domingo, 28 de setembro de 2008

Ana Free


Ana Gomes Ferreira, mais conhecida como Ana Free (Lisboa, 29 de junho de 1987) é uma cantora de Portugal.
Apesar de nascer em Lisboa, cresceu numa pequena aldeia nos subúrbios de Cascais, e actualmente está radicada no Reino Unido.
Filha de mãe inglesa e pai português, tem um irmão que é três anos mais velho do que ela.
Começou a dar que falar através do YouTube, site no qual disponibiliza frequentemente vídeos de versões e alguns originais.
Em menos de um ano os seus vídeos já contavam mais de seiscentas mil visualizações.

Ana frequentou uma escola internacional aos quinze anos (em 2002), onde praticou vários desportos, incluindo voleibol, futebol e atletismo.
Ana também participou numa variedade de produções teatrais e cantou em competições escolares, o que ajudou ainda mais a sua paixão pela música e expressão criativa. Ana nunca teve aulas, mas aprendeu as técnicas básicas de cantar, enquanto andava na escola.
Em 2007 a cantora participou na compilação Novos Talentos Fnac.
Nas rádios nacionais passa, actualmente, o tema "In My Place", o seu primeiro êxito.
No verão de 2008, Ana Free terminou seus estudos em Economia pela Universidade de Kent, no Reino Unido, onde também pratica voleibol na Varsity.
Enquanto estava na universidade, Ana centrou os seus estudos na música e, ao mesmo tempo, completou uma tese sobre a teoria económica da empresa e a forma como se relaciona com a evolução dos grandes estilistas.

Música
Por volta dos nove anos de idade, o seu pai ensinou-lhe a forma de tocar acordes básicos de viola com o seu irmão.
Desde então, Ana começou a fazer música e compondo sua primeira canção completa aos onze anos.
Até o momento ela tem mais de trezentas canções escritas.
Aos dez ou onze anos foi filmada cantando uma canção, que foi publicado no YouTube. Com a ajuda do seu pai e os amigos na escola, Ana começou a dominar a viola.
Ela possui sete violas, uma delas é a Gibson J-200 Emmylou Harris da cor "queimaduras solares", que recebeu como presente no seu vigésimo aniversário. Durante o ensino secundário, Ana e Mia Rose formaram um grupo chamado Audacity.

A 7 de Janeiro de 2007, Ana Free publicou o seu primeiro vídeo musical no YouTube e ficou rapidamente conhecida.
Em pouco tempo tornou-se uma das cantoras mais subscritas de sempre.
A popularidade de Ana leva-a a aparecer em vários meios de comunicação social, especialmente em Portugal, incluindo a televisão, como a SIC e a TVI, e várias actuações ao vivo de rádio, como na Rádio Clube Português e Antena 3.

A cada dia que passa, Ana Free ganha cada vez mais fãs, apenas através dos seus vídeos no YouTube, porém a vida da cantora começou a mudar à pouco tempo, desde que começou a actuar em público (como no "Você na TV", um programa das manhãs da TVI).

As duas canções de Ana Free com mais opiniões são as seguintes:

"Chained" (preso) - Escrita por Ana Free com mais de 800 mil comentários
"Sway" - A capa da canção escrita por Bic Runga ~ mais de 600 mil comentários

Sem comentários: