segunda-feira, 6 de julho de 2009

Ribatejo: 77.ª edição do Colete Encarnado - Festa leva cem mil a Vila Franca



A 77ª edição da Festa do Colete Encarnado levou ontem milhares de pessoas a Vila Franca de Xira. O desfile de campinos e atrelagens pelas ruas da cidade e a largada de toiros constituíram os momentos altos do dia.
Antes, o campino António Verdasca Júnior, de 80 anos, foi alvo da tradicional Homenagem ao Campino no largo da câmara, depois de ter sido escolhido pelos seus pares.
"Foi uma boa escolha, este é um dia inesquecível", disse ao CM, bem-disposto, em cima do cavalo, enquanto desfilava pelas ruas. Mais atrás vinha o campino mais jovem do desfile, Ruben Soares, de apenas sete anos.
As típicas tertúlias de Vila Franca também desfilaram. Da tertúlia Rambóia, aos Amigos do Dedal e do Tinto, cada grupo envergava t-shirts identificativas e, com muita cerveja à mistura, animaram a festa. Com o aproximar da hora da largada de toiros, a ansiedade aumentava entre o grupo Vilafrancasempre.com. "Somos recortadores de touros, gostamos de brincar e vamos muito para festas em Espanha", contou Ricardo Catita, que ainda sente na pele as cornadas que levou em Zamora. Quando a largada começou, Ricardo lá andou com uma manta a tourear um animal com quase 500 kg. Apesar de algumas quedas, ninguém se magoou com gravidade. A noite de ontem teve ainda sardinhada. A autarquia estima cem mil pessoas nos três dias da festa que hoje termina.

Bernardo Esteves

in www.correiomanha.pt

Sem comentários: