terça-feira, 30 de setembro de 2008

Vida - Pequena Refelexão


O que é para mim a vida?
Na minha opinião a vida é amor, paixão, carinho, alegria, sonhos, felicidade, amizade, etc... .
Mas a vida não é só feita de coisas boas e as coisas más também estão presentes na nossa vida e pessoalmente são essas coisas menos boas que nos ajudam a crescer psicologicamente.
Quantas vezes pensamos que uma pessoa é fraca de espírito, só porque à primeira vista não demonstra tudo aquilo que é, mas num piscar de olhos torna-se uma pessoa com uma grande nobreza de carácter.
Como em tudo na vida, os sentimentos são fundamentais, mas em certos momentos esses sentimentos podem ser opostos e podem mesmo conduzir a um certo conflicto interior entre o bem e o mal, entre a razão e o coração.
A vida é o bem mais vailoso e há muitas pessoas que simplesmente não o respeitam e fazem de tudo para prejudicar a vida dos outros.
Acima de tudo as pessoas têm que ser elas próprias e não andar atrás de modinhas estúpidas, como é o caso da xungaria, que pensa que assim consegue mudar o mundo, mas esses só são assim porque não têm capacidade pensar e gostam de ser umas ovelhas que fazem tudo o que os outros fazem.

Momento de Humor - Gato Fedorento

domingo, 28 de setembro de 2008

Ana Free - in my place

Ana Free


Ana Gomes Ferreira, mais conhecida como Ana Free (Lisboa, 29 de junho de 1987) é uma cantora de Portugal.
Apesar de nascer em Lisboa, cresceu numa pequena aldeia nos subúrbios de Cascais, e actualmente está radicada no Reino Unido.
Filha de mãe inglesa e pai português, tem um irmão que é três anos mais velho do que ela.
Começou a dar que falar através do YouTube, site no qual disponibiliza frequentemente vídeos de versões e alguns originais.
Em menos de um ano os seus vídeos já contavam mais de seiscentas mil visualizações.

Ana frequentou uma escola internacional aos quinze anos (em 2002), onde praticou vários desportos, incluindo voleibol, futebol e atletismo.
Ana também participou numa variedade de produções teatrais e cantou em competições escolares, o que ajudou ainda mais a sua paixão pela música e expressão criativa. Ana nunca teve aulas, mas aprendeu as técnicas básicas de cantar, enquanto andava na escola.
Em 2007 a cantora participou na compilação Novos Talentos Fnac.
Nas rádios nacionais passa, actualmente, o tema "In My Place", o seu primeiro êxito.
No verão de 2008, Ana Free terminou seus estudos em Economia pela Universidade de Kent, no Reino Unido, onde também pratica voleibol na Varsity.
Enquanto estava na universidade, Ana centrou os seus estudos na música e, ao mesmo tempo, completou uma tese sobre a teoria económica da empresa e a forma como se relaciona com a evolução dos grandes estilistas.

Música
Por volta dos nove anos de idade, o seu pai ensinou-lhe a forma de tocar acordes básicos de viola com o seu irmão.
Desde então, Ana começou a fazer música e compondo sua primeira canção completa aos onze anos.
Até o momento ela tem mais de trezentas canções escritas.
Aos dez ou onze anos foi filmada cantando uma canção, que foi publicado no YouTube. Com a ajuda do seu pai e os amigos na escola, Ana começou a dominar a viola.
Ela possui sete violas, uma delas é a Gibson J-200 Emmylou Harris da cor "queimaduras solares", que recebeu como presente no seu vigésimo aniversário. Durante o ensino secundário, Ana e Mia Rose formaram um grupo chamado Audacity.

A 7 de Janeiro de 2007, Ana Free publicou o seu primeiro vídeo musical no YouTube e ficou rapidamente conhecida.
Em pouco tempo tornou-se uma das cantoras mais subscritas de sempre.
A popularidade de Ana leva-a a aparecer em vários meios de comunicação social, especialmente em Portugal, incluindo a televisão, como a SIC e a TVI, e várias actuações ao vivo de rádio, como na Rádio Clube Português e Antena 3.

A cada dia que passa, Ana Free ganha cada vez mais fãs, apenas através dos seus vídeos no YouTube, porém a vida da cantora começou a mudar à pouco tempo, desde que começou a actuar em público (como no "Você na TV", um programa das manhãs da TVI).

As duas canções de Ana Free com mais opiniões são as seguintes:

"Chained" (preso) - Escrita por Ana Free com mais de 800 mil comentários
"Sway" - A capa da canção escrita por Bic Runga ~ mais de 600 mil comentários

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Balada de Neve - Augusto Gil


Balada de Neve

Batem leve, levemente,
como quem chama por mim.
Será chuva? Será gente?
Gente não é, certamente
e a chuva não bate assim.

É talvez a ventania:
mas há pouco, há poucochinho,
nem uma agulha bulia
na quieta melancolia
dos pinheiros do caminho…

Quem bate, assim, levemente,
com tão estranha leveza,
que mal se ouve, mal se sente?
Não é chuva, nem é gente,
nem é vento com certeza.

Fui ver. A neve caía
do azul cinzento do céu,
branca e leve, branca e fria…
. Há quanto tempo a não via!
E que saudades, Deus meu!

Olho-a através da vidraça.
Pôs tudo da cor do linho.
Passa gente e, quando passa,
os passos imprime e traça
na brancura do caminho…

Fico olhando esses sinais
da pobre gente que avança,
e noto, por entre os mais,
os traços miniaturais
duns pezitos de criança…

E descalcinhos, doridos…
a neve deixa inda vê-los,
primeiro, bem definidos,
depois, em sulcos compridos,
porque não podia erguê-los!…

Que quem já é pecador
sofra tormentos, enfim!
Mas as crianças, Senhor,
porque lhes dais tanta dor?!…
Porque padecem assim?!…

E uma infinita tristeza,
uma funda turbação
entra em mim, fica em mim presa.
Cai neve na Natureza
e cai no meu coração.

Augusto Gil

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Tias de Cascais


Penso que a chamada "classe sicial das tias de Cascais" é muito fútil, porque não faz nada de útil na nossa sociedade e só quer aparecer nas "revistas cor-de-rosa", nas festas e também já chegam ao cúmulo de participar em programas como o "Big Brother Famosos".
Também penso que as ditas pessoas não têm nível nenhum, pois metem-se em cada peixeirada que o leitor nem imagina, então em matéria de escândalos, ainda são piores que a Linda Reis, uma maluca que anda armada em Princesa Diana, só que não é nada de jeito.
O leitor nunca ficou espantado por saber onde elas compram a roupa?
É claro que ficou, porque elas dizem sempre que compram a roupa nas lojas dos melhores costureiros do mundo, mas na verdade, compram a roupa na Feira de Carcavelos a 15€ a peça, uma verdadeira pechincha, mas andam tão bem vestidas, e tão bem penteadas e porque será?
Na verdade elas subornam tudo e todos, o que na minha opinião é uma grande, mas uma grande vergonha.
Na minha opinião, a cultura delas é muito baixa, porqur não sabem nada de interessante e como diz uma ilustre figura dessa classe "Estar vivo é o contrário de estar morto", o que para o leitor deste artigo crítico é bastante óbvio.
A cultura dessas pessoas é outra, a cultura do luxo, das aparências e claro da falta de objectivos que têm na vida.
Penso que o único objectivo que têm é serem famosas a todo o custo.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Súplica - Miguel Torga



Súplica

Agora que o silêncio é um mar sem ondas,
E que nele posso navegar sem rumo,
Não respondas
Às urgentes perguntas
Que te fiz.
Deixa-me ser feliz
Assim,
Já tão longe de ti como de mim.

Perde-se a vida a desejá-la tanto.
Só soubemos sofrer, enquanto
O nosso amor
Durou.
Mas o tempo passou,
Há calmaria...
Não perturbes a paz que me foi dada.
Ouvir de novo a tua voz seria
Matar a sede com água salgada.

Miguel Torga

domingo, 21 de setembro de 2008

Pastor Alemão


Pastor alemão

História
Também conhecido por Lobo da Alsácia, ou Deutscher Shäferhund, a sua história perdeu-se um pouco na memória colectiva, sabendo-se apenas que a sua semelhança com o lobo da Idade do Bronze sugere a pertença a uma linhagem ancestral. Especula-se se será descendente dos cães pastores existentes por volta do séc. VII, ou ainda se derivará do cruzamento de cães pastor com lobos.
Com o passar dos séculos, foi surgindo a necessidade de estabelecer uma tipologia que fixasse os diferentes padrões de cães existentes, até porque a industrialização ditou o fim de algumas actividades (tais como a caça ou o pastoreio) que outrora foram a razão de ser da criação de alguns cães alemães.
Em 1891, aparece na Alemanha uma Sociedade chamada “Phylax” que pretende precisamente padronizar e tipificar as raças de cães alemães. Este grupo de entusiastas não se manteve unido mais de 4 anos, mas constituíram o ponto de partida para a consciencialização daquela necessidade.
A formação moderna da raça é atribuída a Rittmeister Von Stephanitz que se empenhou no início do séc. XX ao apuramento do seu temperamento e constituição. Nos cruzamentos que efectuou, utilizou cães pastor, nativos de diferentes províncias alemãs, e pretendeu sobretudo privilegiar a inteligência e utilidade neste cão. Em 1882, estes cães aparecem pela primeira vez numa exposição e, em 1899, Rittmeister envolve-se na criação de um clube para a raça - Verein fur deutsche Schaferhunde.
Com a chegada da I Guerra Mundial, este criador pôde constatar o sucesso da sua estirpe, já que durante o conflito estes cães foram usados como mensageiros, em operações de salvamento e como cães de guarda pessoais. Ao contrário do que aconteceu com a maioria das raças, este conflito acabou por revelar-se positivo para a projecção deste cão, já que muitos soldados acabaram por levar alguns destes animais para casa.
Em 1913, surge nos EUA o German Shepherd Club of America e em 1919, o Kennel Club inglês concedeu à raça um registo individual. No entanto, esta estirpe adquire, por motivos políticos, outro nome: Lobo da Alsácia. Com o despontar da II Guerra Mundial, centenas de exemplares foram utilizados, não só para detectar minas, mas também para servir de mensageiros, guardas e sentinelas.
Após o período de guerra, a criação americana da raça começou a divergir do padrão típico alemão. Na Alemanha o “stock” destes cães diminui drasticamente, devido às mortes ocorridas durante o conflito e à falta de alimentos. Em 1949, começam a surgir nas exposições alemãs os primeiros exemplares com a qualidade a que outrora lhe era reconhecida.
A exportação da Alemanha para o Japão, Europa e América do Sul revelou-se promissora e, em 1977, foi-lhe retribuído o nome pelo qual o conhecemos hoje: Pastor Alemão.
Actualmente, este é um dos cães mais famosos em todo o mundo, reconhecimento atribuído justamente, não só pelas suas qualidade físicas mas também pelo seu carácter multifacetado e, acima de tudo, corajoso e fiel ao seu dono.

Temperamento´
O Pastor Alemão é uma das raças mais completas que existe. Altamente inteligente, obediente, corajoso e responsável, este cão tem vindo a desempenhar com eficiência as mais variadas tarefas: desde guardador de rebanhos, a cão de guarda, de salvamento, de companhia, exposição, polícia, estrela de cinema, mensageiro, etc, etc.
Daqui decorre que é altamente treinável, mas o seu apurado instinto de protecção pode torná-lo perigoso se interpretar mal alguma situação. Convém sempre que seja educado por pessoas experientes desde pequeno, por forma a tornar-se controlável em adulto.
Na sua relação com a família revela-se um amigo inesquecível: é sensível ao seu dono, calmo, mas presente. Lida bem com as crianças, mas não é muito compatível com outros animais de estimação (existem obviamente excepções).
Este Pastor agradece toda a atenção que lhe possa ser dispensada porque não é um animal distante e aprecia estar bem inserido no seio familiar.

Descrição
A altura no topo das espáduas do Pastor Alemão pode variar nos machos entre os 60 e os 65 cm e nas fêmeas entre os 55 e os 60 cm. O seu peso oscila entre os 33,7 e os 42,7 Kg.
A sua pelagem é de comprimento médio, lisa e rija. Possui um subpêlo denso e espesso. As cores permitidas são: o preto uniforme ou cinzento; a sela preta com marcas de fogo ou dourado a cinzento claro; o cinzento com marcas mais claras ou castanhas.
A cabeça é proporcional ao corpo sendo a testa um pouco convexa. As orelhas largas na base, erectas e voltadas para a frente (os filhotes até aos seis meses podem ter as orelhas um pouco caídas). A sua dentadura é forte e a mordedura é em tesoura. Os olhos são de uma expressão inteligente e viva, amendoados, de cor escura e nunca salientes. O seu corpo é rectangular compacto, musculoso e robusto. O pescoço é relativamente comprido, o dorso é recto e o lombo é largo, forte e curto. As patas são musculosas e as coxas largas e robustas. A cauda é coberta de pêlo espesso e chega até ao jarrete quando o animal está em repouso.
Os pés são redondos, curtos, bem fechados e arqueados. As palmas dos pés devem ser bastante duras. As unhas devem ser curtas, fortes e de cor escura. Denote-se ainda que podem aparecer alguns esporões que não são defeito mas devem ser retirados pois magoam o animal.

O Pastor alemão contém algumas variedades de pêlo:
Pastor Alemão de pêlo duro - O pêlo deve ser o mais espesso possivel;
Pastor Alemão de pêlo comprido e duro - O pêlo deve ser mais comprido, por vezes não é direito mas também não deve estar deitado;
Pastor Alemão de pêlo comprido - Neste caso o pêlo é muito mais comprido do que no caso do Pêlo comprido e duro.

Defeitos do Pastor alemão:
Falta de poder e ossatura demasiado leve;
Corpo demasiado curto;
Patas demasiado altas;
Dorso mole.
Saúde e Higiene
Esta raça tem uma esperança média de vida que ronda os 14 anos de idade. Infelizmente, existe alguma propensão para o desenvolvimento de displasia da anca, dermatites, torção gástrica e epilepsia.
A pelagem deve ser escovada diariamente por forma a eliminar o pêlo morto. Para evitar as dermatites, deve-se dar-lhe banho poucas vezes, até porque tal elimina a oleosidade natural da pele.
Deve praticar exercício físico diariamente (aproximadamente duas horas) de forma criativa e desafiante, já que estes cães necessitam de ser estimulados intelectualmente. Se tal for cumprido, estes pastores vivem bem dentro de casa.

Algumas doenças
Problemas gastro-intestinais;
Doenças de pele;
Tumores;
Piroplasmose ou febre das carraças;
Eclampsia, Displasia da anca e cotovelo.

Informação retirada de VIVAPETS

sábado, 20 de setembro de 2008

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Lisboa: Dois agentes da Polícia Municipal agredidos à paulada por ocupante ilegal




Oito elementos da Polícia Municipal de Lisboa deslocaram-se na quarta-feira, ao final da manhã, ao bairro Carlos Botelho, junto às Olaias, em Lisboa, para cumprirem uma acção de despejo de um casal que ocupou ilegalmente uma habitação camarária. No decorrer do despejo, dois agentes ficaram feridos com gravidade, depois de terem sido agredidos à paulada. Um dos polícias vai ficar de baixa vários dias devido aos hematomas que tem na cabeça e o outro também não está em condições para regressar ao trabalho, pois ficou com vários cortes no corpo.

Soraia Moreira, 20 anos, está grávida de oito meses e acusa os agentes em causa de terem provocado o namorado chamando-lhe "preto" e de lhe terem dado um soco no rosto quando intercedeu pelo namorado. "Nós arrombámos a casa há três meses porque o meu filho vai nascer para o mês que vem e não tínhamos onde morar. Agora despejaram-nos e nós voltámos a arrombar a porta quando a polícia se foi embora", relata Soraia ao CM.

Segundo a ocupante da habitação camarária, "um polícia começou a bater" no namorado e "os populares reagiram e defenderam" o indivíduo agredindo os agentes. "Ele foi agredido só porque é preto e tinha um pau na mão", conta ao CM.

O comandante da Polícia Municipal, superintendente André Gomes, diz que "os agressores que fugiram estão identificados" e que o caso vai ser entregue ao Ministério Público.

Ângela Lopes

in http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=4A589E47-0918-4C0C-AEEB-4D0138C7F19F&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Hora de Partida


A hora da partida soa quando
Escurece o jardim e o vento passa,
Estala o chão e as portas batem, quando
A noite cada nó em si deslaça.

A hora da partida soa quando
as árvores parecem inspiradas
Como se tudo nelas germinasse.

Soa quando no fundo dos espelhos
Me é estranha e longínqua a minha face
E de mim se desprende a minha vida.

Sophia de Mello Breyner

terça-feira, 16 de setembro de 2008

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Vegetarianismo



O Vegetarianismo é um regime alimentar baseado fundamentalmente nos alimentos de origem vegetal.
Os vegetarianos excluem da sua dieta carne, bem como alimentos derivados (ex., gelatina feita com base em ossos animais).
Os ovolactovegetarianos consomem também ovos e leite, lactovegetarianos, leite e lacticínios e os ovovegetarianos, ovos.
Há tambem os ultrareciclovegetarianos que não comem nada industrializado.
Os vegetarianos rigorosos excluem da sua alimentação todo e qualquer alimento de origem animal, ou com ingredientes de origem animal.
Os veganos excluem todos os produtos de origem animal não só da sua dieta como de tudo o que consomem, incluindo cosméticos, vestuário e calçado, entre outros produtos.
A União Vegetariana Internacional define vegetarianismo como "a prática de não comer carne, aves, peixes ou os seus subprodutos, com ou sem uso de laticínios e ovos."

Alimentos permitidos -
Dieta Ovolactovegetariana - Ovos, Laticínios, Mel, não é permitido o consumo de carne /peixe e dos seus derivados.
Dieta Lactovegetariana - são permitidos os laticínos e o mel, mas o consumo de ovos, carne e peixe não é permitido.
Dieta Ovovegetaria - são permitidos os ovos e o mel, mas não é permitido o consumo do leite e dos seus derivados,tal como da carne e do peixe.
Dieta Veganista - não são permitidos a carne, o peixe, o mel, os ovos e os laticínios.

Normalmente há diversas razões que levam as pessoas a adoptar uma dieta vegetariana e que são sobretudo as razões de saúde, éticas, religiosas e morais.

Razões de saúde -
Por aconselhamento médico ou por auto-iniciativa, esta é uma motivação para muitas pessoas seguirem um regime vegetariano.
Uma dieta vegetariana equilibrada é geralmente eficaz em equilibrar os níveis de colesterol, reduzir o risco de doenças cardio-vasculares e também evitar alguns tipos de cancro), entre outras razões.
Outro aspecto relevante prende-se com a qualidade dos produtos animais que chegam ao mercado.
Alguns animais criados para consumo humano são alimentados com uma quantidade significativa de hormonas de crescimento e antibióticos para resistirem às doenças, sendo a carne que chega à mesa, muitas vezes, de má qualidade.
Por outro lado, a poluição dos mares e rios podem tornar a carne de peixe igualmente insegura.
Um terceiro ponto, nas razões de saúde, são as recorrentes crises da indústria alimentar, como a das vacas loucas ou a da gripe das aves, que levam muitas pessoas a adoptar uma dieta diferente.
Quanto aos vegetais, frutas, verduras e legumes também há a preocupação com a infinidade de pesticidas, que podem ser tão prejudiciais à saúde quanto as hormonas empregados nos animais.
Há que ter muitos cuidados de higiene antes de preparar os alimentos, sejam eles quais forem, lembrando que os vegetais são uma fonte indispensável de vitaminas e de saúde.

Razões ecológicas
Muitos vegetarianos não concebem o homem como superior ao animal, do ponto de vista do direito à vida.
Ou seja, não é justo tirar a vida a um animal para alimentar uma pessoa, especialmente quando a vida dessa pessoa não depende da vida do animal.
Portanto, devem co-existir os dois.
Outro aspecto prende-se com a forma como os animais são tratados. Os animais produzidos pela indústria agro-pecuária moderna são confinados em pequenos espaços, alimentados de forma artificial e tratados de forma brutal durante o transporte ou antes do abate .
A maioria das pessoas que come carne não pensa sobre a forma como aquela carne foi parar no seu prato. Para a pecuária moderna, quanto menos o consumidor souber o que acontece antes que a carne acabe no prato, melhor.
Justamente porque a crueldade na hora do abate dos animais é imensa, e a maioria das pessoas não tem noção, só visitando um matadouro para ter uma noção real.
Na suinicultura (criação de suínos), por exemplo, há muitos maus-tratos. As porcas grávidas são mantidas em “cubículos” apertadíssimos e estreitos, sem nem espaço dela se mexer para fazer um pequeno ninho para os filhos (como naturalmente fazem quando estão prenhas).
Quando os filhos nascem são retirados da mãe o mais rápido possível, para que ela possa engravidar novamente. Q
uando eles vão para o matadouro, não são abatidos com a pistola pneumática - que segundo os criadores, serve para "diminuir a sensibilidade do animal", que costuma ser usada nos animais maiores.
Neles são usados choques dolorosos que apenas os paralisam, mas eles continuam a sentir tudo.
Então são pendurados nas correntes por uma pata traseira e são degolados com uma faca afiada.
O sangue que escorre vai para um tanque. Então são mergulhados em água fervente para o desmembramento. Isso é o acontece em tese, mas o que acontece na prática é bem diferente: Como todo o processo do abatimento é muito rápido nos matadouros hoje em dia, alguns porcos não morrem quando degolados e são mergulhados ainda vivos na água quente, ainda piscando os olhos, totalmente conscientes.

Razões económicas
A base alimentar do vegetarianismo consiste em alimentos de um nível inferior da cadeia alimentar, os legumes, frutos e grãos, mais baratos do que a carne ou o peixe, quando de qualidades comparáveis.
Os alimentos vegetarianos processados, como o tofu ou o seitan são muitas vezes produzidos pelos próprios consumidores em casa.
As razões económicas não costumam, isoladamente, motivar uma pessoa a adaptar a dieta vegetariana, mas contribui muitas vezes, a par de outras motivações, para a mudança de regime alimentar, ou a sua manutenção.

Razões espirituais
As motivações religiosas são, muitas vezes, revestidas de grande complexidade. Budistas, Hindus, Cristãos Rosacruzes e Adventistas do Sétimo Dia são tipicamente conotados com o vegetarianismo, mas as motivações não são necessariamente imposições religiosas (isto é, comer carne não é necessariamente visto como um pecado, por exemplo).
Muitos Budistas preferem a dieta vegetariana porque defendem a não-violência, o que é, portanto, uma motivação ética.
Muitos Adventistas escolhem e aconselham a dieta vegetariana porque a vêem como mais saudável e, portanto, vantajosa para o corpo terreno - o que é, consequentemente, uma motivação de saúde.
Algumas religiões são tão a favor da ética com os animais, que cobrem a boca com panos para não engolir moscas acidentalmente, e andam olhando para o chão, para não pisar em formigas e insectos.

in www.wikipedia.pt

domingo, 14 de setembro de 2008

Ortodexia: Quando comer bem é uma obsessão



Bane-se o açúcar, elimina-se as gorduras. Os vegetais tornam-se amigos inseparáveis de um prato caracterizado por desequilíbrios cada vez maiores. Exclui-se a carne, os alimentos cultivados com pesticidas, as substâncias artificiais, reduzindo-se a lista do que é permitido. Comer deixa de ser um prazer e torna-se uma missão que, é certo, está isenta de qualquer pecado, mas que adquire o estatuto de doença. É a ortodexia.

Há quem lhe chame uma obsessão por uma alimentação saudável e a quem dela sofre – viciado num desejo de pureza conseguido através de uma vigilância exaustiva do que tem direito a caber no menu. Se é verdade que tudo começa com um objectivo merecedor de aplausos – melhorar os hábitos alimentares – as consequências podem ser graves. É que nortear a dieta por este princípio de pureza é torná-la carente de nutrientes essenciais para a saúde. O excesso leva ao desenvolvimento de intolerância a alguns alimentos e a alergias.

"Aquilo que se vê é um contraditório", refere Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas. "De um lado o desejo de saúde, de outro uma alimentação sem os ingredientes fundamentais para manter essa saúde." Apesar de não haver estudos sobre incidência, os especialistas acreditam que está a aumentar. Alexandra Bento concorda. Ao contrário da anorexia ou bulimia, em que a principal preocupação é perder peso, para os ortoréxicos o problema não é a quantidade, mas a qualidade, ao ponto de preferirem nada comer se a alternativa for um alimento considerado impuro. As regras alimentares tornam-se rígidas e entre os sinais da doença, para além do planeamento rigoroso das refeições, estão ainda as críticas constantes aos que comem ‘mal’, o sentimento de culpa quando não se cumpre as regras e o distanciamento da família e amigos.

CALORIAS A MAIS

As saladas podem ser uma refeição saudável, mas também podem ser autênticas bombas calóricas quando não se dispensa os molhos, sobretudo à base de maionese. O molho de iogurte é sem dúvida uma sugestão menos calórica.

OS MITOS: COMO COMER COM SAÚDE

A FRUTA PODE ENGORDAR

Que a fruta tem vitaminas e ingredientes essenciais para a saúde, ninguém duvida. Mas substituir todas as refeições por fruta significa ingerir grandes quantidades dos açúcares que existe neste tipo de alimentos, a frutose.

COMER SÓ VEGETAIS É MAIS SAUDÁVEL

É verdade que, dizem os especialistas, os vegetais fazem parte integrante de uma alimentação equilibrada e saudável. Mas como são, muitas vezes acompanhados por molhos ou integrados em guisados, tornam-se ricos em calorias.

SALADAS A TODAS AS REFEIÇÕES É ERRADO

Mais uma ideia errada é de que comer salada a todas as refeições permite chegar ao tão desejado peso. Mas as saladas que hoje se consome um pouco por todo o lado são ricas em calorias quando regadas com molhos, como as maioneses ou as pastas de atum.

DO MAGRO AO NATURAL

Escolher, por exemplo, um iogurte magro significa, em muitos casos, ingerir cerca de 13 gramas de açúcar. Mas não é só. Quanto aos sumos naturais, defendidos pelos que professam a perda de peso, têm mais calorias do que a fruta.

in - www.correiomanha.pt

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Mar Salgado - Mensagem


Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Fernando Pessoa

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Pensamentos de cidadão norte-americano sobre o 11 de Setembro



Quando William Wilson passou pelos destroços do atentado que atingiu o World Trade Center, sentiu um arrepio na espinha, pois lembrava-se daquele atentado na cidade de Oklahoma que vitimou a sua mulher e o seu filho. Se ambos não tivessem morrido nesse brutal atentado, a sua mulher teria 35 anos e o seu filho teria cerca de 8 anos.
Cada vez que William Wilson passava pelos destroços do atentado pensava para si próprio "Como existem homens tão cruéis que conseguem matar tantos inocentes, que em toda a sua vida nunca fizeram mal a uma mosca ?".
Como cada cidadão americano, também ele tinha um desejo secreto de encontrar os autores morais dos atentados do trágico dia 11 de Setembro de 2001, porque só ele sabia que o fanatismo religioso poderia levar a tão grande barbaridade.
Naquele dia 11 de Setembro, ele tinha um encontro com o seu editor, que se encontrava na Torre Norte do World Trade Center, para a publicação de um novo romance de mistério e só escapou à morte por um triz, porque o seu despertador se avariou e não tocou à hora que era prevista de tocar.
Quando ele ligou a televisão, estava a dar uma reportagem e estava a dar uma reportagem onde viu uma das torres a cair e pensou para si mesmo "Já me livrei de uma morte certa e foi cá uma sorte!".
É por isso quando William Wilson vagueia pelas zonas mais próximas das zonas mais próximas da zona dos atentados, já não pensa em mais nada, senão naquela imagem de uma cidade cosmopolita e tão cheia de oportunidades, ter sido destruida, mesmo no seu coração, por tais atentados.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Crónica do Casamento de D.João I



Decorria o ano do Senhor de 1387.
Um ano antes tinha decorrido a festa de noivado entre D. Filipa de Lencastre, filha do Duque de Lencastre e o rei de Portugal, D. João I.
Nesse dia 2 de Fevereiro, a noiva vinha mais divinal do que um anjo e acreditai, que o povo já a domina por "Princesa do Santo Graal".
Esta tinha vestido um elegante pelote feito da mais pura seda, que jamais se vira em todo o reino de Portugal e dos Algarves e vestia também uma elegante camisa feita com o mais puro linho que jamais se fabricara em toda a região de entre Douro e Minho.
Os seus sapatos eram feitos da melhor pele de vaca e estavam bordados a ouro e a esmeraldas.
D Filipa levava no seu pescoço um bonito colar feito dos mais belos corais, das pérolas mais brilhantes e do mais puro âmbar que jamais se vira em todo o reino.
Os seus longos cabelos estavam adornados por um diadema fabricado pelo joalheiro mais famoso da Europa.
Espero que esta descrição de D.Filipa vos agrade muito, mas deixemos esta em paz e falemos da descrição do rei D. João I.
Este tinha vestido uma belissíma alcândora feita da mais pura seda e esta estava bordada a ouro.
Também levava um par de calças feitas com o mais puro linho que jamais se vira na cidade do Porto.
Levava também um manto bordado com o mais puro ouro, que jamais se vira em toda a Europa Medieval.
A cobrir os seus belos cabelos castanhos levava um chapéu bordado a ouro e prata.
Os seus sapatos eram bordados a ouro e com joias preciosas.
Sabeis, porque é que naquele dia havia mais guardas do que nos outros dias todos?
Se não sabeis digo-vos agora a resposta, é que naquele dia havia muitas riquezas concentradas e tinha-se medo que os larápios ainda roubassem tudo.
Esperemos que o rei faça feliz a "Princesa do Santo Graal".
O casamento, esse, realizou-se na Sé do Porto e foi presidido pelo Bispo do Porto, D.Afonso de Avis, tio do rei D.João I.
Alguns dos convidados deste casamento foram D. Teresa de Lencastre e D. Sofia de Lencastre, D. Filipe e D. Afonso de Aviz, irmãos de D. João I.
Entre outros convidados, contavam-se D. Inês e D. Pedro de Coimbra, duques das terras entre Coimbra e Aveiro e mais alguns duques, marqueses e condes.
O banquete, esse realizou-se na casa dos Condes do Porto, D. Tiago e D. Margarida da Cunha e Sá e essa casa situava-se na Rua da Reboleira, nº55.
Acreditais que esta casa tem 50 divisões, entre quartos para os senhores, quartos para os meninos, quartos para a criadagem, estábulos para os animais e algumas salas de estar e mais algumas para cear.
Falando em ceia,vou descrever-vos como era composto este tão banquete.
O rei D. João I ordenou que lhe trouxessem o melhor vinho que, jamais fora produzido em Portugal desde a conquista dos Algarves e o referido vinho foi produzido em 1385.
Quem diria! O ano em que o bravo povo Lusitano derrotou os inimigos castelhanos e el-rei d.João I subiu ao trono.
Mas não falando mais em guerras e batalhas, pois tenho a certeza que nada disso vos interessa.
O banquete era composto por vaca picada em seco com cogumelos e este prato era muito apreciado, mas era muito caro e pouco acessível, porque os cogumelos cresciam numa floresta que ficava para além das montanhas de entre Douro e Minho.
Havia ainda a tão afamada galinha cozida e ensopada que era feita por uma das melhores cozinheiras portuguesas, D. Brites Sampaio, que era a cozinheira do falecido rei D. Fernando, o Inconstante.
O banquete também era composto pela famosa lampreia que era pescada no Rio Minho, havia ainda a pescada cozida com queijo e presunto, mais as sardinhas recheadas com manteiga e mel.
A acompanhar os pratos de carne e de peixe havia as saladas feitas com couves, alface, pepino, rabanete, cogumelos e cenouras.
Os pratos eram temperados com azeite, manteiga e talvez com salsa, porque esta só se encontrava numa floresta que fazia parte dos domínios da temível Morgana.
Mas, porque esperais mais e espero que toda esta descrição vos tenha agradado e por isso aqui vai a descrição da tão falada sobremesa, tigeladas de leite feitas no convento dos franciscanos em Famalicão, uma pequena aldeia situada perto do Porto.
Também foram encomendados o tão falado pão de ló de Óbidos, os talos de alface de Bragança e mais os pastéis feitos no Convento de Santa Clara, situado em Coimbra.
As bebidas eram variadas, desde a cerveja passando pelo vinho e finalmente pelo famoso hidromel.
Os divertimentos, esses passavam pela recitação de poemas à moda provençal até ao espectáculo com os bobos.
Passados 5 minutos, a rainha D.Filipa entrava em trabalho de parto e dava à luz a princesa D. Mariana de Lencastre e Avis, que anos mais tarde se viria a tornar rainha de Espanha.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Alma minha gentil, que te partiste


Alma minha gentil, que te partiste
Tão cedo desta vida, descontente,
Repousa lá no Céu eternamente
E viva eu cá na terra sempre triste.

Se lá no assento etéreo, onde subiste,
Memória desta vida se consente,
Não te esqueças daquele amor ardente
Que já nos olhos meus tão puro viste.

E se vires que pode merecer-te
Algu~a cousa a dor que me ficou
Da mágoa, sem remédio, de perder-te,

Roga a Deus, que teus anos encurtou,
Que tão cedo de cá me leve a ver-te,
Quão cedo de meus olhos te levou.

Luís de Camões

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Tarde de Música



Tarde de Música

Só Schumann, meu Amor! Serenidade...
Não assustes os sonhos... Ah! não varras
As quimeras... Amor, senão esbarras
Na minha vaga imaterialidade...

Liszt, agora o brilhante; o piano arde...
Beijos alados... ecos de fanfarras...
Pétalas dos teus dedos feitos garras...
Como cai em pó de oiro o ar da tarde!

Eu olhava para ti... "É lindo! Ideal!"~
Gemeram nossaas vozes confundidas.
- Havia rosas cor-de-rosa aos molhos -

Falavas de Liszt e eu... da musical
Harmonia das pálpebras descidas,
Do ritmo dos teus cílios sobre os olhos...

Florbela Espanca

sábado, 6 de setembro de 2008

Cidade do Porto





O post que se segue é sobre a cidade do Porto, uma das cidades que mais adoro.

A cidade do Porto está situada no noroeste de Portugal.
É de referir que esta cidade possui um vastissimo património cultural e natural, isto é, há enúmeros monumentos e parques que vale a pena serem visitados.
Normalmente fala-se na rivalidade entre as cidades de Lisboa e do Porto, mas penso que essa rivalidade nem sequer deveria existir, já que estas cidades são completamente distintas uma da outra.
Uma das características que torna única a cidade do Porto é a existência das pontes que ligam esta cidade à de Gaia e que são praticamente inexistentes na cidade de Lisboa.
O nevoeiro também é outro dos factores que torna esta cidade mágica e dá outro misticismo à cidade e que também se mistura com uma certa aura mágica dos edificios de pedra, alguns deles já com muita história.
Mas a cidade do Porto não é só feita de edificios antigos e actualmente surgiram novos edificios, tais como, a Casa da Música, entre outros e que dão uma imagem de modernidade a esta cidade.
Um dos outros factores que mais me atrai nesta cidade é a existência de praias, algo que não existe na cidade de Lisboa.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Retrato de uma mulher vítima de violência doméstica



Esta imagem representa uma mulher na casa dos 30 anos e que é vítima de violência doméstica.
Por razões de alguma confidencialidade decidi chamar-lhe "Maria".
Maria tem 36 anos, é casada, tem três filhos, duas filhas com onze anos e um rapaz com 8 anos.
Está casada há doze anos, trabalha numa empresa do ramo das telecomunicações, onde é secretária.
Desde que soube que estava grávida, o seu marido tornou-se muito violento e já a ameaçou com agressões físicas e ele já lhe disse que não está para aturar uma "menina da mamã" qualquer.
Ela bem queria denunciar esta situação à polícia, mas o "brutamontes" do marido não quer que ela o denuncie, porque ele afirma que ela é muito útil, já que no ponto de vista do seu marido, que é um perfeito "mascista", as mulheres não deveriam trabalhar fora, mas sim fazer todas as tarefas domésticas que há para fazer em casa, como por exemplo, lavar as casas de banho, fazer as camas, entre outras tarefas domésticas.
Como é que existem ainda situações destas, no ínicio do novo milénio?
Maria, como já não aguentava mais esta situação, e juntamente com mais algumas amigas, foi denunciar o seu marido.
Lá na polícia, os agentes verificaram como a situação de Maria era gravíssima.
O marido de Maria foi para uma clínica de reabilitação onde foi internado e sujeito a um tratamento de choque.
Ele recuperou e está menos violento, pois ele agora diz que é um "homem novo".
Há uma semana atrás encontrei a Maria e o seu marido numa explanada da Marina de Cascais e ela disse que está muito feliz, porque sabe que o que aconteceu foi apenas o resultado de uma fase má da vida do seu marido, pois ele tornou-se agressivo devido ao despedimento...
Agora, Maria, o seu marido e filhos são muito felizes.

Mamma Mia - The Movie


Um video sobre o filme.

Carta de Amor a Roxane



Vossos olhos são como duas safiras que incendeiam a chama da paixão que existe dentro de mim, vossos cabelos de ouro lembram-me o sol da Primavera que ilumina toda a vossa beleza.
Vós, que me encantais com toda a vossa beleza, lembrais-me a lua cor de prata que ilumina toda a minha paixão por vós e que me faz sonhar convosco quando me deito.
Vossos lábios são como rubis dos mais vermelhos que existem na natureza, vossos dentes são como as mais puras pérolas que existem em todo o universo e que fazem apaixonar um homem como eu por vós.
Porque é que eu, um simples mosqueteiro, se foi apaixonar por vós, uma jovem preciosa, exigente e galante?
Só vós meu amor, sabeis a resposta a esta questão que é muito pertinente para nós dois.
Vós sois o quartzo hialino mais puro que tem uma grande eternidade, coragem e saúde que não deixa o meu pobre espírito em paz.
Se me amais, vinde ter comigo por volta da meia-noite no largo principal desta modesta cidade.

Sempre vosso, Christian

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Namoro



Quando João chegou à praceta da esquina e viu Margarida a acender um cigarro, pensou que seria o primeiro cigarro de Margarida.
Levado pela curiosidade, que era mais que muita, resolveu-lhe perguntar se era o primeiro cigarro que ela estaria a fumar, ela respondeu-lhe que o seu primeiro cigarro tinha sido fumado na companhia das suas amigas que eram a Lili, a Babicha, a Dadinha, a Carlota e a Ana Teresa.
Quando João ouviu o que ela disse ficou chocadíssimo e advertiu-a que fumar fazia mal e provocava cancro do pulmão, ela disse que sabia o que estava a fazer e que não tinha que ouvir os conselhos das outras pessoas, especialmente o de um rapaz qualquer, que ela tinha conhecido num acampamento de Verão.
Passados cinco anos, depois desse primeiro encontro, eles encontraram-se de novo na faculdade em que ambos andavam. João e Margarida já iam para o 2º ano de Direito, porque Margarida queria ser Advogada e João queria ser Juíz.
Depois de algum tempo começaram a namorar, acabaram o curso e, finalmente, depois de 5 anos de namoro, casaram-se. Foram passar a lua-de-mel às Caraíbas.
Aos 25 anos, Margarida seria mãe das gémeas Beatriz e Constança e passados três anos foi mãe de Henrique, o menino bonito da escola.
Depois o tempo passa, os filhos vão crescendo e aos 39 anos é mãe de Vasco, o menino traquinas da escola.
João, esse, agora é presidente de uma grande empresa de distribuição alimentar "Hipermercados Sol de Inverno".

Florbela Espanca





Florbela Espanca
Nascimento: 1894 - Vila Viçosa
Morte: 1930
Época: Simbolismo
País: Portugal

Poetisa portuguesa, natural de Vila Viçosa (Alentejo).
Nasceu filha ilegítima de João Maria Espanca e de Antónia da Conceição Lobo, criada de servir (como se dizia na época), que morreu com apenas 36 anos, «de uma doença que ninguém entendeu», mas que veio designada na certidão de óbito como nevrose. Registada como filha de pai incógnito, foi todavia educada pelo pai e pela madrasta, Mariana Espanca, em Vila Viçosa, tal como seu irmão de sangue, Apeles Espanca, nascido em 1897 e registado da mesma maneira. Note-se como curiosidade que o pai, que sempre a acompanhou, só 19 anos após a morte da poetisa, por altura da inauguração do seu busto, em Évora, e por insistência de um grupo de florbelianos, a perfilhou.
Estudou no liceu de Évora, mas só depois do seu casamento (1913) com Alberto Moutinho concluiu, em 1917, a secção de Letras do Curso dos Liceus.
Em Outubro desse mesmo ano matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, que passou a frequentar.
Na capital, contactou com outros poetas da época e com o grupo de mulheres escritoras que então procurava impor-se. Colaborou em jornais e revistas, entre os quais o Portugal Feminino. Em 1919, quando frequentava o terceiro ano de Direito, publicou a sua primeira obra poética, Livro de Mágoas.
Em 1921, divorciou-se de Alberto Moutinho, de quem vivia separada havia alguns anos, e voltou a casar, no Porto, com o oficial de artilharia António Guimarães.
Nesse ano também o seu pai se divorciou, para casar, no ano seguinte, com Henriqueta Almeida. Em 1923, publicou o Livro de Sóror Saudade.
Em 1925, Florbela casou-se, pela terceira vez, com o médico Mário Laje, em Matosinhos.
Os casamentos falhados, assim como as desilusões amorosas, em geral, e a morte do irmão, Apeles Espanca (a quem Florbela estava ligada por fortes laços afectivos), num acidente com o avião que tripulava sobre o rio Tejo, em 1927, marcaram profundamente a sua vida e obra.
Em Dezembro de 1930, agravados os problemas de saúde, sobretudo de ordem psicológica, Florbela morreu em Matosinhos, tendo sido apresentada como causa da morte, oficialmente, um «edema pulmonar».
Postumamente foram publicadas as obras Charneca em Flor (1930), Cartas de Florbela Espanca, por Guido Battelli (1930), Juvenília (1930), As Marcas do Destino (1931, contos), Cartas de Florbela Espanca, por Azinhal Botelho e José Emídio Amaro (1949) e Diário do Último Ano Seguido De Um Poema Sem Título, com prefácio de Natália Correia (1981).
O livro de contos Dominó Preto ou Dominó Negro, várias vezes anunciado (1931, 1967), seria publicado em 1982.
A poesia de Florbela caracteriza-se pela recorrência dos temas do sofrimento, da solidão, do desencanto, aliados a uma imensa ternura e a um desejo de felicidade e plenitude que só poderão ser alcançados no absoluto, no infinito.
A veemência passional da sua linguagem, marcadamente pessoal, centrada nas suas próprias frustrações e anseios, é de um sensualismo muitas vezes erótico. Simultaneamente, a paisagem da charneca alentejana está presente em muitas das suas imagens e poemas, transbordando a convulsão interior da poetisa para a natureza.
Florbela Espanca não se ligou claramente a qualquer movimento literário.
Está mais perto do neo-romantismo e de certos poetas de fim-de-século, portugueses e estrangeiros, que da revolução dos modernistas, a que foi alheia.
Pelo carácter confessional, sentimental, da sua poesia, segue a linha de António Nobre, facto reconhecido pela poetisa. Por outro lado, a técnica do soneto, que a celebrizou, é, sobretudo, influência de Antero de Quental e, mais longinquamente, de Camões.

Poetisa de excessos, cultivou exacerbadamente a paixão, com voz marcadamente feminina (em que alguns críticos encontram dom-joanismo no feminino).
A sua poesia, mesmo pecando por vezes por algum convencionalismo, tem suscitado interesse contínuo de leitores e investigadores.
É tida como a grande figura feminina das primeiras décadas da literatura portuguesa do século XX.



informação retirada de - www.astormentas.com

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Monólgo do Conde Iano


O texto que se segue é um monólogo que fiz no âmbito da disciplina de Português e relacionava-se com uma das temáticas do programa.

Como sou um idiota!!!
Como poderei matar a minha querida esposa que é a mulher que mais amo e que sempre vou amar para o resto da minha vida.
Nunca casarei com uma mulher que nunca vi em toda a minha vida, ainda por cima o povo diz que a Infanta só quer casar comigo po causa das minhas riquezas, terras e gado.
Também já me vieram dizer que a Infanta poderá fazer tudo o que ela quiser, até mesmo matar minha querida esposa, por isso NUNCA
casarei com alguém que só quer casar comigo por causa das minhas riquezas e da minha fama como cavaleiro.
Porquê casar com alguém que nunca vi? Mas matar a minha querida mulher nunca o FAREI! Porquê matar uma inocente? É um pecado que Deus nunca me vai perdoar, mas se não fizer El-Rei poderá matar-me por não ter cumprido a promessa que lhe fiz.
Mas certamente não tenho coragem de matar a mulher que amo, desde que me lembro de a conhecer, só sei que sinto um sentimento que me faz fazer coisas que nunca pensava sentir em toda a minha vida.
Por isso já sei o que vou fazer. Pedirei a Merlim, que é o feiticeiro da zona, que me faça uma poção à base de Amoras, Rosmaninho, Cidereira e Alfazema, entre outras ervas, e hoje, por volta da hora da ceia, Merlim transformar-se-à numa bonita criada de nome Filipa que vai pô-la no vinho de suas realezas, para adormecerem durante muito e muito tempo.
E assim foi, durante doze longos anos, o Conde, a Condessa e o filho de ambos viveram muito felizes. Quando El Rei e a aleivosa da Infanta acordaram, houve uma doença no reino que era muito estranha e provocava a morte depois de muitas semanas, ou até meses de sofrimento. Uma das primeiras mortes foi a da maldosa Infanta.
Passadas algumas semanas, o Conde Iano adoece com os mesmos sintomas e pede ao seu filho Vasco para ir a casa de Merlim, para ver se este lhe dava umas ervas que pudessem salvar a vida do Conde. Quando o filho do Conde chegou ao paço onde moravam já era tarde de mais, já seu pai jazia quase sem sentidos.
Quando estava prestes a partir para o o mundo dos mortos, dá uma carta à Condessa que continha os seguintes versos:

"Amor um mal, que mata e não se vê.
Que dias há na alma me tem posto um não sei quê que nasce não sei onde.
Vem não sei como, e dói não sei porquê"
"Quem disser que se pode amar alguém durante a vida inteira é porque mente!"


E assim o conde parte para o Reino dos Céus depois de muitos anos de sofrimento.
Primeiro estava dividido entre matar, ou não, a mulher, segundo pensou se o que fez à Infanta e ao Rei estava correcto e, finalmente, o grande sofrimento que passou depois de quatro meses de enfermidade.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008