segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Vegetarianismo



O Vegetarianismo é um regime alimentar baseado fundamentalmente nos alimentos de origem vegetal.
Os vegetarianos excluem da sua dieta carne, bem como alimentos derivados (ex., gelatina feita com base em ossos animais).
Os ovolactovegetarianos consomem também ovos e leite, lactovegetarianos, leite e lacticínios e os ovovegetarianos, ovos.
Há tambem os ultrareciclovegetarianos que não comem nada industrializado.
Os vegetarianos rigorosos excluem da sua alimentação todo e qualquer alimento de origem animal, ou com ingredientes de origem animal.
Os veganos excluem todos os produtos de origem animal não só da sua dieta como de tudo o que consomem, incluindo cosméticos, vestuário e calçado, entre outros produtos.
A União Vegetariana Internacional define vegetarianismo como "a prática de não comer carne, aves, peixes ou os seus subprodutos, com ou sem uso de laticínios e ovos."

Alimentos permitidos -
Dieta Ovolactovegetariana - Ovos, Laticínios, Mel, não é permitido o consumo de carne /peixe e dos seus derivados.
Dieta Lactovegetariana - são permitidos os laticínos e o mel, mas o consumo de ovos, carne e peixe não é permitido.
Dieta Ovovegetaria - são permitidos os ovos e o mel, mas não é permitido o consumo do leite e dos seus derivados,tal como da carne e do peixe.
Dieta Veganista - não são permitidos a carne, o peixe, o mel, os ovos e os laticínios.

Normalmente há diversas razões que levam as pessoas a adoptar uma dieta vegetariana e que são sobretudo as razões de saúde, éticas, religiosas e morais.

Razões de saúde -
Por aconselhamento médico ou por auto-iniciativa, esta é uma motivação para muitas pessoas seguirem um regime vegetariano.
Uma dieta vegetariana equilibrada é geralmente eficaz em equilibrar os níveis de colesterol, reduzir o risco de doenças cardio-vasculares e também evitar alguns tipos de cancro), entre outras razões.
Outro aspecto relevante prende-se com a qualidade dos produtos animais que chegam ao mercado.
Alguns animais criados para consumo humano são alimentados com uma quantidade significativa de hormonas de crescimento e antibióticos para resistirem às doenças, sendo a carne que chega à mesa, muitas vezes, de má qualidade.
Por outro lado, a poluição dos mares e rios podem tornar a carne de peixe igualmente insegura.
Um terceiro ponto, nas razões de saúde, são as recorrentes crises da indústria alimentar, como a das vacas loucas ou a da gripe das aves, que levam muitas pessoas a adoptar uma dieta diferente.
Quanto aos vegetais, frutas, verduras e legumes também há a preocupação com a infinidade de pesticidas, que podem ser tão prejudiciais à saúde quanto as hormonas empregados nos animais.
Há que ter muitos cuidados de higiene antes de preparar os alimentos, sejam eles quais forem, lembrando que os vegetais são uma fonte indispensável de vitaminas e de saúde.

Razões ecológicas
Muitos vegetarianos não concebem o homem como superior ao animal, do ponto de vista do direito à vida.
Ou seja, não é justo tirar a vida a um animal para alimentar uma pessoa, especialmente quando a vida dessa pessoa não depende da vida do animal.
Portanto, devem co-existir os dois.
Outro aspecto prende-se com a forma como os animais são tratados. Os animais produzidos pela indústria agro-pecuária moderna são confinados em pequenos espaços, alimentados de forma artificial e tratados de forma brutal durante o transporte ou antes do abate .
A maioria das pessoas que come carne não pensa sobre a forma como aquela carne foi parar no seu prato. Para a pecuária moderna, quanto menos o consumidor souber o que acontece antes que a carne acabe no prato, melhor.
Justamente porque a crueldade na hora do abate dos animais é imensa, e a maioria das pessoas não tem noção, só visitando um matadouro para ter uma noção real.
Na suinicultura (criação de suínos), por exemplo, há muitos maus-tratos. As porcas grávidas são mantidas em “cubículos” apertadíssimos e estreitos, sem nem espaço dela se mexer para fazer um pequeno ninho para os filhos (como naturalmente fazem quando estão prenhas).
Quando os filhos nascem são retirados da mãe o mais rápido possível, para que ela possa engravidar novamente. Q
uando eles vão para o matadouro, não são abatidos com a pistola pneumática - que segundo os criadores, serve para "diminuir a sensibilidade do animal", que costuma ser usada nos animais maiores.
Neles são usados choques dolorosos que apenas os paralisam, mas eles continuam a sentir tudo.
Então são pendurados nas correntes por uma pata traseira e são degolados com uma faca afiada.
O sangue que escorre vai para um tanque. Então são mergulhados em água fervente para o desmembramento. Isso é o acontece em tese, mas o que acontece na prática é bem diferente: Como todo o processo do abatimento é muito rápido nos matadouros hoje em dia, alguns porcos não morrem quando degolados e são mergulhados ainda vivos na água quente, ainda piscando os olhos, totalmente conscientes.

Razões económicas
A base alimentar do vegetarianismo consiste em alimentos de um nível inferior da cadeia alimentar, os legumes, frutos e grãos, mais baratos do que a carne ou o peixe, quando de qualidades comparáveis.
Os alimentos vegetarianos processados, como o tofu ou o seitan são muitas vezes produzidos pelos próprios consumidores em casa.
As razões económicas não costumam, isoladamente, motivar uma pessoa a adaptar a dieta vegetariana, mas contribui muitas vezes, a par de outras motivações, para a mudança de regime alimentar, ou a sua manutenção.

Razões espirituais
As motivações religiosas são, muitas vezes, revestidas de grande complexidade. Budistas, Hindus, Cristãos Rosacruzes e Adventistas do Sétimo Dia são tipicamente conotados com o vegetarianismo, mas as motivações não são necessariamente imposições religiosas (isto é, comer carne não é necessariamente visto como um pecado, por exemplo).
Muitos Budistas preferem a dieta vegetariana porque defendem a não-violência, o que é, portanto, uma motivação ética.
Muitos Adventistas escolhem e aconselham a dieta vegetariana porque a vêem como mais saudável e, portanto, vantajosa para o corpo terreno - o que é, consequentemente, uma motivação de saúde.
Algumas religiões são tão a favor da ética com os animais, que cobrem a boca com panos para não engolir moscas acidentalmente, e andam olhando para o chão, para não pisar em formigas e insectos.

in www.wikipedia.pt

Sem comentários: