvosa cidade de Forks, Washington, para viver com seu pai, Charlie, o chefe da polícia local. Segundo ela, a sua mãe (Renée) sentia-se triste por não poder acompanhar o seu novo marido (Phil Dwyer) aos jogos de basebol, pois este é um jogador da segunda divisão e, então, Bella decide mudar-se para dar mais espaço ao casal.

A jovem não tinha muitos amigos em Phoenix, mas apesar disso, ela gostava do lugar, pois o Sol brilhava sempre por lá. Pelo contrário, Forks é uma das cidades dos Estados Unidos onde mais chove durante o ano, apresentando dias muitíssimo nublados.

A chegada de Bella a Forks desperta imensa curiosidade em toda a gente. Esta é uma cidade pacata, onde todos se conhecem e, por isso, a sua vinda era bastante aguardada.
Na escola, Bella conhece vários colegas logo no primeiro dia de aulas e torna-se amiga de Mike, Jessica, Angela, Eric e Tyler.

Bella depressa descobre como seria monótona e entediante a sua vida em Forks, caso Edward Cullen, o lindo e misterioso rapaz que se senta a seu lado na aula de Biologia, não lhe despertasse tanta curiosidade e servisse de escape à sua rotina diária.
No primeiro dia que ela o vê, Edward aparenta sentir repulsa por ela, chegando mesmo a tentar mudar os seus horários para evitá-la.

No entanto, quando uma carrinha fora de controle está prestes a atropelar Bella no estacionamento, Edward salva-a do perigo sobrenaturalmente, como é percebido pela jovem, que assinala que ele estava muito distante de si para poder puxá-la da trajectória do veículo e que, a mossa deixada no automóvel após o embate, era em tudo semelhante à estrutura dos ombros do rapaz.
Edward recusa-se, todavia, a falar sobre o assunto. Bella evita falar com ele durante algum tempo, mas no dia em que ela vai com as suas amigas até Port Angeles, mete-se, de novo, em apuros, de modo que Edward salva-a novamente.
A partir deste instante, a cada passagem do livro, ambos acabam por se tornar cada vez mais próximos.

Ela acaba descobrindo por seu amigo Jacob Black, da tribo Quileute, que Edward e a sua família (os Cullen) são vampiros vegetarianos, ou seja, que não se alimentam de sangue humano.

Apesar da natureza da família Cullen, Bella e Edward apaixonam-se e conseguem manter-se juntos durante algum tempo.
A sua relação aparentemente perfeita só é, no entanto, lançada ao desespero quando James (um vampiro rastreador) pousa os seus olhos em Bella.

Após ter fugido do seu agressor, a jovem vê-se obrigada a reencontrá-lo, sob a suspeita deste ter sequestrado a sua mãe. Bella dirige-se a um antigo estúdio de balé, no qual dançava quando era pequena, e onde James pretende sugá-la até à morte. Edward, junto com os outros membros da família Cullen, consegue porém resgatá-la, antes que James consiga pôr termo à sua vida.

Capa
Stephenie Meyer declarou que a maçã na capa de "Twilight" representa o fruto proibido do livro de Génesis. Ela simboliza o amor de Bella e Edward, o que é proibido, semelhante ao fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, como está implícito pela citação de Génesis 3:3 no início do livro.
Representa também o conhecimento de Bella daquilo que o bem e o mal são, bem como a escolha que ela tem do "fruto proibido", Edward, escolhendo ou não vê-lo.


Capítulos
Segue-se uma lista dos capítulos do livro em inglês, português brasileiro e português europeu:

Cap. Estados Unidos Brasil Portugal
* Preface Prólogo Prefácio
1 First Sight À Primeira Vista Primeira Vista
2 Open Book Livro Aberto Livro Aberto
3 Phenomenon Fenômeno Fenómeno
4 Invitations Convites Convites
5 Blood Type Tipo Sangüíneo Grupo Sanguíneo
6 Scary Stories Histórias de Terror Histórias Assustadoras
7 Nightmare Pesadelo Pesadelo
8 Port Angeles Port Angeles Port Angeles
9 Theory Teoria Teoria
10 Interrogations Interrogações Interrogações
11 Complications Complicações Complicações
12 Balancing Oscilando Equilíbrio
13 Confessions Confissões Confissões
14 Mind Over Matter A Mente Domina a Matéria O Domínio da Mente sobre a Matéria
15 The Cullens Os Cullen Os Cullen
16 Carlisle Carlisle Carlisle
17 The Game O Jogo O Jogo
18 The Hunt A Caçada A Caçada
19 Goodbyes Despedidas Despedidas
20 Impatience Impaciência Impaciência
21 Phone Call Telefonema Telefonema
22 Hide-and-Seek Esconde-Esconde Jogar às Escondidas
23 The Angel O Anjo O Anjo
24 An Impasse Um Impasse Um Impasse
* Epilogue: An Occasion Epílogo: Um Acontecimento Especial Epílogo: Uma Ocasião Especial


crítica

A crítica para Twilight foi mista. A Kirkus disse que "[Twilight] está longe de ser perfeito: o retrato de Edward como o trágico herói monstruoso é excessivamente byroniano e o apelo de Bella é mais baseado na mágica do que no personagem.
Apesar de tudo, o retrato de amantes perigosos bate o ponto; os fãs de romance obscuro vão achar difícil resistir".
A Publishers Weekly descreveu "a paixão cega [de Bella] pelo estranho Edward", a relação de risco dos dois e a "luta interna de Edward" como uma metáfora para a tensão sexual na adolescência.
Hillias J. Martin, do School Library Journal, elogiou o romance, dizendo, "Realista, sutil, sucinto e fácil de acompanhar, Twilight terá leitores agonizando para penetrar seus dentes nele".


in www.wikipedia.pt

Sem comentários: